O que são planos profissionais e por que são importantes?

planos profissionais

Conquistar o emprego dos sonhos é o objetivo de muitas pessoas e a forma mais eficiente de conseguir é traçando planos profissionais. Planejar uma carreira exige foco e determinação, e é importante entender as etapas necessárias, incluindo estudos, inserção no mercado de trabalho e especializações. 

Você já pensou onde quer chegar na carreira? Quais são suas ambições, ou que área pretende seguir? O mais provável é que sim, e para chegar lá, precisa fazer um bom planejamento.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Detalhar os objetivos profissionais no papel ajuda a entender os caminhos necessários para chegar onde deseja, até porque, em muitos casos, não vai entrar em uma empresa já em um cargo elevado, ainda mais se estiver começando na carreira. 

Quanto mais detalhada essa programação for, mais fácil será visualizar o que será necessário, como graduação, estágio, especialização, cursos livres, práticas de idiomas, entre outros. Claro que esse caminho pode mudar com o tempo, mas ter perspectivas de trabalho bem delineadas te ajuda a ter um direcionamento. 

O que são planos profissionais e por que são importantes?

Muitas pessoas aspiram crescimento profissional, e os benefícios que vem com isso, como melhores salários, destaque no mercado, mais oportunidades na carreira. Mas para ocupar essas posições é preciso dedicação e foco na jornada. 

O plano serve como um guia, uma ferramenta para que você não perca o foco e lembre-se dos seus objetivos e do que precisa para alcançá-los. Com as estratégias traçadas, também é possível fazer um controle financeiro, entendendo quanto dinheiro precisa investir em cada etapa, e o orçamento que tem para isso. 

Não há como prever o futuro, claro, mas com um processo mapeado, é mais fácil visualizar onde você estará na carreira em um, cinco ou dez anos. 

Como começar?

Existem muitas opções na hora de definir um plano de carreira, mas para montar o seu, primeiro deve se fazer algumas perguntas:

  • Onde você quer chegar?
  • Qual seu emprego dos sonhos?
  • Sobre quais assuntos gosta de ler/aprender?
  • Quais seus pontos fortes?
  • Como você se vê em cinco anos?

Essas questões vão ajudar a esclarecer seus objetivos e colocá-los no papel de forma mais prática. Se você tem um cargo, área ou empresa específica em mente, não deixe de incluir no planejamento. 

Abaixo, listamos algumas dicas que vão te ajudar a criar um plano de carreira: 

Estabeleça metas

Agora que você já sabe onde quer chegar e como percorrer esse caminho, defina metas para concluir os objetivos. Se você é um estudante de administração e quer trabalhar em uma instituição financeira, por exemplo, defina quais você tem mais interesse, quais planos de carreira apresentam e como funciona o processo seletivo. 

Então, crie uma meta de tentar conquistar uma vaga até o segundo ano de graduação. Assim, você terá conhecimento teórico suficiente para concorrer às vagas, e ainda tem alguns anos de estágio para poder praticar e se desenvolver. 

Essas metas devem incluir objetivos de curto, médio e longo prazo. Também estabeleça datas para cada uma, assim fica mais fácil entender a urgência e prioridade das etapas. 

Faça networking

Converse com pessoas que trabalham em sua área de interesse e pergunte quais especializações elas possuem, o que seus cargos exigem em termos de habilidade. Isso te oferece mais clareza na hora de detalhar seu plano. 

Se o cargo dos sonhos exige inglês e espanhol, por exemplo, você pode iniciar os estudos de línguas com antecedência. 

Trabalhe em adquirir novas soft skills

Soft skills são aquelas habilidades que não têm necessariamente a ver com uma profissão específica, mas fazem toda diferença na hora de conquistar um emprego. Elas podem incluir empatia, saber escutar, trabalhar em equipe, e são essenciais para o desenvolvimento profissional. 

Se pergunte quais habilidades intrapessoais você tem e pode aprimorar, e quais não tem e pode conquistar. 

Mantenha seu plano atualizado

Como já falamos, não há como prever o futuro. É muito provável que ao longo da sua jornada profissional alguns objetivos mudem, seja por questões externas, seja por mudanças nos seus desejos e planos. Por isso, além de seguir seu guia profissional, mantenha-o atualizado, levando em consideração o que já construiu, e o que ainda tem  pela frente. 

Não pare de estudar

Conhecimento nunca é demais. Não existe um limite de quanto podemos aprender, portanto sempre há oportunidade de se desenvolver ainda mais profissionalmente através dos estudos. Faça cursos livres, assista palestras, busque o conhecimento de especialistas on-line e faça especializações e pós-graduação. 

Com os avanços da educação à distância nos últimos anos, é possível encontrar muitas oportunidades de estudos que se adequem no seu orçamento e tempo. Aqui, você encontra a especialização ideal para você, e pode chegar ainda mais perto de seus planos profissionais. São opções em diversas áreas, com duração a partir de quatro meses e preços acessíveis. Mas, se ainda assim você não sabe se uma pós-graduação está no orçamento, fique de olho na Estuda Friday e aproveite as oportunidades para começar sua especialização agora.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!