Como fazer uma boa lista de contatos profissionais? Confira!

como fazer uma boa lista de contatos profissionais

É importante saber como fazer uma boa lista de contatos profissionais, o famoso networking, já que isso pode fazer a diferença em meio às oportunidades da carreira e abrir diversas portas. O fato é que o mundo dá voltas e você nunca sabe onde vai parar daqui alguns anos, então é extremamente valioso ter um bom relacionamento com as pessoas da sua área, mesmo ao deixar um emprego. 

Quem garante que não pode haver uma nova oportunidade naquela determinada empresa (ou em uma empresa nova, de algum desses colegas) no futuro? Isso só ressalta a importância de ser profissional e estabelecer um bom contato com os seus colegas de profissão — tanto aqueles que trabalham lado a lado com você no cargo atual quanto aqueles que são formados na mesma área, mas que nunca trabalharam com você.

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Como fazer uma boa lista de contatos profissionais?

Dito isso, trazemos algumas dicas de como elaborar uma boa lista de contatos profissionais, assim você terá com quem contar caso esteja procurando algum trabalho freelancer ou de alguma oportunidade de emprego. 

A lista de contatos eficaz pode ajudar até em momentos em que você se encontra bem estabilizado no cargo atual, mas almeja crescer ainda mais em sua área. Pense em um cenário em que surge uma vaga melhor em uma empresa. Se você conhece alguém influente naquela organização, já é um primeiro passo para exercer esse novo cargo.

1 – Aproveite os eventos corporativos

Frequentemente acontecem eventos corporativos, em que profissionais de diversas empresas e ramificações diferentes se reúnem. Pode ser um congresso, por exemplo. E é uma ocasião perfeita para se conhecer novas pessoas.

Com isso, aproveite essa situação para conversar, mostrar seu potencial e também conhecer mais sobre a cultura de outras empresas. É legal também para saber como está a situação atual do mercado de trabalho. Quanto mais amplo for o seu olhar acerca da sua própria área e das condições de trabalho, mais fácil de saber se você está em um bom lugar ou se é interessante mudar.

2 – Não faça inimizades no trabalho

Outra dica importante para ter um bom networking é não arranjar brigas no seu trabalho, mesmo que a ideia seja sair dele. Como comentamos anteriormente, não dá para saber se um colega pode te ajudar profissionalmente em uma ocasião posterior, então o ideal é sair em paz, assim a empresa continua de portas abertas para você.

Isso também é importante porque você deve entender que as pessoas da sua área se conhecem e trocam informações, mesmo que não trabalhem juntas (assim como você também precisa fazer para entender a situação do mercado). Logo, se você sai mal falado de uma empresa, isso pode afetar a sua reputação em outros lugares também, e fica difícil obter boas recomendações.

3 – O LinkedIn é seu melhor amigo

Vivemos em um período dominado pelas redes sociais, e você pode (e deve!) usar isso ao seu favor. No entanto, no que diz respeito a uma rede de contatos concreta, o mais recomendado é que se utilize o LinkedIn, já que é justamente feito para isso.

Por meio do LinkedIn, você consegue ver o cargo das pessoas, há quanto tempo elas trabalham naquela empresa, quem são os líderes, etc. Além de informações tão pertinentes, essa rede social corporativa também pode te ajudar a encontrar vagas disponíveis. Uma dica é ser bem ativo na rede social: elaborar ou compartilhar publicações esporadicamente faz com que você seja visto.

4 – Esteja aberto a conhecer gente nova

No entanto, nada disso adianta se você não estiver aberto a novos conhecimentos. Isso diz respeito tanto à situação de lidar com pessoas novas em seu círculo quanto aos aprendizados que se pode obter através delas. Logo, fechar-se e vestir uma armadura antissocial não vai te ajudar a aumentar a sua lista.

5 – Faça a “manutenção” da lista

Não basta conhecer uma pessoa incrível em um evento, adicioná-la no LinkedIn e nunca mais conversar. Você precisa manter contato com as pessoas, interagir nas publicações, aproveitar para tirar dúvidas. É importante não se tornar alguém esquecível e mostrar que você está por ali. Quanto mais as pessoas lembrarem de você, mais chance de acontecer aquela indicação. 

6 – Vá além do trabalho

Sabemos que a ideia de uma lista de contatos é que você tenha aliados que possam te ajudar na vida profissional, mas para que isso aconteça de modo eficaz, talvez seja pertinente inserir essa pessoa em sua vida pessoal. Basta convidar para um café, por exemplo, onde se possa colocar o papo em dia. A realização de alguma atividade fora do trabalho fortalece laços.

7 – Faça uma pós-graduação

Uma outra dica de como fazer uma boa lista de contatos profissionais é começar uma pós, pois é um lugar onde outros profissionais dedicados à sua área estão. Trata-se de um ambiente muito propício para conhecer gente nova, inclusive. E nem precisa levar muito tempo: você pode investir em uma pós-graduação em 6 meses, por exemplo.

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