O que é market share e por que é importante? Confira!

conceito de market share

Talvez você já tenha esbarrado com o termo market share em algum momento. É um conceito bem utilizado no ramo corporativo, uma vez que diz respeito a uma porcentagem que corresponde à relevância da empresa em questão, em comparação com a concorrência na área de atuação. 

Quando se é dono de negócio, é de extrema importância dominar um termo como esse. O que acontece é que, quando se toma a decisão de empreender em determinados setores, existe a necessidade de conhecer a dinâmica da área e quais são as possibilidades de inovação.

De qualquer forma, uma boa definição é a métrica do quanto empresas dentro do mesmo campo de atividades se sobressaem diante de outras. Para tornar a situação bem ilustrada, os especialistas da área costumam apresentar o mercado potencial de uma organização como um gráfico de pizza. 

Levando essa figura em consideração, o market share representa a fatia desse público que consome aquilo a que a empresa se propõe (ou seja, o produto que vende ou o serviço que realiza, por exemplo).

O que é market share? 

Em tradução livre, o termo market share pode ser entendido como participação/quota de mercado. Na prática, isso significa a porcentagem de vendas de uma empresa na área em que ela atua. Ou seja, qual parte do mercado ela domina naquele período.

A premissa é apenas uma: desvendar a relevância de uma empresa em relação às competições que a cercam. Para isso, é necessário o uso de cálculos e porcentagens. É possível, ainda, considerar o market share como algo que está intimamente ligado ao valor da marca no mercado.

Na prática, se o market share de uma companhia é alto, isso significa que ela conta com um bom pedaço do mercado. Trata-se de um parâmetro do sucesso dessa organização. Seguindo essa linha de raciocínio, consideramos que, se o percentual de participação das principais empresas do setor for semelhante, isso mostra o mercado onde ela está inserida como algo competitivo.  

Como fazer o cálculo de um market share

Existem alguns pontos de vista na hora de fazer o cálculo do market share de uma empresa. Tudo depende do que deve ser levado em conta na avaliação:

1 – Valor de mercado

Existe a possibilidade de calcular o market share de uma determinada empresa por meio do valor de mercado. Para chegar a esse número, costuma ser feita a seguinte fórmula: valor de mercado da empresa dividido pelo valor total de mercado das principais empresas do setor, multiplicado por 100. Vale ressaltar que a informação da concorrência pode ser coletada a partir de dados e notícias. 

2 – Faturamento

Uma dessas formas de cálculo é a partir do faturamento. Nesse caso, é preciso levar em consideração a receita total da empresa em determinado período, dividida pela receita total do segmento nesse mesmo período. Para aplicar a conta, basta dividir a receita total de vendas pela receita total do setor e multiplicar por 100.

3 – Público alvo

Mas uma outra maneira de calcular o market share utiliza como informação principal o número de clientes que a empresa tem em relação aos de seus concorrentes e potenciais consumidores. Nesse caso, é preciso dividir o número de clientes que a empresa tem pelo número de consumidores em potencial no mercado e, então, multiplicar por 100.  

É preciso ter em mente que essa participação/quota de mercado pode ser grande em relação ao valor e baixa em relação ao volume, por exemplo. A organização que almeja essas informações também deve se concentrar na busca ou na compra de pesquisas de empresas especializadas do mercado. Desse modo, a comparação alcança mais fidelidade.  

Qual a importância do market share?

Mas talvez a essa altura você esteja se perguntando: qual a importância de saber o market share de uma empresa? São diversos os benefícios de se aderir a esse método, que permite entender seu público-alvo, identificar tendências de mercado e entender melhor o comportamento do consumidor:

1 – Estratégias direcionadas

A técnica permite alcançar maior eficiência no que tange o direcionamento das estratégias de marketing. Assim, fica mais fácil chegar aos objetivos que a empresa julga necessários para seu sucesso. 

2 – Decisões

Calcular o market share da empresa também proporciona decisões de negócio mais alinhadas com as necessidades. Basicamente, é por meio desse método que a organização consegue  identificar soluções mais eficientes e mudar o que não está indo bem. Por sua vez, esse comportamento ajuda a alcançar uma fatia maior do segmento.

3 – Revisões

A empresa também tem a chance de revisar seus preços e adotar medidas para aumentar a margem de lucro, quando assim for cabível.  

Mas para dominar o conceito de market share, uma dica é investir em uma pós-graduação, assim a sua visão de mercado se expande, e você ainda aproveita para se atualizar no âmbito profissional. O Portal Pós pode te ajudar nessa tarefa. 

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