Feedback está entre aquelas expressões em inglês que só utilizamos no mundo corporativo. Ele nada mais é do que uma conversa entre gestor e funcionário com o objetivo de dar um retorno sobre desempenho profissional. Para muitos esta é uma hora temida, para outros um bom exercício para entender como está o desenvolvimento na carreira, as chances de crescimento dentro da empresa e o que precisa ou não ser mudado no dia a dia. Mas dar um bom feedback não é tarefa fácil e requer bastante planejamento e entendimento sobre o que será conversado. Confira algumas dicas sobre como dar um bom feedback.
Antes do feedback:
Prepare-se
Para dar um bom feedback, é preciso, antes de tudo, um planejamento sobre o que será conversado. É importante que durante o período em que a pessoa foi analisada, você observe a fundo o seu progresso, dificuldades e faça anotações dos pontos a ser ressaltados na conversa. O feedback é um processo e não apenas algo pontual. Por isso, a necessidade do embasamento.
Faça um roteiro
Para não esquecer nenhum ponto a ser discutido, prepare um roteiro. Afinal, se você optar pelo improviso poderá se perder na ordem das coisas e até deixar de falar algo importante. Então, anote tudo, faça um pequeno resumo e exemplifique tudo o que será falado para que não haja mal entendidos.
Na hora do feedback:
Seja amigável
Muitas pessoas, ao ouvir a palavra “feedback” podem ficar nervosas e/ou retraídas. Então, comece a conversa de maneira amigável. Quebre o gelo, converse sobre amenidades antes de entrar de vez no assunto. Esse primeiro momento será fundamental para deixar a pessoa à vontade com a situação.
Faça uma introdução
Ao iniciar a parte do feedback faça um panorama geral do que será abordado, assim, o seu funcionário já terá uma ideia do que será discutido. Comece falando como está a situação da empresa ou da sua área e em seguida parta para o que foi observado por você.
Faça um feedback sincero
O feedback deve ser o mais sincero e honesto possível. Pegue o seu roteiro e comece a falar sobre como você começou a sua análise, os pontos que foram observados e dê o retorno necessário. Fale dos pontos positivos e como seria bom continuar neste caminho. Sobre os negativos, mostre como eles podem ser alterados.
Junto a ele, faça um plano de como os desafios serão realizados. É importante traçar metas e seguir um cronograma. Desta forma será mais fácil acompanhar o desenvolvimento e elencar os pontos de observação.
Viu só? Dar um bom feedback pode ser mais simples do que se imagina. Seguindo essas dicas, você melhorará a relação com seus funcionários e poderá até aumentar o nível da equipe. Se você almeja ser um bom gestor, porque não se capacitar para tal? Faça uma pós-graduação e desenvolva suas habilidades.