Carreira em marketing digital: veja as opções e qual escolher

ilustração de notebook para representar texto sobre carreira em marketing digital

Já faz alguns anos que as opções de carreira em marketing digital vem ganhando destaque no mercado. Isso porque a internet se consolidou e hoje é essencial que as empresas tenham uma presença forte no meio digital. Para isso, é necessário uma boa equipe de marketing conduzindo a comunicação do negócio. 

Esse é um campo de trabalho muito amplo que permite inúmeras opções de carreira, sendo possível, inclusive, facilmente migrar de uma área para outra dentro do marketing digital. Se você tem interesse em se aventurar nesse meio, a dica é escolher uma área para se especializar. Assim, fica mais fácil se destacar no mercado de trabalho. 

Opções de carreira em marketing digital

Como comentamos, são várias as opções de carreira nessa área e, em muitos casos, os profissionais trilham uma trajetória bastante dinâmica ao longo dos anos. Como o marketing está em constante evolução, o tempo todo surgem novas demandas e possibilidades de trabalho. 

Na prática, isso significa que o profissional que deseja trabalhar com marketing digital deve estar em constante aprendizado, já que é preciso muito conhecimento e capacidade de adaptação para acompanhar o mercado. 

Confira abaixo as principais possibilidades de carreira em marketing digital:

Gerente de Mídias Sociais

É impossível falar sobre marketing digital sem pensar em mídias sociais, já que é fundamental que as marcas estejam presentes nas redes sociais. O papel do gerente de mídias sociais é justamente desenvolver uma estratégia para essa presença, além de gerenciar todas as contas da empresa nas plataformas. 

É papel desse profissional planejar um calendário editorial e produzir conteúdo para diferentes redes sociais. Esse trabalho costuma ser feito em parceria com as outras áreas de marketing e vendas, já que a presença de uma marca nas redes segue uma estratégia de marketing que pode envolver mais setores.

Geralmente, os gerentes de mídias sociais também pesquisam tendências de marketing e plataformas sociais para que a empresa continue sempre relevante acompanhando os movimentos do mercado.  

Especialista em SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa otimização de mecanismos de busca. O especialista em SEO é o responsável por analisar e implementar as melhores práticas nos sites da marca. Esse é um ponto fundamental para o marketing digital, já que o SEO contribui para aumentar a visibilidade da marca e alcançar novos clientes. 

Esse profissional domina as técnicas e estratégias de otimização de conteúdos e sites em diferentes sistemas de gerenciamento. No dia a dia, o trabalho do especialista em SEO consiste em garantir a otimização dos conteúdos em texto, pesquisar palavras-chaves, criar links, monitorar o tráfego do site, além de, claro, acompanhar as tendências da área para manter a empresa sempre atualizada. 

Especialista em E-mail Marketing

O e-mail marketing tem papel importante na estratégia de marketing digital de uma empresa. Um especialista na área é responsável por criar essa estratégia de comunicação de uma marca com os clientes via e-mail. Geralmente, esses e-mail comunicam os consumidores sobre descontos, oportunidades e atualizações sobre a marca. 

Esse profissional é o responsável por disparar esses e-mails por meio de softwares especializados. O especialista em e-mail marketing também acompanha o desempenho desses envios, fazendo análises de dados e gerando insights para as próximas campanhas da marca. 

Redator de conteúdo

O redator de conteúdo é peça-chave para uma estratégia de marketing digital ser colocada em prática. Ele é o responsável por escrever toda a comunicação da marca, do site aos e-mails, passando por anúncios pagos e mídias sociais. 

Eles precisam dominar técnicas de marketing de conteúdo para criar textos atrativos, comerciais e informativos para os clientes. Eles também fazem a revisão gramatical e ortográfica dos textos, garantindo que tudo estará de acordo com a norma. Além disso, eles são os responsáveis por garantir que a comunicação da marca siga o mesmo tom de voz e estilo. 

Especialização em Marketing Digital

Após conhecer as opções de carreira dentro do marketing digital, você deve estar se perguntando como entrar nesse mercado. Um bom caminho para isso é buscar conhecimento e investir em uma especialização. Nós temos alguns cursos focados na área, são eles:

  • MBA em Marketing Digital
  • MBA em Marketing Digital e Analytics
  • Gestão Comercial e Estratégica em Marketing Digital

São opções de cursos que apresentam conteúdos atualizados de acordo com as tendências do momento. Além das aulas com professores especializados no assunto, você tem acesso a materiais aprofundados, o que garante uma formação que atenda as necessidades do mercado de trabalho. 

Além disso, outra vantagem do MBA e da pós-graduação EAD é que você consegue investir na sua carreira em marketing digital no melhor horário e local para você. O ensino a distância se adapta às suas necessidades, facilitando os estudos e te colocando mais perto dos seus sonhos profissionais. 

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