Pós-graduação na área de Educação Física a distância: 7 opções

professora com alunos para ilustrar texto sobre pós-graduação na área de Educação Física a distância

Descobrir opções de pós-graduação na área de Educação Física a distância é o objetivo de profissionais da área que buscam aperfeiçoamento profissional, mas precisam de alternativas dinâmicas, que acompanhem sua rotina. Por ser uma carreira versátil, aulas tradicionais com horário marcado podem ser um impeditivo. Por isso, a pós-graduação EAD é a opção ideal. 

Pós-graduação na área de Educação Física a distância

Nossas instituições, além de um ambiente virtual adequado e completo, contam com oportunidades modernas e alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho. Confira algumas possibilidades em alta: 

1 – Educação Física Escolar com ênfase em Deficiência Física

A temática da inclusão está presente na educação atual, porém necessita de conhecimento especializado. A pós em Educação Física Escolar com ênfase em Deficiência Física oferece oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema. A pós permite que os profissionais: 

  • Elaborem, implementem e avaliem propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores da escola para todos;
  • Promovam discussões acadêmicas sobre práticas do ensino inclusivo (Atendimento Educacional Especializado – AEE);
  • Dialoguem e elaborem materiais didáticos à luz das perspectivas teóricas estudadas.

2 – Educação física Escolar com ênfase em Educação Infantil

Outro campo da educação que exige conhecimentos específicos é a infantil. Com pós-graduação em Educação física Escolar com ênfase em Educação Infantil, os alunos serão capazes de:

  • Estimular a reflexão sobre os aspectos diretamente relacionados ao planejamento pedagógico, didática, currículo, seleção de conteúdos e avaliação;
  • Propor a ampliação do olhar do profissional de educação física para a criança como produtora de cultura, a desesportivização e a inserção de discussões sociais como escopo de atuação;
  • Compreender a importância do lúdico na educação física;
  • Conhecer práticas pedagógicas inclusivas que respeitem e privilegiem a diversidade.

3 – Educação Física na Escola

De maneira ampla, os educadores físicos que optarem por pós-graduação em Educação Física na Escola poderão ampliar suas bases teóricas e saberes práticos relacionados ao ensino da Educação Física na Educação Básica, levando em consideração os desafios atuais da educação nacional e a reflexão sobre questões socioculturais atuais. Confira os objetivos deste curso:

  • Apresentar e discutir as principais teorias da aprendizagem;
  • Estimular o docente a refletir sobre os aspectos diretamente relacionados ao planejamento pedagógico, tais como: didática, currículo, avaliação, parâmetros curriculares, seleção de conteúdos, planejamento de aula, entre outros;
  • Instrumentalizar o docente para a atuação em cada segmento de atuação (infantil, fundamental e médio), considerando a pertinência das principais discussões atuais da área da educação;
  • Refletir sobre práticas pedagógicas que respeitem e privilegiem a diversidade cultura e a educação inclusiva no sentido estrito e amplo;
  • Propor uma reflexão que amplie o olhar do profissional de educação física para a criança como produtora de cultura, a desesportivização e a inserção de discussões sociais como escopo de atuação desse docente.

4 – Educação Física e Psicomotricidade

Além dos profissionais de educação física, a pós-graduação em Educação Física e Psicomotricidade também pode ser adequada para psicomotricistas e psicopedagogos, visto que a psicomotricidade é uma das áreas que favorecem todo o processo de aprendizagem. 

A pós-graduação permite identificar e discutir os principais aspectos da Psicologia do Desenvolvimento e como estes se relacionam com o desenvolvimento motor, emocional e cognitivo das crianças. 

Além disso, apresenta os princípios e fundamentos da Psicomotricidade e estimula o docente a refletir sobre novas possibilidades para o planejamento pedagógico, envolvendo os aspectos da didática, psicomotricidade e educação física, avaliação e novas metodologias.

Por fim, proporcionar uma reflexão que amplia o olhar do docente para outros aspectos da formação da criança e do jovem da educação básica.

5 – Educação Física Escolar e Educação Especial e Inclusiva

Ainda na educação inclusiva, são muitas as necessidades de adaptação dos profissionais que os habilita para atuar nesse sentido, promovendo um ambiente onde todas as crianças podem se desenvolver com qualidade e respeito. 

Com isso, a pós em Educação Física Escolar e Educação Especial e Inclusiva prepara o educador físico escolar para atuar com mais eficácia nas práticas inclusivas, respeitando as especificidades, necessidades, demandas e interesses dessa modalidade.

Além disso, permite que ele aplique os fundamentos teóricos e metodológicos em Educação Física em conformidade com as práticas educativas nos contextos da Educação Especial e inclusiva. 

Oferece ainda uma reflexão de forma crítica acerca do papel dos educadores físicos escolares para o desenvolvimento dos processos e práticas inclusivas. Com a pós, os profissionais poderão compreender a importância do lúdico na Educação Física escolar e entender os conceitos de inclusão suas relações com as práticas inclusivas em Educação Física.

6 – Educação Física Escolar – Ensino Fundamental e Ensino Médio

Com foco no ensino fundamental e médio, a pós-graduação em Educação Física Escolar – Ensino Fundamental e Ensino Médio permite que os profissionais desenvolvam habilidades específicas para lidar com esse grupo de jovens e adolescentes e suas peculiaridades. Os objetivos da pós incluem: 

  • Aplicar os fundamentos teóricos e metodológicos em Educação Física em conformidade com as práticas educativas nos contextos do Ensino Fundamental e Médio;
  • Preparar o educador físico escolar para atuar com mais eficácia e eficiência nos contextos do Ensino Fundamental e Médio, respeitando as especificidades, necessidades, demandas e interesses dessas modalidades;
  • Refletir de forma crítica acerca do papel dos educadores físicos escolares frente às demandas dos estudantes dessa faixa etária e o desenvolvimento dos processos e práticas educacionais nessas modalidades de ensino;
  • Compreender a importância do lúdico na Educação Física escolar.

7 – Educação Física Escolar – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Assim como a anterior, a pós-graduação em Educação Física Escolar – Educação Infantil e Ensino Fundamental tem como objetivo preparar os profissionais para atuar no ensino público e privado. Porém, neste caso o foco são os alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental. 

Com a pós-graduação na área de Educação Física a distância, os profissionais da área têm a oportunidade de aperfeiçoar seu conhecimento e desenvolver as habilidades necessárias para lidar com o ensino, se tornando professores inclusivos e preparados para os desafios da educação.

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