Aprendizagem autodirigida: o que é?

Já ouviu falar que conhecimento é poder? Até pouco tempo atrás, bastava ter um determinado grau de instrução para desempenhar aquela função por toda sua carreira. Se não houvesse mudanças substanciais, talvez não fosse necessário nem fazer uma especialização.

Éramos direcionados a ter um conhecimento exigido e pela sociedade e só seguir as regras bastava. O poder do conhecimento e a liberdade de escolha não eram seus. Alguém dizia o que você precisava conhecer ou não e qual nível desse conhecimento você precisaria.

Mas com a globalização e popularização da internet, o conhecimento vem se tornando cada vez mais descentralizado e acessível. Qualquer pessoa pode estudar e se aprofundar nos mais diversos assuntos e existe uma gama enorme de canais de vídeos, podcasts, cursos, sem falar nos tradicionais artigos e livros sobre todo tipo de coisa. Bastam alguns cliques para acessar o conteúdo que deseja e, quando você o faz, se torna um aprendiz autodirigido.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é aprendizagem autodirigida?

A aprendizagem autodirigida é um modelo mental de crescimento pessoal, em que você, aprendiz, é o seu próprio professor. Esse aprendiz assume o protagonismo e a autonomia por sua evolução, de forma independente e automotivada. A aprendizagem autodirigida se diferencia por não estar vinculada ao ensino formal praticado em universidades e escolas. O foco é percurso e não o curso.

O Institute For The Future (Instituto para o futuro, tradução livre) diz que os aprendizes autodirigidos são “rebeldes que assumem a responsabilidade pela sua própria educação”.

Esse tipo de aprendiz subverte a educação tradicional. Ele pode até fazer um curso formal, mas ele não renuncia à soberania sobre seu conhecimento, vai investigar, buscar e explorar os diferentes caminhos. Por mais que seja tímido em algum grau, vai ser “cara de pau” e se aventurar para descobrir aquilo que lhe causa curiosidade.

De maneira geral, os aprendizes autodirigidos desenvolvem seu próprio método de estudo, e se submetem a várias experiências e formatos até chegar ao ideal (mas que também sofre constante evolução).

Adotar um estilo de aprendizagem autodirigida pode trazer vários benefícios, como acelerar sua evolução profissional, se tornar mais inovador, traz mais liberdade para explorar suas opções e caminhos. Ela nasce do desejo de construir conhecimento apenas em pontos focais de determinada área que se tem desejo de aprofundar e ir mais longe.

Leia também: Hábitos de aprendizagem: o que são e como desenvolvê-los?

Os aprendizes autodirigidos possuem algumas características, abaixo estão listadas algumas delas:

1 – Planejamento da aprendizagem

As principais perguntas que eles se fazem para planejar seu roteiro de aprendizagem são: “o quê?”, “como?”, “quando (ou por quanto tempo)?”, “com quem?”, “onde?” e “por quê?”.

2 – Compartilhamento de conhecimento

Também chamado de aprender em voz alta, é quando o aprendiz compartilha suas descobertas com a comunidade. Quando compartilhamos conhecimento, nosso cérebro é obrigado a organizar e estruturar as informações que aprendemos, para que outros sejam capazes de entender o assunto. Isso ajuda a extrair sentido do aprendizado.

3 – Diversificação das fontes de aprendizagem

Hoje em dia, existem muitas fontes a partir de conteúdos, experiências, pessoas e comunidades. Esse tipo de aprendiz sempre tem suas preferências, mas se utiliza de várias formas de aprendizagem.

4 – Humildade perante o conhecimento

Quanto mais o aprendiz sabe, mais ele tem certeza de que ainda tem um longo a trilhar, se torna mais aberto a continuar aprendendo e sabe que continuar fazendo perguntas é fundamental na sua jornada.

5 – Otimismo

O aprendiz autodirigido é otimista. Ele se apoia na crença da autoeficácia, em que os pequenos e contínuos avanços são fundamentais na sua jornada e provam a si mesmo que são capazes de conseguir adquirir determinado conhecimento.

Espero que esse artigo tenha te inspirado a se tornar um aprendiz autodirigido, com atitudes pequenas e simples, que cabem em nosso dia a dia. Focando na jornada, é possível conseguir adotar essa mentalidade, que pode nos ajudar a evoluir tanto na nossa carreira como na vida pessoal, nos tornando aprendizes ávidos.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!