Comunicação eficaz na liderança: o que fazer para praticá-la?

mulher colando post-it para ilustrar texto sobre comunicação eficaz na liderança

A comunicação eficaz na liderança é uma habilidade indispensável para o sucesso de uma equipe. Por meio dela, é possível transmitir ideias de forma clara e, consequentemente, construir e fortalecer relacionamentos com os liderados.

Embora desenvolver essa competência seja uma tarefa que requer prática e paciência, é um processo que vale a pena e pode trazer resultados incríveis tanto para a empresa como para a sua carreira.

Neste artigo, você entenderá a importância da comunicação para o líder e o que fazer para colocá-la em prática. Confira!

Qual é a importância da comunicação eficaz na liderança?

A comunicação eficaz na liderança é um dos fatores essenciais para manter uma cultura positiva e saudável no ambiente de trabalho.

Para ter uma ideia, uma pesquisa da The Economist, realizada com empresas americanas, mostrou que o dia a dia de 52% dos colaboradores entrevistados foi afetado pela falta de comunicação dos líderes. Para 44% dos trabalhadores, essa defasagem resultou em atrasos na entrega de projetos.

Além disso, falhas na comunicação podem causar conflitos quando não são corrigidas. Quando elas acontecem entre líder e equipe, podem ter muitas consequências como  ressentimento,  frustração e impacto negativo na cultura da empresa.

Melhorar a forma como você se comunica com os seus liderados, além de contribuir para autoestima de cada um deles, também encoraja o trabalho em equipe e aumenta o engajamento do time.  

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Como praticar a comunicação eficaz na liderança?

Como você viu, dedicar tempo e esforço para melhorar a sua comunicação ajuda a gerar confiança e respeito entre você e sua equipe. A seguir, mostraremos como colocá-la em prática.

1 – Pratique a escuta ativa

A escuta ativa é uma das habilidades de comunicação mais importantes, afinal, ao invés de simplesmente ouvir o que o outro fala, busca entender o significado e as intenções por trás do que é dito. Como o próprio nome diz, exige participar de forma ativa no processo de comunicação.

Para demonstrar que você está atento às necessidades e preocupações do seu time, procure fazer o seguinte:

  • Esteja imerso na conversa;
  • Mantenha o contato visual;
  • Escute para entender ao invés de interromper com perguntas;
  • Tente parafrasear as falar do outro;
  • Procure se manter livre de julgamentos.

Quando escuta ativamente, você demonstra à sua equipe que se importa com ela e está disposto a ajudá-la.

2 – Defina expectativas claras

Os relacionamentos só funcionam bem quando expressamos as nossas intenções. Isso também vale quando falamos sobre relações profissionais.

Quando você estabelece normas e deixa claro o que você espera da sua equipe, as chances de ter algum mal-entendido ou resultados indesejados diminuem.

Seja através de e-mail, seja de reuniões, discussões em grupos ou feedback, é fundamental que todos saibam o que você espera deles individualmente e como equipe.

3 – Seja transparente

Manter o time informado sobre as decisões tomadas pela empresa e sobre mudanças importantes é uma característica comum em líderes que se comunicam de forma efetiva.

Quando estiver nas reuniões de rotina, procure atualizar os liderados sobre o momento da empresa. Compartilhe os objetivos, desafios e oportunidades da organização naquele momento.

Isso não apenas impactará positivamente a cultura da empresa como te ajudará no seu processo de tomada de decisão e deixará todos alinhados. 

Quando sua equipe está ciente do que está acontecendo, ela passa a se sentir mais engajada e motivada. 

4 – Faça do feedback o seu aliado

Oferecer feedback construtivo e frequente à sua equipe irá ajudá-los a crescer e melhorar. Além disso, ter esse tipo de conversa permite que você acompanhe o progresso do time, o que é crucial para o sucesso de longo prazo.

Mas não são apenas os liderados que precisam de feedback. Você também precisa entender o que eles pensam sobre o seu desempenho como líder.

Se pedir feedback e ele for construtivo, é preciso que você o incorpore no seu dia a dia. De nada adianta pedir a avaliação da equipe e não a colocar em prática.

Caso isso aconteça, o efeito pode ser inverso e eles perderão a confiança em você.

5 – Faça perguntas

Para se comunicar bem com a equipe, é importante que você peça a opinião deles e os envolva no processo de tomada de decisão. Essa é uma atitude simples e que pode aumentar bastante a confiança entre as duas partes.

Faça o exercício de incentivar a participação deles usando frases como:

  • Me fale mais sobre isso
  • Explique melhor a sua ideia
  • Qual solução você sugere para essa situação?

Fazer perguntas abertas como essas encoraja respostas mais elaboradas do que fazer perguntas objetivas.

6 – Não se esqueça da linguagem corporal

Outra prática que pode ajudar bastante na sua comunicação como líder é a linguagem não verbal.

Além de manter o contato visual, acenar com a cabeça e adotar uma postura mais relaxada pode deixar as pessoas da sua equipe mais confortáveis ao conversar com você. Usar as expressões para reagir ao que você está ouvindo também é fundamental e ajuda a reforçar que você está prestando atenção.

Acredite, pequenos gestos como esses podem ajudar a construir um relacionamento melhor com cada pessoa do time.

Enfim, a comunicação eficaz na liderança é uma grande responsabilidade e faz total diferença na cultura da empresa e seus resultados. Coloque esses hábitos em prática e veja como o relacionamento com a equipe melhorará.

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