Crescimento profissional na empresa: 6 dicas para alcançá-lo

mulher sorrindo para ilustrar texto sobre crescimento profissional na empresa

Você lembra da época em que se desenvolver dentro de uma única companhia era o grande sonho de todos os profissionais? Por muito tempo, o crescimento profissional na empresa foi considerado sinônimo de sucesso, mas essa mentalidade mudou bastante nos últimos tempos.

Hoje, é normal um colaborador passar por dezenas de companhias ao longo de sua carreira. O preconceito com a rotatividade profissional está diminuindo cada vez mais, e o mercado já reconhece os benefícios de ter diversas experiências durante a jornada profissional.

Contudo, também não há nada de errado em almejar a construção da sua carreira dentro de uma única organização. Essa escolha também conta com uma série de pontos positivos, e talvez seja a ideal para o seu perfil e metas de vida.

Caso você queira crescer dentro da companhia onde trabalha, não deixe de conferir as dicas abaixo. Com os 6 passos listados, você vai conseguir se desenvolver e atingir todos os seus objetivos.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Crescimento profissional na empresa em 6 passos

1 – Determine os seus objetivos dentro da empresa

O primeiro passo é ter clareza do que você deseja atingir. Levando em consideração que a estrutura hierárquica da empresa já está bem definida, chegou a hora de observar os cargos e profissionais que estão à sua volta e avaliar o que você quer para a sua vida.

Deseja assumir posições de liderança? Continuar na mesma área onde já atua? De repente fazer uma transição de carreira sem mudar de emprego? Ou chegar até o topo dos cargos técnicos, mas sem se tornar um líder ou gestor?

As possibilidades são inúmeras, e apenas você pode definir exatamente o que se encaixa nos seus objetivos.

2 – Alinhe um plano de carreira junto de seu gestor ou mentor

Com a meta principal definida, chegou a hora de alinhar as suas expectativas com seu gestor ou mentor.

Essa etapa é muito importante para que você saiba exatamente o que a empresa espera de você e como ela pode te ajudar a ter o sucesso que deseja. Assim, você pode debater suas vontades de forma muito mais objetiva e direta, descobrindo o caminho que precisa trilhar para conseguir o que quer.

Talvez você precise passar por processos seletivos internos, cumprir requisitos para conseguir promoções e adicionar novas habilidades ao currículo. Tudo isso vai ser informado pelo seu gestor, facilitando o processo e tornando a caminhada muito mais assertiva.

Aproveite para montar um plano de carreira, caso ainda não tenha um, ou ajustar planos antigos aos seus objetivos atuais. Assim, todas as etapas ficarão claras tanto para você quanto para o seu líder, que vai poder te guiar ao longo do processo.

3 – Leve todos os feedbacks em consideração

Uma das grandes vantagens de querer crescer dentro da empresa é contar com um ambiente controlado. Ou seja, você já sabe o que esperar, conhece os processos, as dinâmicas e o que é valorizado pela liderança.

Isso tudo chega para você por meio da vivência profissional e também pelos feedbacks, que são de suma importância. Eles são momentos de grande aprendizado, em que você vai ter a oportunidade de ser reconhecido pelo seu trabalho e também de descobrir o que precisa lapidar. E os pontos de melhoria são justamente “personalizados” para a companhia atual.

Seus feedbacks vão ser verdadeiros catalisadores do processo, te mostrando exatamente o que deve ser feito para o crescimento acontecer.

4 – Coloque o seu plano em prática

Já sabe o que quer? Definiu as etapas para chegar no objetivo final? Conversou com seu gestor e estabeleceu prioridades? Ouviu atentamente aos feedbacks da sua equipe? Então chegou a hora de adicionar um novo verbo para o seu planejamento: agir!

Tire os planos do papel e comece a agir para buscar o seu desenvolvimento. Aos poucos, aceite novos desafios, melhore as suas soft skills, não tenha medo do desconhecido, nem de errar, e não se esqueça de priorizar a sua educação.

5 – Invista na sua educação superior

Contar com uma especialização no currículo faz toda a diferença, e muitas vezes, elas são um pré-requisito para participar de processos seletivos internos. Então, se você quer crescer dentro da companhia, não deixe de investir em uma pós, receber o título de especialista, dominar um tema da sua área e chamar a atenção da liderança da empresa.

Com uma pós-graduação, os gestores vão passar a te enxergar com outros olhos. Assim, você vai comprovar toda a sua dedicação e comprometimento com a carreira e o lugar onde escolheu trabalhar.

6 – Não se esqueça de colocar sua carreira na frente da companhia

Talvez você não queira ler isto, porém, é necessário adicionar toques de realidade aos seus planos. Por mais que não tenha nada de errado em buscar o desenvolvimento na organização atual, nem sempre a companhia vai ter os mesmos planos que você.

Sendo assim, trabalhe para o crescimento profissional na empresa, mas não deixe que ela ultrapasse a sua carreira em termos de prioridade. Independente do lugar de trabalho, a sua vida profissional precisa estar em primeiro lugar.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!