Gerontologia: entenda a importância e como se especializar

Gerontologia: entenda a importância e como se especializar

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida no Brasil é de 73 anos e um mês para os homens e 80 anos e um mês para as mulheres.  E o que isso significa? Que a nossa população está cada vez mais velha e que, para ter uma boa qualidade de vida, necessita de recursos e serviços apropriados para a faixa etária. Uma das profissões que vem ganhando destaque em relação aos idosos é o de Gerontólogo, que atua na área de Gerontologia

O que faz um Gerontólogo

Ao contrário do geriatra, que é um médico especializado em idosos, o gerontólogo não trata apenas da saúde. Ele cuida dos processos relacionados ao envelhecimento sob o aspecto biopsicossocial. Esse profissional é responsável por dar suporte ao idoso e sua família no que diz respeito a sua vida e avaliar as condições físicas e emocionais. Além disso, auxilia na tomada de decisão, quando o idoso já necessita de cuidados especiais.

blog banner desconto em pós-graduação

Um dos principais objetivos desse profissional é que a velhice seja saudável tanto física quanto mentalmente. Ele também é responsável pela elaboração de atividades benéficas para o desenvolvimento do idoso, como relacionamento interpessoal e exercícios psicoeducativos. É uma profissão com tamanha relevância e importância, visto que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população mundial com mais de 60 anos deve chegar a 2 bilhões até 2050.

Esses profissionais, que possuem visão ampla dos fatores que envolvem o envelhecimento, tem atuação em diversas frentes. Com isso, podem trabalhar em hospitais, órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGs), empresas, lar de idosos, home care, em apoio às famílias, além de outros segmentos. O gerontólogo precisa ter empatia e, com isso, conseguir desenvolver a habilidade de se colocar no lugar de outras pessoas, de forma a saber ouvir e escutar suas dores e necessidades. 

Cursos de pós-graduação na área de Gerontologia

Para fazer uma especialização na área de gerontologia, é necessário que o profissional seja graduado em uma das áreas relacionadas à saúde. Confira as opções:

Geriatria e Gerontologia

Este curso tem como objetivo capacitar profissionais da área de saúde e similares para que atuem como agentes promotores do envelhecimento saudável e desenvolvam competências para prestar assistência de saúde nas comorbidades e necessidades específicas da população idosa.

A especialização permite que os estudantes conheçam a curva de envelhecimento da população no Brasil e no mundo, bem como os conceitos de geriatria, gerontologia e outros que são importantes para desempenhar a função com excelência. É importante, assim como em outras profissões, se manter atualizado e estar cada vez mais conectado às tendências do setor.

Leia também: Por que a especialização na área da saúde é importante para sua carreira?

A pós-graduação em Geriatria e Gerontologia ainda apresenta aos estudantes as síndromes geriátricas, as maiores causas de internação dos idosos e as comorbidades que afetam esse público. As disciplinas ainda incluem aprendizados que mostram como prevenir e os fatores de risco relacionados à queda, além de situações de emergência, cuidados paliativos e temas relacionados à morte. 

Gestão em Gerontologia

Este curso tem como intuito preparar o aluno para questões de gestão acerca dos serviços de saúde voltados à população idosa. O curso de Gestão em Gerontologia traz todos os conhecimentos necessários para atuar na profissão, com conteúdos que estão alinhados às tendências de mercado para que o profissional vire um especialista em seu segmento.

A especialização apresenta aos estudantes dados e provisões epidemiológicas do envelhecimento no Brasil e no mundo. Ainda permite que os alunos conheçam os programas de qualidade de vida voltados para o público idoso, bem como tenham acesso a informações sobre carteirinha e calendário de vacinas. 

E não para por aí. A pós-graduação também traz todos os aspectos que garantem o cuidado aos idosos. Com isso, tem, entre seus objetivos, fazer com que os profissionais que estão a caminho para obter a certificação tenham noções de gerenciamento dos serviços de saúde para que possam oferecer à terceira idade um serviço que seja diferenciado e de excelência. 

Ser um profissional especializado faz você estar um passo à frente daqueles que só possuem a graduação. Se você se interessa pela área da saúde, conheça nossos cursos de pós-graduação em Saúde, Esporte e Estética e escolha o que mais combina com o seu perfil. São diversas opções de especialização para você ganhar destaque no mercado de trabalho e se tornar especialista e, quem sabe, referência na área escolhida.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!