Marketing pessoal nas redes sociais: faça o seu com 6 dicas

marketing pessoal nas redes sociais

No meio profissional é preciso saber como construir uma boa imagem, além de promover suas habilidades e capacidades para as empresas, clientes e marcas que trabalha, seja como colaborador CLT, freelancer ou autônomo. Mas, hoje em dia, essa estratégia de fortalecimento da reputação vai além do “cara a cara” e ter um marketing pessoal nas redes sociais se tornou muito essencial. 

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Dentro do conceito do marketing pessoal, o profissional faz uma promoção de si mesmo, de suas habilidades e conhecimentos através de técnicas, como produção de conteúdo e posicionamento, a fim de criar uma imagem influente e de autoridade, além de, claro, construir uma boa reputação no mercado de trabalho. 

Assim, é possível explorar as suas características e experiências nas plataformas online, como no caso das redes sociais. Nesse tipo de marketing, a criação de perfis profissionais para a criação de conteúdo e construção de uma imagem digital são as técnicas mais utilizadas. 

Para isso, é necessário a participação constante nas redes, publicações e a criação de um portfólio online. 

O principal objetivo de quem decide colocar em prática estratégias de marketing pessoal é construir argumentos para futuras contratações, assim como a captação de novos clientes e contratos com marcas e empresas. 

Assim, os benefícios de criar um bom marketing pessoal é atrair atenção para seu trabalho, conquistar espaço no mercado de trabalho e ganhar a confiança dos clientes e empresas.

Como fazer o seu marketing pessoal nas redes sociais?

Existem alguns passos que ajudam a alavancar boas estratégias de marketing pessoal nas redes sociais. No início, o ideal é fazer uma auto análise, pensando sobre quais assuntos você deseja se posicionar o que abordar nas suas plataformas digitais. 

A partir disso, começa a etapa de transformar os seus conhecimentos em conteúdo para serem acessados e adquirir uma base de seguidores. 

1 – Identifique a sua visão, missão e valores

Toda marca possui uma missão, valores e visão claros. E, quando você cria uma estratégia de marketing pessoal, é como se você se tornasse uma marca também – e precisa definir parâmetros que lhe posicionem como tal. Ter seus valores bem definidos vão te ajudar a se posicionar nesse espaço.

A missão norteia a sua estratégia de negócio e está ligada aos motivos que te movem. Já a visão é um planejamento de longo prazo. Onde você pretende estar na sua vida profissional em alguns anos? Os valores orientam a sua postura profissional e te ajudam a criar uma reputação dentro e fora das redes sociais. 

2 – Faça um bom networking

Essa é uma dica que não sai de moda. Ter um bom networking também é essencial para quem quer ficar conhecido dentro do mercado de trabalho. Participe de eventos da sua área, entre em contato com as empresas, mantenha contato com outros profissionais que podem te ajudar e te guiar nessa missão de usar as redes sociais para criar a sua imagem.

3 – Comece a atuar como um consultor virtual

Que tal falar das suas experiências e usar as suas habilidades para ensinar outras pessoas? Você pode criar um blog e usar as redes sociais para se transformar em um consultor virtual. Crie conteúdos explicativos que demonstrem a sua expertise na área em que atua e ajude pessoas que têm uma dúvida sobre assuntos específicos.

4 – Desenvolva uma marca de identificação

Fica mais fácil saber quem você é quando se tem uma maneira de ser identificado e as marcas prezam muito por um processo de branding. Isso torna a divulgação do seu trabalho mais fácil. 

Pense em uma assinatura, na paleta de cores, no tipo de imagens e conteúdos que você irá publicar. Com o tempo, as pessoas vão conseguir te associar à sua marca, o que dá muita credibilidade.

5 – Mantenha contato com os seus seguidores e clientes

Jamais esqueça dos clientes que já atendeu. O ideal é ter uma lista de contatos e manter a comunicação com eles para caso eles precisem dos seus serviços novamente. O mesmo deve acontecer com os seguidores nas redes sociais: quanto mais interação, melhor. Faça caixinhas de perguntas, responda os comentários e crie um diálogo com eles. 

6 – Invista em qualificação

Quanto mais expert na sua área você for, mais confiança irá gerar nos seus seguidores e clientes, especialmente se decidir seguir a linha da consultoria de conteúdo. Para isso, é importante saber como fazer um marketing pessoal nas redes sociais, mas também investir em qualificação. Uma pós-graduação EAD, cursos livres, workshops e outras formas de se qualificar que te certifiquem como especialista nos temas que atua são ótimas opções para dar mais um passo em direção a criação de uma boa imagem.

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