Como desenvolver a autogestão profissional? Saiba tudo!

autogestão profissional

Com um mercado de trabalho tão concorrido, não basta ter apenas habilidades técnicas para se destacar. A autogestão profissional está entre as soft skills mais exigidas atualmente pelos empregadores e, por isso, desenvolvê-la deve ser uma prioridade.

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Hoje, além de inteligência emocional, boa comunicação e adaptabilidade, as empresas esperam que seus colaboradores sejam capazes de tomar suas próprias decisões. Isso inclui gerenciar seu comportamento e ser responsável por seu fluxo de trabalho e seus resultados.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é a autogestão profissional, sua importância e como desenvolver essa competência. Confira a seguir.

O que é a autogestão profissional e por que é importante?

A autogestão é a nossa capacidade de gerenciar a forma como nos comportamos, pensamos e lidamos com nossas emoções de forma consciente e produtiva.

No trabalho, a autogestão pode te ajudar a melhorar o seu desempenho e impactar de forma positiva o desenvolvimento da sua carreira.

Além disso, a autogestão profissional é essencial para te colocar à frente da concorrência no mercado de trabalho. Isso acontece porque, quem consegue desenvolvê-la, também possui as seguintes habilidades:

Confiança

Quem é capaz de fazer sua autogestão profissional demonstra aos gestores que é um colaborador confiável e que pode realizar tarefas complexas sem necessidade de supervisão. 

Dinamismo

Pessoas que praticam a autogestão profissional são capazes de lidar com diferentes tarefas ao mesmo tempo sem se sentirem estressadas ou sobrecarregadas.

Gerenciamento de tempo

Todo profissional capaz de gerenciar suas próprias demandas evita a procrastinação e organiza suas tarefas para conseguir cumprir prazos.

Evolução profissional

Pessoas com autogestão sólida são mais consideradas na hora de receber uma promoção ou aumento de salário.

Estas são apenas algumas das vantagens de ter essa competência tão exigida pelos empregadores. A seguir, você saberá como é possível desenvolvê-la

Como desenvolver a autogestão profissional?

1 – Defina seus objetivos profissionais

Uma das principais características de pessoas que sabem fazer autogestão profissional é que elas são decididas e sabem onde querem chegar.

Por isso, você precisa definir seus objetivos e o que deseja conquistar com o trabalho que você faz. Pode ser desenvolvimento pessoal, desafiar a si mesmo com um novo projeto ou conseguir uma promoção, por exemplo.

Para isso, é importante que você encontre meios de mensurar o seu progresso. Confira sempre suas metas, anote os seus resultados e veja o que ainda falta para que você consiga alcançar o seu objetivo. 

2 – Aprenda a definir prioridades

Qualquer pessoa responsável por sua gestão profissional deve saber definir prioridades para alcançar seus objetivos.

Isso te ajudará a garantir a entrega das tarefas e projetos mais importantes, mesmo quando você precisar lidar com outras demandas e imprevistos.

Por exemplo, digamos que uma das suas prioridades seja tirar uma certificação importante que possibilitará uma promoção.

Logo, você precisará dedicar algumas horas de estudo por semana durante determinados meses para alcançar esse objetivo.

Para conseguir isso, você deverá bloquear sua agenda para se dedicar aos estudos e deixar os projetos menos importantes em segundo plano.

3 – Melhore o seu gerenciamento de tempo

Já vimos que uma das vantagens da autogestão profissional é a capacidade de gerenciar o tempo.

Quando você tem essa competência, consegue priorizar tarefas, evitar distrações e manter o foco.

O gerenciamento de tempo efetivo no ambiente de trabalho também te ajuda a cumprir deadlines, trabalhar em uma tarefa por vez e também delegá-las com responsabilidade.

Uma boa forma de começar a administrar melhor o seu tempo no trabalho é encontrar meios efetivos de organizar o seu dia.

Você pode fazer isso através de ferramentas como a agenda do seu próprio smartphone ou apps de gerenciamento de tarefas e de tempo, como o Evernote, Dreamie Planner e TimeTune.

4 – Foque no que você pode controlar

Embora planejamento e organização sejam essenciais para administrarmos a nossa vida profissional, a realidade é que não temos o controle total sobre o que acontece ao nosso redor.

Muitos imprevistos podem acontecer e, nesses casos, tudo o que podemos fazer é escolher a maneira como reagimos a eles.

Em momentos como esse, existe um exercício que você pode fazer, que é perguntar-se “como eu sou responsável por isso?” ou “qual é a melhor atitude que eu posso tomar agora?”

Saber até onde vai a sua responsabilidade em cada circunstância te ajudará muito no seu processo de autogestão profissional.

5 – Busque desenvolvimento profissional

Uma das características de quem desenvolve a autogestão profissional é o empoderamento, ou seja, a plena consciência de que sua capacidade, seu conhecimento e suas competências são suficientes para entregar o melhor trabalho.

Por isso, você precisa construir o seu próprio conjunto de habilidades. Isso significa que você deverá dedicar tempo a cursos livres e de extensão, workshops, webinars e, principalmente, em especializações, como é o caso da pós-graduação LFG, que contribuirão para que você se torne um expert na sua área.

Acredite, essa é uma das melhores maneiras de facilitar o seu desenvolvimento profissional e de ter o controle dos rumos da sua carreira.

Enfim, desenvolver a autogestão profissional é indispensável para qualquer pessoa que deseja ter sucesso no trabalho. Por isso, coloque em prática as dicas que mostramos aqui e veja como será muito mais fácil alcançar esse objetivo.

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