5 livros para professor de Educação Infantil: veja a seleção

sala de aula para ilustrar texto sobre livros para professor de Educação Infantil

Não há dúvidas sobre a importância da leitura na formação de bons profissionais. A prática amplia o conhecimento e o repertório cultural do leitor, além de uma série de outros benefícios para a prática profissional. Quando falamos sobre educadores, a leitura tem ainda mais relevância, principalmente na Educação Infantil. Isso porque os livros para professor de Educação Infantil apresentam novos pontos de vista e reflexões essenciais para a sala de aula. 

Se você é um professor de Educação Infantil e está buscando novas fontes de informação, este artigo é para você. Preparamos uma seleção de livros diversa que inclui obras de vários autores para você aumentar o repertório e melhorar a prática com seus alunos. Confira abaixo cinco livros sobre Educação Infantil:

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

5 livros para professor de Educação Infantil

1 – O trabalho do professor na educação infantil 

O primeiro livro da lista vai abordar de que forma o ambiente de Educação Infantil e sua gestão estão ligados a uma proposta pedagógica e a uma determinada visão do que é ser criança. A partir disso, diversos autores se propõem a discutir uma série de questões relevantes sobre o tema, como:

  • O que é preciso fazer para que o tempo e as oportunidades de convivência das crianças nas creches e escolas esteja de acordo com a ideia contemporânea de educação? 
  • Como garantir o protagonismo das crianças? 
  • E a parceria com as famílias?
  • Como garantir a convivência das crianças em ambientes ricos, afetivos e desafiadores? 

Esses são alguns dos pontos abordados na obra.

2 – O Dia a Dia das Creches e Pré-Escolas: Crônicas Brasileiras

Um dos livros mais citados sobre Educação Infantil no Brasil, a obra é resultado da experiência de dezenas de educadores e técnicos das Creches da Universidade de São Paulo (USP). Por meio de crônicas, o livro reflete sobre as diferentes orientações didáticas para variadas situações educativas disponíveis aos educadores brasileiros. A obra vislumbra caminhos e possibilidades de se construir uma Educação Infantil de qualidade no Brasil.

3 – As Cem Linguagens da Criança

Se você gosta de estudar sobre Educação Infantil, então já deve ter ouvido falar sobre Reggio Emilia. Esse é o nome de uma cidade na Itália onde foi realizada uma experiência educativa para a primeira infância que resultou em um dos melhores sistemas educacionais do mundo. 

Essa abordagem inovadora é considerada humanizada e integrada à comunidade, já que propõe uma escola “sem muros” para que todos contribuam para que as crianças desenvolvam suas potencialidades e habilidades no processo de ensino e aprendizagem. 

É sobre esse método inovador que o livro vai tratar. A obra apresenta as reflexões dos educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema, assim como as reflexões dos norte-americanos que estudaram lá.

Pode-se dizer que o livro é uma grande introdução que aborda história e filosofia, currículo e metodologias de ensino, escola e sistema organizacional, uso do espaço e ambiente físico, além dos papéis dos profissionais de Educação Infantil.

4 – Por Amor e por Força: Rotinas na Educação Infantil

Escrita por Maria Carmen Silveira Barbosa, a obra tem como objetivo propor uma reflexão sobre as rotinas na Educação Infantil. Para isso, a autora mostra suas observações a respeito de como se estabelecem as rotinas em diversas instituições no Brasil e no exterior. 

Ela mostra de que forma é possível repensar o cotidiano pedagógico, atentando-se às práticas, aos motivos pelos quais se faz as coisas de um jeito ou de outro, viabilizando mudanças. 

A autora propõe sair de uma visão adultocêntrica, em que o adulto “sabe o que é melhor para as crianças”. A ideia é adotar a premissa de que o processo de ensino e aprendizagem está sendo constantemente reconstruído.

5 – Desenvolvimento e Aprendizagem

O livro organizado por Alysson Carvalho, Fátima Salles e Marília Guimarães busca dialogar com o leitor na com a intenção de aperfeiçoar o seu trabalho como mediador para o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos. 

Com uma linguagem acessível, a obra trata da experiência dos autores com a Educação Infantil, apresentando elementos para instrumentalizar os profissionais da área, com o objetivo de construir uma prática pedagógica com cada vez mais intenção. 

Pós-graduação em Educação 

Além de manter a leitura em dia para estar em constante aprendizado sobre o tema, é interessante que os educadores também busquem conhecimento acadêmico. Nesse sentido, uma pós-graduação mostra-se como um bom caminho para os profissionais que desejam se especializar na área. 

Fazer uma pós-graduação em Educação é uma maneira de aprofundar conhecimento sobre o tema e ficar por dentro das discussões mais recentes sobre o tema, algo essencial para a área. Agora que você está com uma lista de livros para professor de Educação Infantil, que tal buscar informação sobre uma especialização na área? Dessa forma, você melhora a sua prática em sala de aula, além de se destacar no mercado de trabalho.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!