Como elaborar um plano de cargos e salários? Confira!

organograma para ilustrar texto sobre plano de cargos e salários

Todos querem trabalhar com os melhores e um dos desafios do RH atualmente é conseguir atrair os principais talentos do mercado. Somente uma boa remuneração não é suficiente para profissionais que buscam crescimento na carreira. Por isso, as empresas devem desenvolver um plano de cargos e salários que mostre as oportunidades que os candidatos terão. 

O plano também é importante para incentivar os colaboradores pois, além de mostrar quais habilidades técnicas eles podem desenvolver para garantir seu crescimento, é uma forma de manter as equipes motivadas, sabendo que a organização investe na sua evolução profissional. 

Para desenvolver esse planejamento, o RH precisa estar alinhado com as equipes, com as oportunidades disponíveis na empresa e com os próprios colaboradores. É necessário fazer uma análise de sua performance através de indicadores estratégicos, para então mapear as possibilidades.

O que é plano de cargos e salários?

O plano é um documento que contém a descrição e especificações de cargo, bem como informações salariais. Ele também pode incluir um organograma que indica como a empresa está estruturada. 

Essa ferramenta indica a importância das funções para a relevância do negócio, e oferece salários e benefícios adequados a essas atribuições. Em relação à remuneração, o plano deve contar também a política salarial e as regras aplicadas na contratação, promoção e reajustes por mérito. 

Ao contrário de um plano de carreira, que visa guiar o colaborador, o plano tem foco na empresa, e aponta as especialidades, habilidades técnicas e conhecimentos necessários em cada função. 

É importante destacar também que o plano deve promover a igualdade, baseando os valores nos cargos e nas avaliações do mercado para as funções, sem distinção de gênero. 

Qual a importância de um plano de cargos e salários?

O plano tem potencial para aumentar a produtividade e diminuir gastos. Além de garantir um equilíbrio interno, oferece o reconhecimento necessário para os colaboradores se sintam motivados. Confira alguns benefícios de desenvolver um plano de cargos e salários:

Atração de talentos

Como comentamos, os melhores talentos avaliam diversos aspectos de uma organização, que vão além do salário. Eles buscam um bom clima organizacional, benefícios flexíveis, ambientes onde possam prosperar, inovar e que tenham suas ideias e opiniões consideradas. Entender que a empresa tem um plano bem delineado também é uma vantagem, pois mostra a esses profissionais quais caminhos podem seguir internamente. 

Aumenta o engajamento

Com perspectivas de crescimento, os profissionais têm mais facilidade de visualizar o caminho que podem seguir. Ao verem o documento, eles conseguem fazer um planejamento da carreira, que pode incluir especializações e novos conhecimentos. Se um cargo exigir, por exemplo, outros idiomas, ele pode estudar e se preparar aprendendo uma nova língua. 

Caso sua área tenha possibilidades que envolvam conhecimentos específicos, ele pode buscar uma pós-graduação que atenda a essas condições. 

Diminui o turnover

A troca constante de pessoas é muito custosa para a organização, além de dificultar a criação de laços que permite que as pessoas trabalhem melhor em equipe. Uma empresa que oferece um plano adequado aumenta o senso de pertencimento dos colaboradores, e permite que eles invistam na melhoria dentro da organização. 

Como desenvolver um plano de cargos e salários?

Agora que você já sabe os benefícios de desenvolver essa ferramenta, então vem a hora de colocar no papel esse plano. Veja como começar a aplicar em cinco passos:

1 – Pesquise o mercado

Antes de mais nada, é preciso entender se o que a empresa oferece é compatível com o mercado. Não adianta oferecer uma escalada de crescimento, se os salários estiverem abaixo dos concorrentes. Remuneração não é tudo, mas é relevante, e se o número não for atrativo, dificilmente o talento vai se interessar.

2 – Descreva os cargos 

Esse é um processo longo, que exige mapear todos os cargos disponíveis na organização, e o que cada um executa em detalhes. Para isso, será necessário fazer entrevistas com todos os colaboradores. Inclua os desafios das funções e as habilidades específicas de cada cargo.

3 – Faça o ranqueamento

Depois que tiver as informações detalhadas sobre as funções, é feito o organograma, de fato. Aqui, os cargos e áreas são ranqueados de acordo com as estratégias da organização. Quais as áreas indispensáveis ao negócio, e os cargos dentro de cada uma? Ao estabelecer o grau de importância, fica mais fácil definir as responsabilidades e recompensas. 

4 – Determine salários e benefícios

Com as informações coletadas anteriormente, estruture o salário e benefícios de cada área. Para isso, devem ser levados em consideração também as competências necessárias e a maturidade profissional de cada um. 

5 – Planeje o futuro

Por fim, a última etapa é definir como o crescimento profissional pode acontecer dentro dessa estrutura. Existem muitas formas de planejar a progressão na carreira, como em formato linear, baseado em hierarquia, em Y, que foca em especializações mais aprofundadas, ou em W, que une a liderança com o conhecimento técnico. 

Com esses passos, é possível desenvolver um plano de cargos e salários que tornará a organização mais atrativa para novos talentos, além de gerar mais engajamento das equipes atuais. 

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