6 ensinamentos do futebol que podem ser aproveitados na carreira

marcação de campo de futebol para ilustrar texto sobre ensinamentos do futebol

Você sabia que, além de despertar a nossa torcida pelo time do coração, o esporte mais popular do mundo também tem o poder de impactar a nossa vida de outras formas? Existem ensinamentos do futebol que são excelentes ferramentas para alcançar nossos objetivos profissionais.

O futebol exige raciocínio rápido, tomada de decisão, habilidade de trabalhar em grupo e outras práticas que podem ajudar a nos mantermos focados, produtivos e em desenvolvimento constante.

Quer descobrir como você pode aplicar tudo isso na sua carreira e se tornar um profissional melhor? Confira a seguir.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

6 ensinamentos do futebol que você pode aproveitar na carreira

1 – Tomar decisões operacionais e estratégicas

Assim como a tomada de decisão é um fator essencial para o sucesso de um time em um campeonato, ela também pode ser para o desenvolvimento da sua carreira.

No futebol, ela é feita de duas maneiras. Existe a tomada de decisão que é acontece durante o jogo e pode influenciar diretamente a partida, e que é mais conhecida como decisão operacional.

No dia a dia, todo profissional precisa tomar esse tipo de decisão diante de imprevistos ou de situações desafiadoras e, assim como acontece com os jogadores, é necessário fazer isso de forma rápida.

Existem inúmeras técnicas para esse tipo de decisão, mas aqui indicaremos a regra dos 2 minutos, que é bastante utilizada em empresas ao redor do mundo.

Essa técnica tem como objetivo te forçar a tomar uma ação através de um prazo imposto por você mesmo, e é bem simples de aplicar: toda vez que você precisar tomar uma decisão rápida, ajuste um timer em 2 minutos. Esse prazo curto te forçará a pesar os prós e os contras e chegar a uma conclusão mais rápida.

Já a tomada de decisão estratégica é aplicada a longo prazo, durante um número específico de partidas, um campeonato ou uma temporada.

No caso da sua carreira, você pode aplicar a Análise SWOT, por exemplo, na qual você avalia as suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) para tomar uma decisão importante.

É fundamental saber que esses dois tipos de decisão têm a mesma importância e podem ter uma grande influência no resultado que você busca.

2 – Jogar junto

No futebol, existe a tática individual, que é a função desempenhada pelo jogador e que foi previamente estabelecida pelo técnico, mas também existe a tática coletiva, adotada para todo o grupo na busca de um objetivo comum.

Assim como essas táticas são aplicadas no esporte, elas podem ser aplicadas na sua carreira.

Embora você tenha boas habilidades técnicas que te ajudam com o seu desempenho individual, é preciso entender que você ganha ou perde como uma equipe.

Quando temos uma boa performance, mas não sabemos trabalhar em equipe, os projetos não são entregues, as metas não são batidas e os campeonatos não são ganhos. E se isso acontecer, você também não terá reconhecimento.

Assim como em um time de futebol, as relações no seu trabalho exigem colaboração, “tocar a bola” quando der conta de algo, saber reconhecer os talentos e pontos fortes do outro e, principalmente, saber se comunicar.

3 – Assumir riscos

Em uma partida, ao chutar para o gol do meio do campo, o jogador pode tanto desperdiçar uma jogada quanto marcar o gol que definirá a vitória.

Isso pode ser levado para a nossa vida profissional também. Arriscar-se pode abrir uma janela imensa para novas ideias, descobertas e rumos, mesmo que exista a possibilidade de falhar.

Correr riscos pode te ajudar a lidar melhor com erros, aprender com eles e tomar decisões melhores no futuro.

Além disso, assim como acontece com os jogadores, é um bom exercício para lidar com os erros das outras pessoas também.

4 – Analisar a concorrência

No futebol, é fundamental estudar os adversários, analisar seus pontos fortes e fracos, assim como suas estratégias de jogos e conquistas, e podemos levar isso para a nossa carreira.

Embora não tenhamos adversários na vida profissional, sempre existem pessoas que se destacam na área em que atuamos. Você mesmo deve conhecer alguém assim, não é?

Assim como um bom técnico precisa sempre estudar como as outras equipes estão atingindo resultados melhores, você precisa estudar as pessoas que estão competindo no mesmo mercado que o seu.

Procure identificar qual é o diferencial delas, como estão se atualizando e o que estão estudando. Um bom profissional sempre analisa seus concorrentes.

5 – Aprender a perder

Até o melhor time dificilmente passará por uma temporada invicto, não importa o quão bom ele seja, e esse é um dos principais ensinamentos do futebol que podemos levar para a nossa carreira.

Se você já teve uma resposta negativa para uma promoção ou para uma vaga de emprego, sabe que o sentimento de frustração é quase inevitável.

Mas assim como uma derrota no futebol pode energizar um time e motivá-lo a treinar mais e melhorar as suas habilidades, você também precisa encarar essas derrotas como um incentivo para canalizar suas energias nas áreas que precisam de desenvolvimento.

Será que você deve desenvolver mais soft skills? Faltou alguma habilidade técnica, como a fluência em um idioma, por exemplo? A sua linguagem corporal não transmitiu segurança?

Adquira o hábito de pedir feedback quando algo não sair do jeito que espera, e enxergue aquela situação como uma oportunidade de aprendizado.

6 – Continuar praticando

No futebol, assim como em outros esportes, é sempre preciso treinar e praticar mais. Os melhores jogadores estão sempre fazendo isso.

Cristiano Ronaldo, por exemplo, eleito 5 vezes como o melhor jogador pela FIFA, tem uma rotina de treino que exige muita disciplina. Ele costuma praticar entre 3 e 4 horas, todos os dias, durante 5 dias da semana.

Sobre isso, ele declarou: “sinto uma necessidade infinita de aprender, melhorar e desenvolver, não apenas para agradar o treinador e os torcedores, mas também para me sentir satisfeito”.

Ou seja, esse esporte nos ensina que, se mesmo os jogadores que já atingiram o topo valorizam o conhecimento e a prática, por que nós não podemos aplicar esse pensamento em nossas carreiras?

Aprender um novo idioma, conquistar uma certificação, fazer uma pós-graduação, buscar uma mentoria e colocar todo o aprendizado em prática são coisas que te farão se destacar na sua carreira e alcançar seu objetivo máximo.

Viu só como os ensinamentos do futebol podem ser muito bem aproveitados na sua carreira? Mantenha essas dicas em mente e veja como elas poderão contribuir positivamente para as suas vitórias profissionais.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!