Como fortalecer a imagem da empresa e transmitir credibilidade

imagem da empresa

Quando se está por trás de uma organização, tudo o que você quer é que as pessoas levem a sério, ou seja, que os serviços ou produtos sejam bem avaliados e considerados de maneira positiva pelo seu público. A credibilidade é essencial para um bom negócio. No entanto, como fortalecer a imagem da empresa?

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Acontece que a credibilidade está diretamente relacionada com a imagem que uma empresa é capaz de vender aos seus consumidores, independente do cenário. E se não temos a confiança de nossos clientes, não temos nada, levando em consideração que o negócio não vai para frente.

Com isso, a importância de se aderir a práticas voltadas para melhorar a imagem de uma empresa é imensurável. Separamos algumas delas, que podem ser de grande auxílio nessa tarefa que, bem sabemos, pode não ser tão fácil.

Como fortalecer a imagem da empresa?

Em primeiro lugar, você precisa ser honesto consigo mesmo. Não dá para montar uma empresa confiável e cheia de credibilidade, se não é isso que ela oferece ao público. Não tem fórmula mágica: é fazer por merecer. O público sabe muito bem aquilo que está consumindo, e não deve ser subestimado. Confira as dicas!

Seja transparente

Assim, um passo importante para manter a imagem da empresa intacta é ser transparente com o seu público. Querer esconder informações importantes sobre a procedência de um produto ou sobre a ética trabalhista da empresa, por exemplo, é abrir margem para questionamentos. Uma empresa questionada não tem sua total credibilidade.

Invista na comunicação

Uma vantagem dessa era tomada pelas redes sociais é que as empresas estão muito mais próximas do público, com direito a interações muito mais íntimas, algo que não se tinha antes (quando o marketing era puramente expositivo, ou seja, resumido a clientes observando uma propaganda ou um anúncio, sem envolvimento algum).

A boa comunicação pode te salvar de maus lençóis e estreitar laços com os seus clientes, além de torná-los fiéis com muito mais facilidade. Não precisa ser só a comunicação digital, mas, atualmente, é ela que redige a maior parte das relações.

Tenha ética

Essa questão está diretamente entrelaçada com as outras: como uma empresa sem ética consegue credibilidade? Você terá muito trabalho em limpar a imagem do seu negócio se fizer um jogo sujo, então dá muito menos trabalho jogar limpo e apostar na ética, em todos os seus aspectos.

Isso vai desde manter a qualidade de um produto, até a forma como os profissionais são tratados dentro da sua empresa. Quanto mais certas as coisas estiverem, melhor para todo mundo.

Ouça o seu público

Mais uma vantagem de se ter uma relação tão direta com o público é conseguir ouvir, em tempo real, o que eles estão pensando sobre a sua empresa, sobre os seus serviços ou produtos. Use isso a seu favor! Leve em consideração os feedbacks deixados pelos clientes e mude o que for preciso.

Não tenha medo dos feedbacks negativos. É preciso entender como respondê-los da melhor forma possível, e aplicar isso nos aspectos da sua empresa que precisam de mudanças. É verdade que elogios são bons para a imagem do seu negócio, mas considerar apenas esse lado positivo e ignorar as outras mensagens dos clientes não levará a lugar nenhum.

Aposte em uma boa assessoria de imprensa

Além de uma boa comunicação, a empresa também vai precisar do apoio que só uma boa assessoria de imprensa pode oferecer. Na prática, a assessoria de imprensa serve como ponte entre uma determinada empresa (ou uma pessoa, como uma celebridade, por exemplo) e os veículos de comunicação e público em geral.

Ou seja, é a assessoria de imprensa que vai zelar pela imagem da sua empresa, encontrando o melhor jeito de conquistar os olhares da mídia, o que automaticamente aumenta a quantidade de público que acaba conhecendo a sua marca e o que você tem a oferecer.

É o assessor de imprensa que produz materiais sobre as novidades da sua empresa, ou determinadas campanhas, e divulga para os jornalistas em busca de um espaço na mídia.

Boa gestão de crise

Outra tarefa do assessor de imprensa é ajudar o seu negócio em caso de uma crise de imagem, ou seja, quando acontece alguma coisa que vai parar no conhecimento do público, por meio da imprensa ou das redes sociais, por exemplo, e isso fere a imagem da marca.

Para entender melhor como fortalecer a imagem da empresa, o profissional em questão precisa se especializar em áreas como administração, marketing ou até mesmo relações públicas. Para isso, vale a pena ir atrás de uma promoção de pós-graduação, e se aperfeiçoar em um desses nichos do conhecimento.

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