4 estratégias de networking para transformar a sua carreira

conexão de pontos e linhas para ilustrar texto sobre estratégias de networking

Fazer bons contatos profissionais é uma ferramenta importante para dar novos passos na carreira. É por meio das relações que desenvolvemos que podemos aperfeiçoar nosso conhecimento, conhecer mentores e ainda descobrir novas oportunidades de trabalho. E para isso é preciso desenvolver estratégias de networking

Se engana quem pensa que se trata apenas de trocar contatos, ou bater um papo durante um evento. É um processo que precisa ser alimentado constantemente, para que essas relações se estreitem e solidifiquem. 

É preciso também entender os limites da relação, para não ser invasivo ou parecer interesseiro. A ideia é que essa rede se expanda organicamente, à medida que vai avançando no mercado. 

Por que fazer networking?

Existem muitos benefícios em criar uma rede de contatos profissionais. Além de ser lembrado em possíveis oportunidades de trabalho, pode ampliar o conhecimento, descobrindo inovações do mercado através dessa comunicação. Confira os principais motivos para fazer uma rede de contatos:

Inspira a criatividade

Se comunicar com pessoas da mesma área ou até mesmo de setores diferentes pode te apresentar a pessoas inovadoras e inspiradoras. Ter bons exemplos para seguir influencia a dar o melhor de si e pode tornar os profissionais mais criativos. Acompanhar alguém que você sabe que faz um bom trabalho pode te trazer novas ideias que ajudarão em um projeto e podem até garantir uma promoção. 

Amplia o conhecimento

Como falamos, manter contato com outras pessoas nos permite conhecer mais de um determinado tema, seja através de um especialista, seja pelo compartilhamento de novos conteúdos em redes sociais. 

Quem busca crescimento na carreira sabe como é importante se aprimorar, pois só por meio de novos conhecimentos somos capazes de evoluir e buscar cargos melhores, portanto, tudo pode servir como um aprendizado. 

Gera novas oportunidades

O famoso “quem indica” nem sempre é saudável para o mercado, pois pode ser baseado em relações pessoais, e não em talento ou merecimento. Porém, quando fazemos contatos genuínos com outros profissionais, temos a oportunidade de mostrar nosso talento, contar sobre nossas habilidades e nos apresentar profissionalmente. 

Com isso, os contatos que foram criados vão se lembrar e, quando houver uma oportunidade, podem fazer uma indicação. É uma maneira de abrir novas portas na carreira.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Estratégias de networking

Fazer bons contatos é importante, mas por onde começar? Sair da zona de conforto, ter uma comunicação ativa e um pouco de “cara de pau” não é fácil para todo mundo. Além disso, não é só trocar cartões em um evento e pronto, relação criada. 

Fazer networking é um processo que pode ser realizado pessoalmente ou de forma digital, mas que precisa de estratégias adequadas. Confira quatro maneiras de criar e ampliar o networking a seguir:

1 – Amplie sua busca

“Sair da bolha” é importante para criar uma rede ampla e diversa. Além de buscar novos contatos entre seus pares, que executam trabalhos ou atuam em empresas similares, busque fora desses ambientes também. Mantenha contato com colegas e professores da universidade, e se aproxime de pessoas com os mesmos interesses que os seus. 

Fazer uma especialização é uma boa maneira de conhecer novas pessoas. Com origens e, às vezes, até ocupações distintas, os alunos podem criar conexões e até desenvolver projetos juntos. A pós-graduação Anhanguera te ajuda nesse aspecto, com uma gama de cursos que ajudarão a expandir o conhecimento e colocarão em contato com outros profissionais. 

2 – Mantenha contato frequente

Com as redes sociais, é mais fácil manter conversas regulares, mesmo sem se ver com frequência. Seja no LinkedIn, seja em redes pessoais, engaje com as pessoas e mostre seu interesse genuíno comentando e fazendo perguntas. 

Nesse caso, é importante ter afinidade com as pessoas, para que o assunto flua naturalmente, e não fique apenas em elogios vazios. Portanto, valorize esses contatos, parabenize pelas conquistas e seja sincero nas suas palavras. 

3 – Seja direto

Pode ser que, em determinados momentos, seu contato seja para pedir algo, seja uma dica profissional, um feedback ou até mesmo uma indicação. Nesse caso, seja direto e comece a comunicação já comentando seu propósito, ao invés de convidar para um café ou marcar uma call despretensiosamente. 

4 – Faça “a social”

A forma mais tradicional – e infalível – de fazer novos contatos é no “cara a cara”. Setores promovem eventos regularmente para apresentar novidades de produtos, ou inovações do mercado. Utilize essa oportunidade para se apresentar às pessoas e criar conexões. 

Isso também serve para eventos sociais fora do ambiente de trabalho e, mais uma vez, deve ser um processo orgânico. Digamos que tenha um amigo em comum que trabalhe em uma empresa que te interessa, pergunte sobre o dia a dia da pessoa, qual trabalho faz e como é trabalhar lá. 

Uma dica valiosa é escutar as pessoas com atenção. Se tiver curiosidade sobre algo, seja atencioso e se concentre na conversa. A pessoa se sentirá valorizada e você guardará o que foi falado na memória com mais facilidade. 

O processo de criação de uma rede de contatos é vivo, e agrega e diminui pessoas ao longo da carreira, conforme pessoas entram e saem do convívio, ou progridem em suas áreas. Portanto, as estratégias de networking devem ser constantes, e partindo de uma relação de admiração e honestidade. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!