Como colocar no currículo mudança de cargo na mesma empresa?

CV para ilustrar texto sobre como colocar no currículo mudança de cargo na mesma empresa

Organizar o CV pode ser uma tarefa desafiadora, afinal de contas, você quer deixá-lo o mais claro e interessante possível, certo? Então, quando você consegue uma promoção dentro da sua atual empresa, qual é a melhor maneira de prosseguir? Ou seja, como colocar no currículo mudança de cargo na mesma empresa? 

Será que a melhor maneira é criar um novo tópico para a posição? Ou acrescentar os cargos sob a seção da empresa em questão? Preciso dizer que aquela foi uma promoção? Que detalhes devo incluir?

São muitas dúvidas para uma questão de deveria ser simples, não é mesmo? Mas nós sabemos que nada envolvendo currículos é tão fácil quanto parece. Então, para te ajudar, elaboramos um guia.

Abaixo, você vai encontrar todo o direcionamento que precisa para deixar o seu CV claro, organizado, estratégico e pronto para novas oportunidades.

Como colocar no currículo mudança de cargo na mesma empresa?

1 – Destaque a empresa e use subtítulos para cada um dos cargos

Primeiramente, você precisa saber que a maneira mais recomendada de informar essa mudança é por meio do destaque da empresa em questão. Sendo assim, abaixo do título da seção “Experiências Profissionais”, você deverá criar um subtítulo, um pouco menor, com o nome da companhia onde está trabalhando.

Em alguns casos, vale a pena incluir, em fonte menor, a cidade e o estado onde a organização está localizada.

2 – Abra um novo tópico para cada cargo

Em seguida, abaixo do subtítulo com o nome da empresa, você precisará incluir novos tópicos para cada um dos cargos que já ocupou. Assim, você conseguirá detalhar todas as posições pelas quais passou dentro da companhia, deixando claro que elas foram mudanças ou promoções internas.

3 – Não se esqueça de usar a ordem cronológica inversa

A ideia é destacar seus cargos mais altos, certos? Para isso, lembre-se de usar a ordem cronológica inversa para listar as experiências. Então, comece com a posição mais atual, e siga até a mais baixa.

Por exemplo, se hoje em dia você é gerente, a sua ordem poderá ser gerente > coordenador > analista > assistente, ou os cargos equivalentes na sua área e empresa. Aqui, inclua também o mês e o ano de cada fase. Ou seja, quando você assumiu a posição e quando a deixou para entrar em um novo cargo.

4 – Detalhe as suas funções e conquistas em cada uma das posições

Contudo, listar os cargos naquela empresa não é o suficiente para construir um bom currículo. Para isso, você precisa detalhar as funções que assumiu e assume em cada uma das posições.

Além disso, é interessante utilizar o espaço de forma estratégica, para deixar claro como você conseguiu se desenvolver e entregar resultados de impacto para a empresa. Então, não tenha medo de ressaltar as suas principais conquistas, relacionando-as com o universo do cargo.

Esse também é o momento de explicar as suas promoções, detalhando os motivos por trás do reconhecimento e valorizando suas habilidades profissionais.

5 – Mantenha um padrão para todas as empresas

Como você adotou uma nova maneira de expor seus cargos em uma empresa, o ideal é fazer a mesma coisa com as outras experiências. Mesmo que você só tenha tido uma posição nos outros empregos, faça a alteração de formatação em todos eles, para manter um padrão e a organização do seu documento.

Se precisar de mais referências, confira a parte de “Experiência” do LinkedIn. Na plataforma, os empregos são expostos da mesma maneira que explicamos aqui. Assim, com um exemplo visual, pode ficar mais fácil para você entender o que deve fazer.

6 – Selecione as experiências que fazem sentido para o CV

Por fim, que tal aproveitar que você está mudando o seu currículo para deixá-lo ainda mais estratégico? Tendo em vista que você mudou de cargo, ou passou por um processo de promoção, é interessante olhar o CV com novos olhos. Afinal, você está ainda mais competitivo para o mercado de trabalho.

E um dos pontos que os recrutadores mais valorizam é a assertividade dos candidatos, bem como a preocupação em otimizar o tempo dos profissionais de Recursos Humanos. Como eles avaliam centenas de currículos diariamente, facilitar esse processo vai te deixar em uma posição de vantagem.

Então, una os dois objetivos e faça uma avaliação de todas as suas experiências profissionais no currículo. Ali, deixe apenas as que conversam com o seu atual momento de carreira, bem como com os objetivos que você deseja alcançar.

Por exemplo, será que faz sentido manter um estágio na sua primeira faculdade, sendo que depois você decidiu mudar de área e fez outra graduação, completamente diferente daquela experiência inicial? A lógica também funciona para experiências educacionais e todas as outras seções do currículo.

Agora que você já sabe como colocar no currículo mudança de cargo na mesma empresa, você pode comemorar a sua promoção e começar a pensar nos próximos passos. Para deixar o CV ainda mais competitivo, que tal investir em uma pós-graduação e se tornar um profissional especialista?

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!