Como fazer um bom anúncio de emprego? A gente ensina!

tela com destaque para busca de emprego para ilustrar texto sobre como fazer um bom anúncio de emprego

Muitos recrutadores têm dúvidas de como fazer um bom anúncio de emprego, uma vez que isso é crucial para conseguir atrair os candidatos certos para a vaga e alcançar profissionais talentosos. A vaga bem anunciada tem potencial para despertar o interesse de profissionais qualificados, que realmente possam agregar conhecimento ao time. Neste artigo, trazemos dicas valiosas.

É importante levar em consideração que a ascensão da comunicação digital impactou verdadeiramente a busca e o anúncio de empregos. O que antes era feito apenas pessoalmente, com muita burocracia, com a entrega de currículo de mãos em mãos, agora pode ser feito literalmente por meio de um clique.

Isso facilita muito as coisas para o recrutador, que precisa saber onde estão os candidatos em potencial para a vaga que será anunciada. As redes sociais — principalmente no que diz respeito ao LinkedIn, a principal plataforma relacionada ao âmbito corporativo — podem servir como grandes aliadas neste momento tão importante para a empresa.

Vale entender que este momento, inclusive, não deve ser subestimado. Acontece que recrutar um colaborador novo para a organização pode ser uma oportunidade de trazer uma mente nova para a equipe, ou seja: novas ideias, uma visão de fora, completamente intocada pela cultura e pelos valores daquela organização.

Com essa importância em mente, é importante reconhecer que o anúncio da vaga deve ser atrativo e coerente, uma vez que apenas desta maneira atrai os talentos adequados ao cargo em questão. Assim, fica a necessidade de garantir que o anúncio da vaga não passe despercebido pelas pessoas que estão procurando. 

Como fazer um bom anúncio de emprego

Para fazer um bom anúncio de emprego, vale tentar encarar a situação sob o outro ponto de vista, ou seja: coloque-se no lugar da pessoa que está buscando um novo trabalho:

  • Onde ela faria essa busca? 
  • Que tipo de anúncio atrairia seus olhares? 
  • Quais informações ela provavelmente deseja saber sobre a vaga?
  • O que ela precisa saber sobre a empresa em si antes de enviar o currículo?

Responder a estas perguntas pode servir como norte na tarefa de elaborar o anúncio.

Agora, veja as dicas!

1 – Use as redes sociais a seu favor

Esteja onde o candidato estiver, muitos deles optam por participar de grupos no Facebook, Telegram, WhatsApp — além, é claro, do LinkedIn, que por si só é uma rede que oferece novas vagas a um grande número de usuários. Usar essas redes a seu favor para alcançar o público-alvo é primordial.

Assim, vale fazer o anúncio por meio de postagens chamativas e multimídia (ou seja, não faça só o texto da vaga em si, mas também monte uma imagem atrativa que sirva como um meio de atrair os olhares do usuário), pensadas desde o início para a determinada rede social.

Um fator a se levar em consideração é que nem sempre o público do LinkedIn é o mesmo que o do Facebook, por exemplo, então pode ser necessário elaborar anúncios com identidades diferentes, que acompanhem as propostas dessas redes.

2 – Entre em feiras, projetos e parcerias

Mas não é apenas nas redes sociais que você pode encontrar o seu candidato perfeito. Se a sua empresa participar de palestras, feiras, congressos, projetos ou parcerias com instituições de ensino, por exemplo, é um bom caminho para chegar até ele. Afinal, é um lugar que reúne um grande grupo de pessoas que justamente possuem um interesse em comum e, normalmente, fazem parte de áreas muito próximas.

3 – Saiba exatamente quem é o seu público

Para evitar qualquer perda de tempo, o recrutador deve ter o perfil da vaga bem claro. Em outras palavras, deve saber exatamente as habilidades que a pessoa a ocupar aquele cargo deve possuir, o grau de experiência, etc.

Não adianta, por exemplo, divulgar uma vaga sênior em um grupo destinado apenas a estagiários, que ainda não têm a experiência que a empresa busca para aquela vaga. Assim como também não funcionaria divulgar uma vaga de estágio em um grupo em que maioria das pessoas já está inserida no mercado de trabalho e busca por cargos mais altos.

4 – Seja claro e objetivo durante o anúncio de emprego

O anúncio de emprego deve contar em poucas palavras os valores da organização antes de partir para as informações pertinentes à vaga. Assim, fica mais fácil alcançar aqueles que compartilham dos mesmos valores e podem aderir à cultura da empresa.

No entanto, aqui vale fazer um adendo: a vaga não deve ter um texto longo e prolixo (ou seja, cheio de rodeios para chegar a uma informação que poderia ser dita de forma simples e direta). Lembre-se que as redes sociais são imediatistas, e as pessoas valorizam demais o tempo, então não devem gastar pouco mais que alguns segundos correndo os olhos pela vaga para saber se interessa ou não.

Além de saber como fazer um bom anúncio de emprego, o bom profissional de recursos humanos deve estar sempre em busca de mais conhecimento. A pós-graduação EAD pode ser uma boa ideia para alcançar isso sem sair de casa.

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