8 passos para deslanchar a carreira: veja o que fazer

avião de papel para ilustrar texto sobre deslanchar a carreira

Deslanchar a carreira não é algo que se conquista da noite para o dia, não é mesmo? Para você conseguir o sucesso e reconhecimento profissional que deseja, vai precisar se dedicar e se esforçar para chegar onde você sempre sonhou. Contudo, essa jornada não precisa ser chata e tortuosa, muito pelo contrário.

Seguindo as dicas certas, você vai descobrir que o caminho para o crescimento profissional é desafiador, mas ele também pode ser animado, divertido e tranquilo. Afinal, buscar os seus objetivos é um ótimo incentivo para começar esse projeto e lidar com os obstáculos do caminho.

Para te ajudar com essa meta e dar um “empurrãozinho”, preparamos um tutorial com 8 passos práticos. Eles vão te ensinar a estruturar a sua jornada, e garantir que você não vai se perder no meio do caminho. Então, está pronto para descobrir tudo e ficar cada vez mais perto do crescimento da sua carreira?

Como deslanchar a carreira em 8 passos

1 – Antes de começar, aposte no autoconhecimento

A primeira ação a tomar é quase como um “passo zero”. Ela precisa acontecer para que o fio condutor do seu processo busque o caminho certo. Talvez você mude de ideia no meio do caminho e precise fazer alterações, isso é normal.

Contudo, quando você prioriza o autoconhecimento na sua vida, fica bem mais simples de entender o que você gosta, o que você quer, onde quer chegar e por que deseja seguir com esses anseios. Por isso, antes de olhar para o que você quer conquistar no mundo, olhe para dentro de si e dedique-se a compreender mais sobre você mesmo.

2 – Saiba exatamente onde você quer chegar

Ter essa sensibilidade com o autoconhecimento, de preferência acompanhado da psicoterapia, vai te ajudar a enxergar como você quer crescer. Isso acontece porque o conceito de “deslanchar” a vida profissional é muito relativo. Ele pode significar cargos de liderança ou posições intermediárias, de alto reconhecimento técnico.

Porém, talvez o sucesso esteja mais relacionado com o salário, com suas possibilidades de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, dinâmicas específicas de trabalho e muitas outras opções. Entendeu por que não tem como se desenvolver sem se conhecer, em primeiro lugar?

O autoconhecimento vai te ajudar a entender e definir os seus objetivos, onde você quer chegar, por que você almeja esse lugar e de que maneira o lado profissional vai influenciar no restante da sua vida.

3 – Monte um plano de carreira e mantenha-o atualizado

Pensou que estabelecer um objetivo era tudo o que você precisava? Vamos com calma, porque não é exatamente assim. Entender onde você quer chegar é apenas a “ponta do iceberg”. Agora, chegou a hora de compreender o que você precisa fazer para chegar até lá.

Estamos falando do famoso plano de carreira. Ele engloba todos os passos até a sua grande meta profissional, detalhando o que você precisa fazer em cada etapa para atingir as metas de curto, médio e longo prazo.

Desenvolver esse material é crucial para que você tenha foco e consiga acompanhar o seu desenvolvimento. Todavia, não encare o plano como algo imutável. Não há nada de errado em mudar de ideia, almejar novos objetivos e “recalcular a rota”. Então, de tempos em tempos, vale a pena revisitar suas metas e fazer as alterações necessárias.

4 – Invista na sua formação acadêmica

Dentro do plano de carreira, um ponto de grande importância é o seu desenvolvimento acadêmico. Hoje em dia, ter um diploma de graduação pode não ser considerado um grande diferencial, então, buscar maneiras de se diferenciar no mercado é crucial.

Uma das melhores opções é fazer uma especialização, como a pós-graduação Pitágoras. Dessa maneira, você consegue melhorar suas habilidades técnicas, se aprofundar no tema que deseja seguir profissionalmente, desenvolver mais soft skills e chamar a atenção de recrutadores.

Afinal, a escolha estratégica de uma pós direciona seus esforços e te coloca no centro dos holofotes, seja em um processo seletivo, seja em seu atual emprego na busca por promoções e melhores salários.

5 – Faça dos estudos um hábito

Além de se dedicar a uma pós-graduação, não se esqueça de manter os estudos como um hábito constante. Quando você se dispõe a aprender de forma estável, sempre vai ter acesso a novidades, ideias diferentes, tendências, novas visões de mundo, formas distintas de pensar, agir e trabalhar.

Isso inclui cursos livres, idiomas, experiências como intercâmbios, eventos e palestras, leituras, conteúdos diversos e até mesmo conversas com pessoas do seu círculo, em busca de novos conhecimentos.

6 – Aumente sua rede de contatos e cultive esse networking

Inclusive, falando sobre pessoas do seu círculo, lembre-se da importância das pessoas na sua jornada profissional. Cultive boas relações, busque conhecer novas pessoas da sua área, coloque-se à disposição, ofereça ajuda, troque informações e conhecimento para ter uma base sólida de networking.

Como resultado, você vai poder conviver com pessoas que admira, participar de debates sobre sua área de trabalho, trocar oportunidades e ter o suporte necessário para crescer e promover mudanças na sua carreira.

7 – Identifique soft skills estratégicas para desenvolver

Tão importante quanto as habilidades técnicas são as competências comportamentais. Sim, são as famosas “soft skills”. Além de serem muito valorizadas pelas empresas da atualidade, elas são fundamentais para que você consiga crescer na vida profissional com maturidade, inteligência emocional e habilidades que vão facilitar seu dia a dia e relacionamento com colegas.

Por isso, volte ao seu plano de carreira, use o que está aprendendo com o autoconhecimento e identifique quais são as soft skills estratégicas para você. Elas podem variar de acordo com seus objetivos e ter diferentes níveis de importância a depender do seu momento de carreira.

8 – Não se esqueça do descanso e do lazer

Finalmente, lembre-se do que falamos no início: sucesso é relativo, precisa englobar também a sua vida pessoal e contar com o equilíbrio para que tudo dê certo. Por isso, coloque os aspectos da sua vida na balança e priorize também os momentos mais tranquilos.

Descanse, tenha hobbies, cuide da saúde mental passe tempo de qualidade consigo mesmo e com familiares e amigos, e cultive uma vida balanceada para conseguir deslanchar a carreira. Outra dica é aproveitar o e-book que apesenta dicas poderosas e que vão contribuir com o gerenciamento da sua carreira. Boa leitura!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!