Como fazer uma boa lista de contatos profissionais? Confira!

mãos batendo em parceria para ilustrar texto sobre lista de contatos profissionais

Você já ouviu falar do networking? Trata-se de uma boa lista de contatos profissionais, algo que pode trazer diversos benefícios a longo prazo, como indicações e eventuais oportunidades. No entanto, como construir essa rede de contatos exige algumas atitudes específicas. 

Por que ter uma lista de contatos profissionais?

Quem tem contatos, tem tudo. Mesmo que você esteja satisfeito no cargo que exerce atualmente, é sempre bom ficar de olho no que está acontecendo no mercado e conhecer colegas de profissão pode ajudar nisso. 

Os contatos te ajudam a permanecer atualizado em relação à realidade da sua profissão, assim você consegue saber se o lugar em que trabalha te valoriza devidamente, se existem outras oportunidades melhores à sua espera ou, até mesmo, se compensa mais mudar de área do que insistir na que você está agora.

Além disso, em algumas profissões, os contatos são realmente necessários. É o caso do assessor de imprensa ou do jornalista, por exemplo. 

Esses profissionais vivem basicamente de uma relação de colaboração mútua, já que o assessor ajuda a pensar em conteúdos para serem publicados, e os jornalistas publicam sobre os clientes desses assessores. 

Mas, mesmo em profissões que não sejam tão dependentes de um bom relacionamento, o networking se faz benéfico. 

Quanto mais informado estiver a respeito da sua área e quanto mais contatos possuir para receber indicações quando surgirem vagas, mais chances de subir na carreira.

Você também pode beneficiar a empresa onde trabalha, já que tendo contatos, quando surgirem vagas, pode indicá-los. Assim você tem chance de trabalhar com alguém que gosta e confia, e os líderes da empresa ainda podem lhe dirigir bons olhares, pelo acréscimo que você trouxe à equipe. 

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Como fazer uma lista de contatos profissionais

Construir uma lista de contatos não é tão difícil, principalmente considerando que hoje em dia nós temos uma grande aliada a nosso favor, nesse sentido: a rede social. 

Mas apenas adicionar alguém não é suficiente para que a pessoa se torne um dos seus contatos. É preciso mais do que isso. Veja bem:

1 – Faça um mapeamento

O primeiro passo para a criação de uma boa lista de contatos é definir quem deve fazer parte desse escopo. 

Afinal, qual o seu objetivo? Encontrar novas áreas? Buscar oportunidades em outras empresas que façam parte da sua área? 

Filtrar bem essas informações pode te ajudar a conduzir uma lista com os contatos “certos”, ou seja, que tenham potencial para te ajudar no que você pretende.

2 – Frequente eventos corporativos

Um local que tem muitos contatos em potencial é o evento corporativo, onde se une palestrantes, líderes em busca de colaboradores, colaboradores em busca de oportunidades. 

Pode ser uma boa opção para aprender e para aprimorar o seu networking. Não seja tímido, e não hesite em investir na interação com essas pessoas. Uma ideia é ter um cartão de visitas, por exemplo, que você possa entregar.

3 – Seja ativo no LinkedIn

Como já mencionamos, as redes sociais podem ser uma boa carta na manga no que diz respeito a socialização e networking. 

No entanto, não basta apenas adicionar as pessoas. Quem não é visto, não é lembrado. 

E para ser visto, você deve ser um usuário ativo da plataforma. Só assim vai atrair os olhares. Caso contrário, o seu perfil se perde na imensidão de informações que se tem na rede.

4 – Não procure os contatos só quando precisar de ajuda

Outra dica é que não se procure os contatos apenas quando quiser algo. As pessoas identificam com facilidade quando alguém age por puro interesse próprio. 

Mostre que você preza pela colaboração mútua e tente ouvir mais a outra pessoa e ajudá-la no que for possível. 

Por exemplo: se souber de uma vaga que seja a cara de alguém da sua lista, por que não enviar para ele? Isso já faz um diferencial enorme na relação de vocês. 

5 – Encontre seus contatos fora do trabalho

Com base nisso, vale também a dica de marcar programas com os seus contatos fora do âmbito profissional. 

É bom conseguir espairecer e deixar o trabalho um pouco de lado, para dar lugar ao bem-estar e à vida pessoal. 

Investir em interações descontraídas com os seus contatos (como um happy hour, por exemplo) fortalece os laços e aumenta a confiança. Fazer novas amizades é de grande importância.

6 – Peça que seus contatos te apresentem aos contatos deles

Na prática, quanto mais extensa for a sua lista de contatos, melhor. 

Por isso, você pode pedir que um colega te apresente para os outros colegas, assim como você também pode fazer isso, apresentando um colega para outro.

Quanto maior estiver esse círculo, mais chances de obter um retorno.

7 – Faça uma pós-graduação

Outro lugar apto para expandir a sua lista de contatos profissionais é o ensino superior, que está cheio de pessoas com interesses em comum. Por isso, vale investir em uma  pós-graduação em 6 meses, por exemplo.

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