Como fazer a conclusão de um texto? Confira 8 dicas!

mulher com notebook para ilustrar texto sobre como fazer a conclusão de um texto

Um dos elementos mais importantes da elaboração de uma redação é a conclusão, etapa em que se resolve o seu texto, ou seja, expõe o que se pode extrair das ideias apresentadas no desenvolvimento. Mas você sabe como fazer a conclusão de um texto de maneira concisa, clara e objetiva? Separamos algumas dicas que podem ajudar!  

Qualquer texto que você fizer vai precisar de uma conclusão. Não importa se é uma redação para o vestibular ou para a entrevista de emprego. Não importa se é um artigo científico, um trabalho de conclusão de curso ou até mesmo um texto fictício, como conto ou crônica. Tudo o que se escreve, claramente precisa ser concluído. 

Existem três elementos que constituem o texto: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. A introdução é a primeira parte de um texto (o primeiro parágrafo, sendo responsável por dar todo o tom do texto, ou seja, definir como ele vai ser e qual sua proposta e o que será discutido ou exposto).

Por sua vez, o desenvolvimento é toda a essência da sua produção textual. Já a conclusão vem para “amarrar” tudo o que foi apresentado e esclarecer, de uma vez por todas, o que o conteúdo quer dizer. 

Como fazer a conclusão de um texto?

A conclusão do texto é curta e direta ao ponto, tal como a introdução. É o momento em que se resolve o seu texto, ou seja, expõe o que se pode extrair das ideias apresentadas no desenvolvimento. Como resolver o problema proposto? Qual sua opinião definitiva sobre o assunto tratado? 

Ao fazer um texto, você não deve deixar o leitor confuso, de modo algum. No entanto, se alguns pontos do desenvolvimento não estiverem claros o suficiente, é na conclusão que se aproveita para trazer esclarecimentos. Assim, a ideia é que o leitor termine o seu texto compreendendo o discurso. Se mesmo com a finalização do conteúdo, ele não entender o que você queria dizer, a conclusão não cumpriu sua proposta.

Confira as dicas!

1 – Retome a introdução

Um jeito de tornar o seu texto bem coeso (ou seja, de modo que todas as partes funcionem juntas, e não como um compilado de ideias) é retomar a ideia trazida na introdução. Dessa maneira, fica bem mais claro que você não se perdeu nos argumentos e estava esse tempo todo, durante o desenvolvimento, trabalhando para chegar a um ponto específico.

2 – Resuma o que foi apresentado

Se possível, a conclusão pode acompanhar um breve resumo do que foi dito durante o desenvolvimento do texto. Assim, alguma ideia que se perdeu lá no começo fica um pouco mais fresca na mente do leitor, deixando a sensação de coerência, de que tudo faz sentido.

3 – Não apresente um novo ponto

Na conclusão, espera-se que o leitor consiga compreender aquilo que o seu texto se propõe a apresentar. Não traga uma ideia nova nesse último parágrafo, que é feito justamente para amarrar o texto e torná-lo coerente. Nesta etapa, cabe fechar todos os parênteses que foram abertos anteriormente.

4 – Como começar a conclusão?

Vale ressaltar que você pode utilizar alguns termos para concluir seu texto, como: “diante disso”, “desse modo”, “dessa forma”, “em suma”, “em síntese”, “assim”, “assim sendo”, “conclui-se”, “dessa maneira”, “diante do exposto”, “em resumo”, “então”, “nesse sentido”, “logo”, “pois”, “por isso” e “portanto”.

5 – Apresente soluções

A ideia de uma redação é que, se o tema proposto apresenta uma problemática (por exemplo: a desigualdade social no país), você precisa apresentar soluções. A conclusão é o lugar certo para retomar possibilidades já mencionadas no texto, enfatizando-as como soluções para esse problema.

6 – Aproveite para fazer o leitor refletir

Você também pode utilizar a conclusão para propor uma reflexão ao leitor, fazendo com que ele termine o seu texto com uma questão ainda não solucionada pela sociedade. Nem sempre o tema proposto pode ser “resolvido” em um texto, dada a sua amplitude. Nesse caso, vale deixar no ar uma ideia a se pensar.

7 – Não seja prolixo

Você já leu algum texto que poderia ter 15 linhas e, na verdade, tinha 30? Quando um conteúdo vive dando voltas, sem ir direto ao ponto, retomando excessivamente o que já foi dito e se estendendo além do necessário, é chamado de prolixo. Você não quer que a sua conclusão seja feita dessa maneira, então aposte em uma linguagem mais pontual, sem termos desnecessários.

8 – Aprofunde os estudos

Se a elaboração de uma redação for parte de seu cotidiano profissional, como é o caso das áreas de comunicação e Letras, por exemplo, uma ideia para se aprofundar no assunto é fazer uma pós-graduação. Assim, mesmo que você já saiba como fazer a conclusão de um texto, sempre há o que aprender, e a sua redação pode ficar ainda mais sofisticada. Com o ensino a distância, você pode aprender tudo isso e mais um pouco sem sair de casa! Faça um curso EAD 10 meses

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!