O que são soft skills: 20 exemplos e como desenvolvê-las

o que são soft skills

Você sabe o que são soft skills? Esse termo ganhou os debates sobre mercado de trabalho nos últimos anos, e as empresas estão cada vez mais interessadas em equilibrar seus processos seletivos. Há uma maior busca por valorizar habilidades que ultrapassam as competências técnicas e contribuem para o ambiente e a fluidez do trabalho.

Com esse contexto em vista, não deixe de conferir nossa explicação sobre as habilidades comportamentais, assim como uma lista completa com as soft skills mais buscadas pelas empresas atualmente.

O que são soft skills ou habilidades comportamentais?

Antes de inserir a categoria de soft skills no currículo, você precisa ter clareza sobre o significado de soft skills.

Primeiro, o que é skill? A palavra em inglês pode ser traduzida para habilidade ou competência, e junto de “soft”, que significa “suave”, surge uma expressão para sintetizar as competências que estão além do conhecimento técnico.

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Elas são as habilidades comportamentais, emocionais ou pessoais, que representam as características que ditam o comportamento de profissionais no ambiente de trabalho. Alguns exemplos são a resiliência, a capacidade de negociação e também a organização, que independente da área de atuação, são importantes para qualquer empresa. 

Mas as possibilidades não param por aí, e para te ajudar a entender mais sobre as habilidades, listamos as 20 mais relevantes abaixo.

Quais são as soft skills em alta no mercado?

Confira agora exemplos das competências comportamentais, destacando as skills mais valorizadas pelo mercado nos dias atuais.

1 – Resiliência

A popularização do conceito de “soft skills” acompanhou a valorização da resiliência no mercado de trabalho. O termo significa, em linhas gerais, a capacidade de uma pessoa em lidar com os desafios da vida, nesse caso, especialmente no âmbito profissional.

A ideia é entender que problemas e adversidades sempre vão existir, contudo, um profissional resiliente vai conseguir ultrapassá-los, sempre aprendendo novas lições, desenvolvendo força e usando as situações como exemplos para se preparar para o futuro.

No fim, ter resiliência é aprender com os seus erros e ser capaz de crescer mesmo em momentos críticos.

2 – Comunicação efetiva

A comunicação permeia todas as relações de trabalho, e ter o domínio dela não tem nada a ver com ser tímido, introvertido ou extrovertido. Independente da sua personalidade, saber se comunicar é um dos tipos de soft skills que mais vai fazer diferença na sua trajetória profissional, independente da área de atuação.

É por meio de uma comunicação efetiva, ágil, objetiva e clara que as empresas perpetuam suas culturas, líderes passam mensagens importantes e gerenciam suas equipes, colegas tiram dúvidas e muitos problemas são evitados. A comunicação diminui ruídos e mal entendidos, além de ser protagonista na construção de ambientes saudáveis e agradáveis e também na manutenção de relacionamentos na equipe.

3 – Liderança

Por mais que nem todos os profissionais tenham perfil de liderança, saber supervisionar e direcionar colegas para tarefas mais simples é algo fundamental para a sua carreira. Por isso, não deixe de lado a chance de desenvolver essa característica, mesmo que você não almeje cargos de gestão.

Contudo, se você tem vontade de ser líder um dia, saiba que essa motivação vai ser muito bem vista pelo mercado de trabalho. Profissionais líderes são autodidatas, autodisciplinados e conseguem gerir equipes de maneira eficiente e inteligente, ou seja, fazem parte de um perfil que sempre será essencial em qualquer empresa.

4 – Organização

As soft skills já nos ensinaram que ter qualidades técnicas não é o suficiente para se destacar no mercado de trabalho. Mas para além dos impactos diretos das habilidades comportamentais no trabalho, existem algumas características que envolvem todos os outros aspectos profissionais. Uma delas é a organização.

Ser um profissional organizado garante que você é comprometido, leva prazos a sério, respeita o ambiente de trabalho, quer entregar o seu melhor e valoriza a empresa onde está. Afinal, a organização vai desde a limpeza da sua mesa até ter processos estabelecidos para facilitar o cotidiano na organização.

Por isso, se a organização ainda não é o seu forte, não pense duas vezes antes de colocá-la na lista de prioridades. Você vai perceber, depois de um tempo, que sistematizar o seu dia a dia faz uma grande e positiva diferença nos seus resultados.

5 – Raciocínio lógico e rápido

Desenvolver um raciocínio rápido e lógico faz ainda mais sentido quando observamos as automações no mundo do trabalho. Quando os processos mecânicos conseguem ser substituídos por máquinas, o capital humano ganha ainda mais importância para manter entregas e resultados de alta qualidade.

Programas e inteligências artificiais não conseguem ser críticos e analíticos. Isso apenas um bom profissional, qualificado, experiente e dedicado vai ser capaz de entregar para as empresas onde trabalhar.

6 – Senso crítico

Da mesma maneira, ter senso crítico é atestar que a sua experiência profissional e profissional, assim como a bagagem que acumulou ao longo dos anos, é o suficiente para sustentar seu pensamento crítico.

Assim, você é capaz de fazer análises coerentes e de excelência, perceber problemas antes de todo mundo, avaliar situações de diversos ângulos e acrescentar percepções valiosas à equipe.

7 – Criatividade

Diferente da crença popular, de que a criatividade só é importante para algumas profissões, ser criativo é fundamental em qualquer área de atuação. Essa soft skill garante que você é capaz de pensar em novas soluções, resolver problemas de maneira diferente e eficaz, idealizar inovações e ter o famoso “pensamento fora da caixa”.

Até mesmo para os trabalhos mais convencionais, ter essa visão distinta, que enxerga além do óbvio, chama a atenção de gestores e recrutadores, que precisam de perfis criativos para manter suas empresas e departamentos relevantes.

8 – Inteligência emocional

Você sabe controlar as suas emoções? Identificar o que está sentindo e administrar sentimentos fortes em momentos críticos? Isso caracteriza a chamada inteligência emocional. Ela faz a diferença especialmente em situações mais complicadas, como reuniões de feedbacks, contextos de crise e outros casos em que seu emocional é colocado à prova.

Ali, quando você consegue separar o profissional do pessoal, e encara a situação com tranquilidade, a sua resposta e performance vai ser ainda mais profissional e de alto nível. É por isso que os empregadores querem colaboradores inteligentes emocionalmente.

9 – Gestão de tempo

Ser um profissional procrastinador nunca é uma boa ideia. Por mais que você seja eficiente e consiga entregar seu trabalho mesmo após deixá-lo para os últimos instantes, isso não passa uma boa imagem. 

Deixar para a última hora significa postergar responsabilidades, demonstrar preguiça, não se dedicar o suficiente e correr o risco de perder prazos, porque imprevistos acontecem e podem atrapalhar os seus planos.

Com isso em mente, repense a sua maneira de gerir o tempo e aproveite para pensar em técnicas que te auxiliem a ser um profissional melhor.

10 – Flexibilidade e adaptabilidade

Conseguir mudar o ambiente de trabalho, lidar bem com as adversidades, compreender que mudanças bruscas e inesperadas podem acontecer, estar pronto para conhecer o novo. Tudo isso faz parte dos profissionais flexíveis e adaptáveis, que hoje são colaboradores valiosos para qualquer companhia.

Isso porque os últimos anos provaram para todo mundo que ser flexível não é apenas um diferencial, mas uma necessidade. Então, se você busca oportunidades novas, quer ser promovido e já entendeu que o desenvolvimento de habilidades comportamentais faz parte desse processo, priorize a flexibilidade.

Você vai perceber que as companhias dependem de equipes adaptáveis, que encaram situações adversas de frente e sabem que vão conseguir lidar com qualquer desdobramento, atingindo as expectativas.

11 – Trabalho em equipe e colaborativo

Assim como a proatividade, que será abordada em breve, o trabalho em equipe faz parte dos tipos de soft skills que você provavelmente conhece desde antes de iniciar a vida profissional, certo? Mais do que nunca, ser colaborativo é fundamental no mercado atual, e se você só consegue trabalhar de forma individual, é melhor começar a treinar o trabalho colaborativo.

Gostar de dividir tarefas, não se importar em compartilhar conquistas, saber lidar com a equipe e conseguir ouvir e executar ideias diferentes fazem toda a diferença em qualquer contexto, e quando falamos de carreira, essa importância fica ainda maior.

12 – Empatia

Se colocar no lugar do outro é uma habilidade que nem sempre foi valorizada no mercado de trabalho. O foco exclusivo em resultados impactou a saúde mental de muitas pessoas no mundo corporativo e, hoje em dia, as organizações se preocupam em mudar esse cenário. Mas para isso, elas precisam de profissionais empáticos.

Eles conseguem compreender o outro lado, ouvir efetivamente seus pares, construir um ambiente acolhedor e lidar com faíscas de convivência de forma muito mais leve e compreensiva. Isso muda o local de trabalho e fortalece relações, ajudando de forma direta e indireta a melhorar os resultados da empresa.

13 – Resolução de problemas

Saber lidar com problemas – e resolvê-los – sempre chamou a atenção do mercado de trabalho. Contudo, os momentos desafiadores dos últimos anos deixaram ainda mais claro que ter essa habilidade é extremamente valioso para as empresas, e assim ela se tornou uma das soft skills mais valorizadas.

Ela garante que, em momentos de crise e problemas a serem solucionados, os colaboradores serão eficazes, criativos, estratégicos e ágeis. Tudo isso contribui para que as companhias tenham equipes prontas para encontrar respostas adequadas, inovadoras e rápidas em momentos estressantes.

14 – Iniciativa e proatividade

Muito antes da organização das habilidades comportamentais como pontos essenciais a qualquer profissional, ter iniciativa e ser proativo já eram duas competências visadas por recrutadores. Hoje em dia, as características fazem ainda mais sentido, já que o modelo horizontal de gestão está cada vez mais comum.

Assim, com mais colaboração e menos hierarquia, ser proativo e saber quando tomar a iniciativa são “skills” valiosas. Elas demonstram que o profissional sabe navegar por este novo contexto, compreende por que ser colaborativo é importante para o negócio e valoriza a coletividade, no lugar de focar unicamente no destaque individual no trabalho.

15 – Autodisciplina

Falando em modelos colaborativos de trabalho, eles também mostram a relevância da autogestão, também conhecida como autodisciplina. Ela é a capacidade de disciplinar a si mesmo, ou seja, o autocontrole necessário para ser um profissional competente, pontual, organizado e responsável.

Como as equipes estão cada vez mais horizontais, a presença de um líder que disciplina seus colaboradores fica escassa, porque as empresas entendem que cada profissional deve saber gerir a sua carreira e responsabilidades no emprego.

16 – Confiabilidade

Imagine que você é um gestor e precisa delegar algumas tarefas. Em sua equipe, você conta com um colaborador em quem você confia, afinal, ele faz entregas de qualidade, não perde prazos, está sempre se atualizando, não precisa ser “fiscalizado” e demonstra ter muita responsabilidade.

Por outro lado, o segundo profissional não passa tanta confiança. Ele frequentemente esquece de realizar demandas, não cumpre horários e prazos e sempre precisa que seus documentos sejam revisados e modificados por outras pessoas. Em quem você sente mais firmeza para delegar mais responsabilidades? A resposta é óbvia, não é mesmo?

Esse exemplo mostra como ser uma pessoa confiável faz a diferença no ambiente de trabalho. Inclusive, além de ter um excelente diferencial para crescer, a confiabilidade também te ajuda a ter, aos poucos, mais autonomia e capacidade para assumir posições mais altas.

17 – Boa escrita

Um desdobramento importante da comunicação efetiva é ter uma boa escrita. Isso não significa que você precisa ser um escritor profissional para se destacar, mas que ter clareza na hora de colocar ideias no papel vai facilitar o desenvolvimento da sua carreira.

Conseguir escrever um e-mail objetivo e de fácil entendimento, por exemplo, evita ruídos, contribui para que as tarefas sejam feitas rapidamente, ajuda a manter os processos alinhados e contribui para manter a cultura da empresa. Além disso, redigir relatórios e outros documentos de forma simples e direta também é um diferencial. 

18 – Vontade de aprender

Ter vontade de aprender e continuar com o desenvolvimento de habilidades é fundamental para qualquer profissional. Afinal, as novidades não param de surgir em todas as áreas de atuação, assim como as novas tecnologias, que impactam todo o mercado de trabalho.

Sendo assim, ter a preocupação e vontade de se manter atualizado é um grande diferencial em qualquer processo seletivo. Para demonstrar seu compromisso com a vida profissional, não deixe de inserir no currículo cursos, pós-graduação, domínio de idiomas, certificações e qualquer outro diferencial.

Lembre-se, também, de que o objetivo não é apenas garantir um novo emprego, mas continuar como um profissional comprometido enquanto colaborador. Por isso, nunca deixe de buscar qualificações e identificar pontos de desenvolvimento na carreira.

19 – Negociação

Você sabia que o conceito de negociação não está ligado apenas à situações de negócios, em que você precisa convencer investidores ou outras empresas a entrar em um projeto? A arte da negociação está presente no cotidiano de qualquer profissional, e por esse motivo, dominá-la vai te colocar muitos passos à frente de seus concorrentes.

Negociar prazos, convencer líderes das suas ideias, apresentar contra-propostas, lidar com clientes, fornecedores e consumidores, tudo isso entra na definição de “negociação”, sendo muito difícil ter um emprego que não exija algum grau dessa soft skill.

20 – Visão holística

Por fim, para finalizar os exemplos de soft skills, temos a visão holística. Ela é a capacidade de “ver o todo” e encontrar ligações entre questões que muitas vezes parecem distantes, mas podem ser conectadas.

Ela pode ser aplicada à empresa como um todo, quando o colaborador vê ligações entre departamentos distintos, ou a outros pontos, como áreas diferentes, soluções que funcionaram em outros contextos, exemplos inovadores e soluções que fogem do convencional.

Como saber quais são as minhas soft skills?

Sabendo o que são soft skills ou habilidades comportamentais, chega um novo desafio: identificar as suas. Esse processo parece complicado, mas na realidade, ele é mais simples do que parece. Siga os passos a seguir para saber como descobrir habilidades, entender mais sobre si mesmo, e assim, pensar no seu plano para desenvolver ainda mais as suas habilidades.

  1. Estude bem os tipos de soft skills
  2. Preste atenção na sua maneira de trabalhar
  3. Entenda como você gosta de trabalhar
  4. Avalie o seu comportamento em situações críticas
  5. Revise feedbacks anteriores e analise o que foi dito
  6. Pergunte para os colegas que trabalham com você quais são as soft skills que você tem
  7. Peça novos feedbacks para o seu gestor

Como desenvolver soft skills?

Para te ajudar a desenvolver ainda mais a sua carreira, veja abaixo como desenvolver soft skills a partir de dicas práticas e efetivas. Elas vão te guiar nesse processo, que precisa de calma, paciência e dedicação para render frutos valiosos no futuro.

  1. Procure se autoconhecer para identificar os pontos de desenvolvimento
  2. Conte com o auxílio de profissionais qualificados para o processo
  3. Desenvolva planos de carreira, envolvendo seu líder ou mentor
  4. Se desafie a ter experiências novas, nos campos profissional e também pessoal
  5. Conheça pessoas, lugares e realidades diferentes
  6. Escute feedbacks atentamente
  7. Amplie sua visão de mundo
  8. Faça cursos de idiomas e participe de eventos sobre a sua área
  9. Invista em uma especialização
  10. Nunca acredite que “essa soft skill não é para mim”

Qual a diferença entre hard skills e soft skills?

Agora que você já sabe o que é uma soft skill, ficou mais simples entender as hard skills, não é mesmo? Elas podem ser entendidas como as qualidades técnicas, ou seja, aquele conhecimento específico da sua profissão. Alguns exemplos são a capacidade de entrevistar uma fonte, no caso de jornalistas, ou a habilidade de realizar uma cirurgia, quando os exemplos são médicos.

Elas são adquiridas tanto de maneira formal, com a graduação e outros cursos, principalmente a pós-graduação, e também com a experiência no mercado de trabalho. Basicamente, são as hard skills que definem o perfil técnico de uma vaga de emprego, então, se você não souber pontos específicos, não consegue passar pelo processo seletivo.

Contudo, como já aprendemos ao descobrir o que significa soft skills, as habilidades comportamentais também contam muito nessa disputa. Dois candidatos com conhecimentos técnicos muito semelhantes, por exemplo, podem ser “desempatados” de acordo com as soft skills, e muitas vezes, a ausência de algumas competências emocionais elimina profissionais antes mesmo da avaliação técnica.

Depois dessa imersão para descobrir o que são soft skills, você já está pronto para desenvolver esse lado da sua vida profissional. Estude bem os exemplos de habilidades pessoais, identifique as suas, crie um plano de melhorias e se dedique a ele. Com dedicação e seguindo o “mapa do tesouro”, os resultados colhidos daqui algum tempo serão brilhantes.

[Infográfico] Quais são as soft skills mais buscadas pelos profissionais?

Nós preparamos 9 soft skills que são mais valorizadas hoje em um profissional. Confira no infográfico a seguir:

Infográfico 4 - As 9 soft skills mais valorizadas hoje em um profissional

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