7 cursos livres para professores; veja a lista e escolha o seu

professora em sala de aula para ilustrar texto sobre cursos livres para professores

Os professores estão à frente da educação, mas seu dia a dia é repleto de desafios. Seja ao educar crianças, seja ao desenvolver técnicas que permitam a inclusão em sala de aula, e até apoiando o desenvolvimento afetivo-emocional dos alunos, eles precisam de ferramentas que os ajude a lidar com os contratempos e os cursos livres para professores podem auxiliar nesse processo.

Além disso, os cursos os ajudam a se manter atualizados sobre novas técnicas que auxiliem seu trabalho e permite que eles se desenvolvam profissionalmente, conquistando novas oportunidades. Confira os cursos para professores disponíveis em nossas instituições!

7 cursos livres para professores

1 – Lúdico: jogos e brincadeiras

Com foco no ensino infantil, oferece teorias sobre o lúdico e sua relação com os jogos e brincadeiras, sua importância nas relações humanas, presente nas brincadeiras de rua e nas atividades escolares. 

Além disso, o curso apresenta os jogos e brincadeiras como instrumento para o ensino na educação básica e amplia a reflexão sobre a interação do lúdico com os jogos e brincadeiras.

2 – BNCC e as competências socioemocionais

Com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), esse curso tem como intuito ensinar sobre as competências socioemocionais e sua importância no desenvolvimento cognitivo e afetivo-emocional. 

O conteúdo inclui temas como o desenvolvimento das competências de acordo com a BNCC, e inovações tecnologias e educacionais e a organização do ensino de acordo da perspectiva da BNCC.

3 – Aquisição da linguagem e escrita

O curso de aquisição da linguagem e escrita promove o desenvolvimento do pensamento e da linguagem no ser humano. Por meio da construção da linguagem escrita e oral, criatividade comunicativa e a expressão através da fala, da escrita e da leitura, busca se aprofundar no tema e competências linguísticas e de ensino. 

4 – TGD, altas habilidades, superdotação e AEE

O curso aborda temas atuais necessários para oferecer inclusão em sala de aula, abrangendo aspectos históricos do autismo, etimologia e denominação, principais características e critérios para o diagnóstico da pessoa com Transtornos Globais do Desenvolvimento como Autismo, Síndrome de Rett, Transtorno de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação e o Espectro Autista. 

As aulas explicam o conceito de altas habilidades/superdotação, precocidade, talento, criatividade e genialidade e atendimento de necessidades específicas do aluno público-alvo da educação especial, por meio do AEE (Atendimento Educacional Especializado). 

Também oferece conhecimento sobre os procedimentos didáticos e metodológicos como classe comum e o atendimento educacional especializado, incluindo identificação da pessoa com altas habilidades/superdotação. 

5 – Psicomotricidade e desenvolvimento motor

Esse curso tem como alicerce teórico a Psicomotricidade, que se baseia nos aspectos emocionais, cognitivos e motores para estimular o crescimento de bebês e crianças. Com base na neurologia, oferece compreensão do desenvolvimento humano, em especial para os profissionais que atuam com educação ou afins.

Para isso, o conteúdo abrange temas como experiências motoras e desenvolvimento cognitivo, fisiologia do movimento, aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções, córtex motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. 

6 – Avaliação e intervenção pedagógica

Com o curso de avaliação e intervenção pedagógica, os profissionais poderão conhecer os aspectos que envolvem diagnóstico e avaliação do processo de ensino e aprendizagem da criança com transtorno funcional específico, estabelecendo planos de intervenção pedagógica.

O conteúdo inclui avaliação diagnóstica para o atendimento educacional especializado e apoio pedagógico, intervenção pedagógica para crianças com dislexia, discalculia e distúrbios psicomotores, além de planejamento e organização de espaços para avaliação e intervenção pedagógica.

7 – Planejamento, didática e avaliação no ensino fundamental e ensino médio

Esse curso aborda os objetivos e processo de planejamento da educação escolar, planejamento dos processos de ensino-aprendizagem, diferentes enfoques sobre o ensino e a relação professor-aluno-conhecimento. 

O curso ainda traz perspectivas didáticas inter/multiculturais, interdisciplinares e inovadoras, diferentes enfoques sobre a avaliação da aprendizagem, instrumentos de avaliação e desafios à inovação e à qualidade do processo de ensino-aprendizagem. 

Por fim, oferece conteúdo sobre as tecnologias digitais e metodologias ativas, recursos tecnológicos aplicados em processos avaliativos e desafios à formação docente para novas práticas de planejamento, ensino e avaliação.

Além das opções oferecidas acima, nossas instituições ainda têm outras oportunidades para os professores profissionalmente, como: 

  • Educação matemática: estratégias e desafios
  • EJA: perspectivas e desafios para a atualidade
  • Semântica argumentativa: estudos dos sentidos para o ensino da língua portuguesa
  • Artes visuais
  • Deficiência física e AEE
  • Metodologias ativas e taxonomia de Bloom
  • Prática pedagógica e processos cognitivos
  • Educação física: didática, currículo e avaliação
  • Prática docente e tutoria em EAD

As vantagens de fazer um curso Nano

Os cursos livres oferecem conhecimento rápido aos profissionais e servem como impulsionadores para novas oportunidades de trabalho. Isso porque eles unem a praticidade do EAD, com a agilidade para aprender, já que contam com apenas 40 horas de duração, e ainda baixo investimento com amplas possibilidades de retorno por conta dos valores atrativos. 

Conheça agora os cursos livres para professores e veja quais estão alinhados com sua expectativa profissional.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!