Como usar a rede LinkedIn da melhor forma? 8 dicas

foto com LinkedIn para ilustrar texto sobre o que é URL do LinkedIn

Você sabe como usar a rede LinkedIn da melhor forma? Sempre tem alguma coisa nova a se descobrir acerca dessa plataforma que tem feito tanto sucesso no âmbito corporativo. O profissional que marca presença entre curtidas e publicações tem mais chances de ser visto.

Não basta apenas possuir um perfil no LinkedIn. Atualmente, para que um recrutador fique impressionado, você deve ser ativo e compartilhar conteúdos relevantes para a sua área. A utilização sábia das palavras-chave também ajuda a impulsionar o seu perfil.

A importância de estar no Linkedin 

Já não vivemos mais aquela era de passar de porta em porta com o currículo em mãos. Em uma era tomada pelas redes sociais, as empresas também se adaptaram às facilidades proporcionadas pela internet. Estar de fora do LinkedIn é simplesmente não abraçar essa nova realidade.

A rede em questão ajuda não apenas a conhecer novas pessoas que façam parte da sua área, mas também a se candidatar a determinadas vagas, por exemplo. Basicamente, o LinkedIn tem potencial para ser uma ponte entre as empresas e os profissionais.

Ter um perfil no LinkedIn também mostra que você é um profissional atualizado, o que é muito bem visto no mercado de trabalho, principalmente se a sua profissão tem alguma relação com a comunicação ou com as tecnologias.

Entrar no LinkedIn de maneira ativa também permite acompanhar a experiência de outras pessoas e usar isso como inspiração para o próximo desenvolvimento pessoal e profissional.

Como usar o LinkedIn da melhor forma? 

Felizmente, o LinkedIn conta com diversos recursos que podem ajudar o profissional na tarefa de otimizar a sua presença na rede social. Somado a alguns comportamentos específicos a serem adotados, fica bem mais possível conseguir destaque.

1 – Interaja com outros profissionais

A parte boa do LinkedIn é que a rede permite a interação com outros profissionais, então é o lugar perfeito para encontrar um trabalho freelance, um cliente ou até mesmo um novo fornecedor para o seu negócio. Tem espaço para todas as necessidades corporativas.

Um jeito de mostrar que está ativo na plataforma é interagindo em publicações de outros profissionais. Parabenize conquistas, curta publicações e até mesmo compartilhe o conteúdo que for relevante para você.

2 – Aproveite o recurso de recomendações

Para aumentar a sua visibilidade na plataforma e a sua credibilidade diante dos olhos dos recrutadores, você pode aproveitar o recurso de recomendações. Acontece que, na plataforma, você pode solicitar recomendações de pessoas que trabalharam com você ou conhecem bem suas habilidades, ou seja, colegas de trabalho, supervisores, clientes ou qualquer pessoa que possa falar sobre suas contribuições e competências.

3 – Assine o LinkedIn Premium

Você também tem a opção de assinar o LinkedIn Premium, uma versão paga da plataforma que oferece uma variedade de recursos e benefícios adicionais. Existem vários planos, cada um com suas próprias vantagens e preços. De modo geral, podemos afirmar que a versão paga permite enviar mensagens para contatos que não estão adicionados e conferir quem visitou seu perfil.

4 – Utilize a pesquisa avançada

Uma possibilidade fornecida pelo LinkedIn é utilizar a pesquisa avançada para encontrar pessoas, empresas, grupos e oportunidades específicas com base em critérios detalhados. Na página de pesquisa avançada, você consegue ver um campo de pesquisa onde pode inserir palavras-chave relevantes, além de filtros muito úteis, como conexões, locais e empresas atuais. 

Uma dica: clique em “Filtros” para acessar opções avançadas de filtragem e insira critérios específicos, como setor, título, nível de experiência, idioma, etc. Assim a sua experiência na plataforma fica bem mais personalizada.

5 – Use o LinkedIn de qualquer lugar

Outra vantagem do LinkedIn é que você não precisa usar a plataforma apenas pelo computador. Baixe o aplicativo em seu smartphone e tenha acesso à rede de qualquer lugar que estiver. 

6 – Crie conteúdo

Uma forma de conquistar bons olhares dos recrutadores em meio ao LinkedIn é criar conteúdo sobre a sua área, ou sobre a experiência profissional que você está vivenciando atualmente. 

Agora que sabe como usar a rede LinkedIn da melhor forma, aproveite para compartilhar as palestras, os workshops e os eventos que acontecerem em sua empresa. Não deixe de publicar os prêmios que receber e os cursos que fizer (a pós na Anhanguera, por exemplo). 

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