4 profissões do futuro em Recursos Humanos: confira a lista

ilustração de pessoas para representar texto sobre profissões do futuro em Recursos Humanos

A transformação digital e os acontecimentos mundiais dos últimos anos trouxeram muitas renovações para o mercado profissional, desde os modelos de trabalho, até novas profissões. Dentro do RH, essa mudança também acontece de forma acelerada, alinhada a novas exigências do mercado e políticas mais inclusivas e justas. As profissões do futuro em Recursos Humanos tem um papel fundamental em apoiar as pessoas e canalizar essas renovações. 

O setor tem se especializado cada vez mais, ao fazer a ponte entre os colaboradores e as lideranças, sempre com foco em uma gestão humanizada. O mercado altamente competitivo gerou pressão por produtividade e, aliado ao período de pandemia, acabou tendo um efeito negativo na saúde mental dos profissionais. 

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Profissões do futuro em Recursos Humanos

Portanto, os desafios do RH para os próximos anos incluem promover um ambiente mais produtivo, enquanto trabalha pelo bem-estar corporativo e as profissões do futuro abrangem esses desafios. 

Segundo o Guia Salarial 2023 da Robert Half, essas são as 4 profissões do futuro no setor de RH: 

  1. People Analytics
  2. Change Management
  3. Diversidade e Inclusão
  4. DHO com foco em coach de liderança

A seguir, vamos nos aprofundar em cada uma, e entender sua importância para o futuro das organizações. 

People Analytics

O cargo, que pode ser traduzido como “analista de pessoas”, tem foco em estatísticas, baseadas em dados de equipes. Por meio de softwares, o people analytics consegue coletar, avaliar e diagnosticar o desempenho dos colaboradores, auxiliando os gestores em tomadas de decisão mais assertivas. 

A principal vantagem dessa análise é evitar o turnover e ter um melhor aproveitamento da equipe. Além disso, permite que as lideranças sejam proativas em relação a suas equipes, desenvolvendo programas e capacitações mais precisos, que vão beneficiar o desenvolvimento dos colaboradores internamente. 

Para exemplificar, a Nielsen, empresa global de análise e consultoria, descobriu que se tivesse redução de 1% no desgaste dos funcionários, poderia evitar US$ 5 milhões em custos. Também descobriram que o principal fator de retenção da empresa eram mudanças de cargo internas. Com isso, baseados na análise de dados, eles promoveram uma recolocação de colaboradores que gerou US$ 10 milhões em economia só nos oito primeiros meses. 

Isso significa que esses dados permitem avaliar a satisfação e desempenho dos colaboradores, e promover seu crescimento ao avaliar oportunidades onde ele é mais adequado.

Change Management 

O gerenciamento de mudanças permite avaliar, através de ferramentas e metodologias, formas de administrar os colaboradores quando a empresa está passando por transformações. Isso implica em preparar e dar suporte para as equipes, criando um plano de ação para a realização de um novo projeto, área, ou processo. 

Um exemplo recente é da pandemia e as alterações que ela trouxe ao panorama corporativo. Empresas com um gerenciamento de mudanças bem desenvolvido puderam se adaptar mais rápido e facilmente ao formato de home office, sem perder a produtividade, fornecendo o apoio necessário para que os colaboradores exercessem suas funções de casa. 

Como comentamos acima, os últimos anos foram de muitas transformações, e a tendência é que o mercado de trabalho siga em rápida e constante evolução. Novos sistemas, formatos de trabalho, inovações tecnológicas e sociais surgem em larga escala, e será preciso estar preparado para aplicar isso nas organizações sem grande impacto na produtividade, bem-estar, e aspectos financeiros. 

Diversidade e Inclusão

O setor de D&I já é presente em muitas empresas, mas a tendência é que se desenvolva ainda mais e se torne central nas organizações do futuro. Isso porque as pautas sociais avançaram nos últimos anos, em busca de uma sociedade mais justa e igual. 

Além de ser um desejo da população, também é um agregador de valor para a companhia. Estudos apontam que os consumidores buscam marcas que estão engajadas com a transformação social. Uma pesquisa realizada pela agência de RP e marketing Fleishman Hillard mostra que 70% dos consumidores escolhem produtos e serviços de organizações que geram impacto social e ambiental. 

No centro disso, está uma organização que só tende a ganhar com a inclusão e diversidade. Além de permitir que os colaboradores lidem melhor com as diferenças, uma organização plural tem mais chances de criar soluções inovadoras, justamente por promover novos olhares e perspectivas. 

DHO com foco em coach de liderança

A área de Desenvolvimento Humano e Organizacional é a que melhor ilustra a necessidade de equilíbrio entre bem-estar e produtividade. O papel desse setor é justamente buscar ferramentas para engajar e motivar os colaboradores, ao analisar e entender o que pode estar afetando sua produtividade. 

A proposta do DHO é valorizar as equipes, promovendo uma gestão mais humanizada. Entre suas atribuições estão a comunicação com os colaboradores para entender suas dores, buscar ações que desenvolvem o bom relacionamento entre as equipes, encontrar formas de motivar as pessoas e, principalmente, treinar e desenvolver os profissionais, incentivando-os a evoluir dentro da instituição. 

A particularidade dessa posição está no foco em liderança. Um bom líder precisa trabalhar soft skills como comunicação, segurança, empatia e responsabilidade, além de um perfil que busca soluções e está sempre atento a formas de inovar. Esse cargo deve estar atento a essas características e fornecer aos colaboradores ferramentas para que as desenvolvam. 

Para conhecer mais a fundo cada uma dessas áreas e se aperfeiçoar, é necessário seguir em busca de conhecimento. Uma especialização ajudará a preparar os profissionais de RH a atuar nesses segmentos, que terão destaque nos próximos anos. Para isso, é possível concluir uma pós-graduação em 6 meses.

No formato EAD, os profissionais vão se aprofundar nos temas e se preparar para atuar nas profissões do futuro em Recursos Humanos. 

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