Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: o que oferece?

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

A pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é essencial para quem busca se aprofundar na área de saúde alternativa e obter melhores oportunidades profissionais.

Através de uma matriz curricular moderna e dinâmica, o aluno recebe uma aprendizagem multidisciplinar focada no restabelecimento e manutenção da saúde dos pacientes.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Voltada para egressos dos cursos da área de saúde, conheça agora nossa pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

O que são PICs?

Antes de abordarmos a pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, é fundamental definirmos exatamente o que são e como funcionam essas abordagens não convencionais.

As PICs, também conhecidas como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, são procedimentos terapêuticos baseados na medicina tradicional e alternativa.

Elas têm função preventiva para diversas doenças crônicas, como depressão e hipertensão, podendo, também, ser utilizadas de maneira paliativa em pacientes terminais.

Atualmente, o Brasil é referência mundial na oferta de PICs, disponibilizando as práticas até mesmo no Sistema Público de Saúde (SUS) e integrando-as às terapias habituais.

Presentes em 56% dos municípios brasileiros, o SUS oferece 29 tipos de PICs diferentes.

São elas:

  1. Apiterapia;
  2. Aromaterapia;
  3. Arteterapia;
  4. Ayurveda;
  5. Biodança;
  6. Bioenergética;
  7. Constelação Familiar;
  8. Cromoterapia;
  9. Dança Circular;
  10. Geoterapia;
  11. Hipnoterapia;
  12. Homeopatia;
  13. Imposição de Mãos;
  14. Medicina Antroposófica Aplicada à Saúde;
  15. Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura;
  16. Meditação;
  17. Musicoterapia;
  18. Naturopatia;
  19. Osteopatia;
  20. Ozonioterapia;
  21. Plantas Medicinais – Fitoterapia;
  22. Quiropraxia;
  23. Reflexoterapia;
  24. Reiki;
  25. Shantala;
  26. Terapia Comunitária Integrativa;
  27. Terapia de Florais;
  28. Termalismo Social/Crenoterapia;
  29. Yoga.

Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

O curso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é uma pós-graduação Lato Sensu, ministrada de maneira remota, voltada a profissionais da saúde e com carga horária de 360h.

Essa carga horária é dividida em 9 disciplinas técnicas e um módulo de ambientação, na qual o estudante se familiariza com o conceito de educação a distância e com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Durante o curso, o aluno debate diversas temáticas relacionadas à prática de terapias alternativas no tratamento do paciente, incluindo matérias como Racionalidades Médicas nas PICs e Institucionalização das PNPICs no SUS.

As aulas são ministradas através do AVA, com o auxílio de artifícios tecnológicos, como videoaulas, slides e trechos de livros.

Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão, tornando-se especialista na área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Objetivos do curso

O objetivo principal do curso de pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é formar profissionais capazes de compreender a importância das PICs para o tratamento integral dos pacientes e o contexto no qual elas estão inseridas na saúde pública brasileira.

Durante o curso, o aluno aprende as definições de PICs, suas variações, aplicações e relevância no tratamento de doenças crônicas e cuidados paliativos de pacientes terminais.

Além disso, o estudante também conhece mais sobre o funcionamento das PICs dentro do SUS, desenvolvendo um olhar humanizado sobre a saúde dos pacientes e seus contextos pessoais e sociais.

Matriz Curricular

Atualmente, a matriz curricular da pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é composta por 9 disciplinas teóricas e um módulo de ambientação.

As 9 matérias abordadas no curso são: 

  1. Institucionalização da PNPIC no SUS;
  2. Racionalidades médicas nas PICS;
  3. Conhecendo as terapias integrativas e complementares I;
  4. Conhecendo as terapias integrativas e complementares II;
  5. Conhecendo as terapias integrativas e complementares III;
  6. Conhecendo as terapias integrativas e complementares IV;
  7. Conhecendo as terapias integrativas e complementares V;
  8. Competências e habilidades do terapeuta integrativo e complementar;
  9. Gestão de Carreira.

Metodologia e carga horária

A pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é oferecida de maneira totalmente remota, por meio do AVA e por professores altamente qualificados.

A carga horária é de 360h, divididas em 9 disciplinas técnicas ministradas ao longo de 6 ou 10 meses.

Após a finalização do curso, o aluno se torna um especialista em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, estando apto para atuar na área.

Invista na pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Agora que você já aprendeu tudo sobre a carreira em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que tal investir em sua educação superior e garantir um avanço na carreira?

Se você busca aprender mais sobre a democratização das PICs no sistema de saúde público brasileiro, o curso de pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é ideal para você.

Com uma matriz curricular moderna, um AVA dinâmico e um tutor à disposição para te auxiliar a todo momento, não há razões para desperdiçar a chance de se tornar um expert em PICs.

Aproveite a oportunidade de investir em uma pós-graduação online e garanta seu certificado de especialista em apenas 6 ou 10 meses.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!