Pós-graduação em Nutrição em Pediatria: veja detalhes do curso

nutricionista com criança para ilustrar texto sobre pós-graduação em Nutrição em Pediatria

Fazer a pós-graduação em Nutrição em Pediatria é uma excelente maneira de direcionar a sua carreira e conseguir se diferenciar no mercado de trabalho, sabia? Com a especialização, você vai receber o título de especialista, adquirir conhecimentos novos e nichados, se aprofundar na área da nutrição para crianças e se atualizar sobre todas as novas descobertas e tendências.

Contudo, todo mundo pode fazer essa pós? O que exatamente ela aborda? Quais são as competências que você vai desenvolver ao longo do curso? Como ele é estruturado?

Para responder a essas perguntas e tirar todas as suas dúvidas, confira o material abaixo. Ele explica em detalhes tudo o que você precisa saber sobre essa especialização, que tem tudo para fazer a sua vida profissional deslanchar.

Pós-graduação em Nutrição em Pediatria

Por que cursar essa especialização?

Na área da saúde, lidar com a alimentação de crianças e adolescentes é um desafio e uma tarefa muito importante. Afinal, muitas pesquisas buscam entender a relação entre a alimentação e a saúde da criança e do adolescente e suas implicações durante a vida adulta.

Além disso, as mudanças na sociedade e as peculiaridades da nutrição pediátrica precisam ser temas prioritários para profissionais da saúde que atendem crianças, e sendo assim, nutricionistas precisam compreender todas as peculiaridades das faixas etárias mais jovens.

Por exemplo, muitos estudos já indicaram que a diminuição da desnutrição e o aumento do excesso de peso podem levar ao surgimento de doenças que, anteriormente, eram mais comuns em adultos. Da mesma maneira, os primeiros 1.000 dias de vida da criança já se provaram fundamentais, no âmbito nutricional, para a saúde futura.

Em resumo, realizar um atendimento nutricional de excelência em recém-nascidos, lactentes, crianças e adolescentes é imprescindível para qualquer nutricionista focado nesta faixa etária, que está chamando a atenção do mercado de trabalho.

E com esta pós-graduação, você vai ser capaz de fornecer assistência nutricional a indivíduos sadios e enfermos, em diferentes fases da vida, com a avaliação nutricional, reconhecimento das necessidades nutricionais de acordo com a idade, e muito mais. Ao final do curso, poderá atuar na ala pediátrica em diversos campos, como hospitais, escolas, clínicas e oficinas alimentares.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Quem pode fazer o curso?

Se você se identificou com o foco desta especialização, que tal descobrir agora se você pode se inscrever no curso?

Para ingressar em qualquer pós-graduação, é necessário ter um diploma de graduação. Isso significa que ter concluído um bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo é um pré-requisito para se tornar um pós-graduando.

Além disso, a pós em Nutrição em Pediatria é voltada para nutricionistas, ou seja, profissionais formados na faculdade de Nutrição e com seu diploma registrado segundo as normas estabelecidas pelo MEC.

Quais são os objetivos da pós?

Sendo assim, o curso tem como objetivo geral habilitar nutricionistas para a prestação de assistência nutricional especializada a recém-nascidos, lactentes, crianças e adolescentes.

Além disso, as metas também incluem apresentar os conceitos básicos da fisiologia de recém-nascidos, crianças e adolescentes, garantir a sua capacitação para realizar avaliação nutricional nas diferentes faixas etárias e reforçar os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento dos bebês.

Outros objetivos são o ensino do crescimento e desenvolvimento pediátrico, bem como suas consequentes demandas metabólicas e nutricionais, capacitar os alunos para realizar orientação nutricional a crianças nos primeiros anos de vida, fase pré-escolar e escolar, com base no Guia Alimentar para Menores de 2 anos, e apresentar as diferentes recomendações nutricionais para cada faixa etária, para a elaboração de planos e estratégias alimentares e nutricionais.

Por fim, durante a pós-graduação você também vai aprender sobre o manejo nutricional em pacientes pediátricos com seletividade alimentar, alergias, intolerâncias e patologias diversas, ser capaz de elaborar indicadores de qualidade em nutrição e compreender o uso de softwares em nutrição. 

Qual é a matriz curricular?

Com isso em mente, o curso foi desenvolvido por profissionais altamente qualificados da área de nutrição, com experiência acadêmica e de mercado. Eles desenharam a seguinte grade curricular, com disciplinas robustas para o seu processo de aprendizagem:

  1. Aspectos gerais e fisiológicos da nutrição materno-infantil
  2. Nutrição do neonato e lactente
  3. Avaliação nutricional
  4. Alimentação complementar e dificuldades alimentares
  5. Nutrição na infância e adolescência
  6. Terapia Nutricional Enteral e Parenteral em Pediatria
  7. Intolerâncias e alergias alimentares
  8. Indicadores de qualidade e softwares em nutrição
  9. Gestão de carreira

As aulas serão ministradas por meio de videoaulas, disponíveis para acesso quando e onde você quiser no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ele também reúne todos os materiais extras para complementar a sua formação, como slides, materiais de apoio, leituras extras, a maior biblioteca virtual da América Latina e um sistema de tutoria.

Que habilidades e competências vou desenvolver?

Assim, ao concluir as 360 horas da especialização, você será capaz de atuar na assistência nutricional ao paciente pediátrico, com a elaboração de diagnóstico e prescrição de plano alimentar e/ou dietoterápico contemplando as necessidades individuais, dentro de cada faixa etária.

Além disso, você vai desenvolver as seguintes habilidades:

  • Fazer diagnóstico nutricional do paciente pediátrico, com base na avaliação nutricional e estabelecendo o risco nutricional;
  • Analisar e caracterizar alterações nutricionais, fisiológicas e metabólicas do processo de crescimento e desenvolvimento do paciente;
  • Estabelecer as recomendações nutricionais de cada faixa etária;
  • Realizar a prescrição dietética e estratégias de intervenção para proporcionar qualidade de vida e saúde, do nascimento à adolescência.

Agora que você já sabe tudo sobre a pós-graduação em Nutrição em Pediatria, o que está esperando para se inscrever? Aproveite essa oportunidade para se especializar na área pediátrica e se destacar no mercado da Nutrição.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!