Como montar um espaço de estética? Siga estes 6 passos!

esteticista trabalhando para ilustrar texto sobre como montar um espaço de estética

O Brasil é o terceiro maior mercado de estética do mundo, o que torna esse setor altamente competitivo e com crescimento anual expressivo. No entanto, quem deseja se destacar nessa área precisa saber como montar um espaço de estética que vá além do básico.

Neste artigo, você encontrará informações valiosas sobre esse mercado e conhecerá, passo a passo, tudo o que é necessário para abrir um centro de estética de sucesso no Brasil. Acompanhe!

Quem pode abrir um centro de estética?

Para entrar nesse segmento, é fundamental que você entenda todas as exigências legais e o perfil de profissionais habilitados para atuar como responsáveis técnicos da clínica.

Qualquer pessoa pode ter uma clínica estética, no entanto, se você for o empreendedor e não possuir formação técnica na área, será necessário contratar um profissional técnico habilitado, conforme a Lei nº 13.643/2018.

Para ser responsável técnico, a lei também exige que o profissional tenha nível superior com concentração em Estética e Cosmética, como uma graduação ou pós-graduação. Isso significa que profissionais que possuem ensino médio e se formaram em cursos técnicos não podem ser responsáveis por suas clínicas e consultórios.  

Além disso, é importante ressaltar que o empreendedor precisa atender a outras exigências legais, como regularização da empresa, alvará de funcionamento e o cumprimento de normas sanitárias e de segurança do trabalho.

Como montar um espaço de estética em 6 passos

Abrir um espaço de estética pode ser uma oportunidade bastante promissora para empreendedores que queiram investir no mercado de beleza e bem-estar. No entanto, é preciso planejamento e dedicação.

Veja a seguir os 6 passos para ter uma clínica de estética de sucesso.

1 – Planejamento e pesquisa

Antes de abrir a sua empresa de estética, é preciso fazer um plano de negócios detalhado e que leve em consideração o público-alvo, custos, análise da concorrência na região, além de oportunidades e nichos pouco explorados.

Confira a seguir os pontos que não podem faltar nesse planejamento:

Análise de mercado

Pesquise e inclua informações sobre o setor, o perfil do seu público-alvo, quem é a concorrência local e regional, e as oportunidades e ameaças identificadas.

Produtos e serviços

Nessa etapa, você listará todos os serviços e tratamentos estéticos que serão oferecidos na clínica. Não se esqueça de destacar os diferenciais que o seu negócio terá.

Plano operacional

Aqui, você definirá qual será a estrutura do espaço, a quantidade de colaboradores e suas funções, como será o processo de atendimento, de prestação de serviço e quem serão os fornecedores de produtos e equipamentos.

Plano de recursos humanos

Nesse ponto, você detalhará a contratação e a capacitação dos profissionais do centro estético, a política de remuneração e os benefícios, além dos planos de treinamento e desenvolvimento da equipe.

Análise financeira

É fundamental fazer projeções financeiras, determinando os investimentos iniciais, custos fixos e variáveis, receitas, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, rentabilidade e retorno do investimento.

Plano de marketing e vendas

Defina estratégias para divulgar e promover o seu espaço. Inclua publicidade, redes sociais, parcerias, eventos e ações promocionais. 

2 – Escolha do local 

Depois de fazer o planejamento, é o momento de escolher o melhor lugar para a clínica de estética.

O ideal é optar por um local de fácil acesso, com estacionamento ou que tenha estacionamento nas proximidades, além de boas opções de transporte público.

Também é preciso considerar a presença de negócios complementares que estejam próximos do centro estético, como academias, salões de beleza e clínicas médicas. Isso pode potencializar a captação de clientes.

Outro fator importante para a escolha do local é o tamanho e a disposição das áreas internas. Lembre-se de que ele deve acomodar a recepção, as salas de atendimento, sala de espera, espaços administrativos e de armazenamento.

Uma etapa crucial da escolha do local também é verificar se o imóvel está em conformidade com as leis e regulamentações municipais e estaduais, como o zoneamento e as normas sanitárias.

3 – Registro e legalização

Para a abertura de qualquer empresa, é necessário que o empreendedor avalie as opções que atendam melhor suas expectativas e o perfil de seu negócio, para então abrir o seu CNPJ em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade.

O ideal é contratar um contador para que ele possa te orientar na escolha do melhor tipo de empresa para a formalização do seu negócio, como MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte). Sem dúvida, com o contador, será mais fácil fazer todo o processo de registro da empresa junto aos órgãos competentes.

Algumas das etapas envolvidas na formalização de uma clínica estética podem incluir:

  • Contrato Social
  • Registro do Contrato Social
  • Registro na Secretaria da Receita Federal
  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda
  • Registro na Prefeitura Municipal
  • Registro no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)
  • Alvará de Funcionamento

Além de te orientar em relação a tudo isso, o contador também será o responsável por garantir o cumprimento das obrigações fiscais da empresa. 

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4 – Equipamentos e materiais

O momento da escolha dos equipamentos e materiais para o centro de estética também é importante, afinal, tem impacto direto na qualidade dos serviços que serão oferecidos.

Veja as nossas dicas:

Defina as necessidades do seu negócio

Identifique os tratamentos e serviços que você deseja oferecer e as necessidades específicas do seu espaço de estética. Assim, você conseguirá priorizar suas aquisições.

Faça uma pesquisa

Pesquise diferentes marcas e fornecedores de equipamentos estéticos, compare os preços, a qualidade, a eficácia e as funcionalidades.

Priorize qualidade e segurança

Escolha equipamentos que atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos por órgãos reguladores, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil. Também é preciso verificar se os equipamentos possuem certificações e selos de qualidade, o que poderá ajudar a garantir a eficácia e a segurança dos tratamentos.

Opte por tecnologia comprovada

Prefira equipamentos com tecnologia comprovada e amplamente utilizada na indústria estética. Fique atento a equipamentos inovadores, que podem ser atraentes, mas precisam ter resultados comprovados e serem uma escolha segura para os clientes e profissionais.

5 –  Contratação e treinamento de profissionais

É essencial a contratação de profissionais qualificados, que possuam experiência e habilidades específicas para oferecer cada tratamento.

Para começar suas atividades, uma equipe de uma pequena empresa de estética pode ser composta pelos seguintes profissionais:

  • 2 esteticistas;
  • 1 recepcionista;
  • 1 auxiliar de limpeza;
  • 1 responsável administrativo (gerente ou proprietário);

Além disso, é preciso investir em treinamento e capacitação contínua para que sua equipe se mantenha atualizada sobre novas técnicas e tendências.

6 – Estratégias de marketing e divulgação

Por fim, é fundamental que você crie um plano de marketing e divulgação eficiente para promover a sua empresa.

Confira algumas estratégias para divulgar a clínica de estética:

Presença online: site profissional e atualizado;

Redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok são ótimas plataformas para compartilhar conteúdo e divulgar os tratamentos, respeitando os conteúdos permitidos;

Marketing de conteúdo: blog posts, vídeos no YouTube e e-books podem ajudar a posicionar a clínica como autoridade no assunto e atrair clientes;

E-mail marketing: tenha uma lista de e-mails de clientes e envie newsletters com novidades, promoções e conteúdo relevante;

Publicidade: invista em anúncios pagos no Google Ads e em redes sociais;

Faça parcerias: ter parcerias com estabelecimentos como academias, salões de beleza e lojas de moda e cosméticos pode ajudar a impulsionar a clínica.

É essencial avaliar todas as opções de divulgação que serão mais efetivas para atingir os objetivos do seu plano de negócios.

O que não pode faltar em um espaço de estética?

Como você viu, com organização e dedicação é possível ter uma clínica com potencial de sucesso, certo?

Para te deixar ainda mais seguro em relação à abertura da sua empresa, compartilhamos a seguir o que não pode faltar em um espaço de estética:

Higienização e biossegurança

Manter todos os protocolos de higienização e esterilização dos equipamentos e do ambiente sempre atualizados e em conformidade com as normas sanitárias.

Diversidade de tratamentos

Ofereça uma gama variada de serviços, de acordo com as necessidades e preferências dos clientes.

Estrutura adequada

Salas de atendimento individuais e climatizadas, além de sala de espera confortável e agradável para receber os clientes.

Atendimento personalizado

Foque na qualidade do atendimento, esteja atento às expectativas e necessidades individuais de cada cliente e adapte os tratamentos para oferecer os melhores resultados.

Acompanhamento e pós-atendimento

Fazer o acompanhamento efetivo dos clientes após a prestação do serviço pode estabelecer uma relação duradoura.

Capacitação contínua

Incentive e invista na capacitação dos profissionais e na sua também, promovendo treinamentos e cursos para atualização em novas técnicas e tendências.

Uma boa escolha para quem deseja se especializar é a pós-graduação em Estética e Cosmetologia. Durante o curso, os profissionais ampliam seu conhecimento sobre disfunções estéticas faciais e corporais e em cosmetologia e atualizam seus conhecimentos em recursos terapêuticos e tratamentos estéticos. As disciplinas são:

  1. O fibroedema gelóide e a lipodistrofia localizada
  2. Tratamentos pré e pós-operatórios nas cirurgias plásticas
  3. Estética no envelhecimento facial
  4. A cosmetologia na estética facial e corporal
  5. Abordagem estética e cosmética no tratamento de estrias
  6. O envelhecimento cutâneo e ativos cosméticos para tratamento
  7. Recursos terapêuticos manuais aplicados a estética facial e corporal
  8. Recursos terapêuticos e produtos cosméticos para tratamento de Acne vulgar e suas sequelas
  9. Hipercromias: tratamento estético e eletrotermofototerápicos

Agora, você já tem todas as dicas e informações detalhadas e já sabe como montar um espaço de estética completo e competitivo. Lembre-se de que o sucesso do seu negócio exige investimento e comprometimento contínuo com a qualidade, a atualização, a inovação e a satisfação dos clientes.

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