Como manter a equipe forte, unida e motivada no trabalho?

equipe forte, unida e motivada

O trabalho cooperativo é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Com isso, manter a equipe forte, unida e motivada é a chave para o crescimento de um time. Mas sabemos que isso pode ser, muitas vezes, um desafio. 

Pessoas com pensamentos divergentes e com ritmos de trabalho diferentes podem ser sinônimos de dessincronia e dificuldades na implementação de um trabalho em conjunto, mas essa situação é extremamente passível de mudança. 

Basta tomar alguns cuidados e realizar algumas alterações na forma de trabalhar que qualquer grupo de profissionais pode se tornar um time, no qual um potencializa o outro e todos juntos chegam ao sucesso. 

Confira quais são esses 6 cuidados a seguir!

6 cuidados fundamentais para ter uma equipe forte, unida e motivada no trabalho

1 – Cultive a liderança empática

A liderança empática é um dos métodos de gestão preferido das grandes empresas, por formar um ambiente confortável para todos os colaboradores sem abrir mão da produtividade e do alto rendimento. 

O líder empático possui uma abordagem mais humana e próxima dos times, substituindo a cobrança de desempenho por orientação e acompanhamento para saldar possíveis dúvidas. Dessa forma, consegue fortalecer os laços de confiança e motivar o profissional a dar o seu melhor em cada atividade. 

Uma equipe liderada através da empatia sempre apresentará rendimento superior à média, pois se sentirá satisfeita com o próprio desempenho e valorizada pela empresa. O time gerido por meio desse estilo de liderança dificilmente se sente desmotivado e tem mais facilidade de trabalhar em grupo.

2 – Realize sessões de feedback com a equipe

Dar um parecer sobre o desempenho de cada colaborador e ajudá-los a corrigir possíveis erros que eles estejam cometendo é a melhor forma de mantê-los confiantes no próprio potencial e motivados a melhorar constantemente. 

O ideal é que sejam realizados dois tipos de feedback: um individual e outro coletivo. 

No modelo coletivo, o líder precisa abordar o projeto e o desempenho do time pelo cenário geral: as conquistas, as metas que faltaram bater, o que melhorou da reunião anterior, novas estratégias que podem ser adotadas. 

Se houverem elogios individuais, faça, mas sem distinguir um profissional do outro, como se você tivesse “preferidos” A melhor forma de elogiar um colaborador na frente dos outros é parabenizando pelo feito alcançado mas sem esquecer de relacionar isso com o trabalho coletivo, dividindo um pouco dos méritos entre todos. 

No feedback individual, você pode se reservar a apontar os pontos negativos ou que você acredita que podem ser melhorados no profissional e deixá-lo confortável para apontar o que gera insatisfação nele no desenvolvimento do projeto, e como você pode ajudá-lo a resolver o problema. 

Jamais faça críticas individuais em situação de grupo. Além de ser desrespeitoso, isso pode constranger o colaborador e quebrar o laço de confiança do time todo com você. 

3 – Elogie sua equipe

Este item poderia ser incluído no item acima, porém merece um destaque especial para ele porque é um cuidado que faz diferença na sua relação com o time, principalmente na geração de confiança e motivação da equipe. 

Todo mundo gosta de ser reconhecido por um bom trabalho, portanto leve isso em consideração quando for gerir uma equipe. Não economize nos elogios aos seus colegas, principalmente diante de uma grande conquista ou quando o profissional em questão evoluiu consideravelmente em algum aspecto. 

Quando elogiado, o profissional se sente orgulhoso do reconhecimento que recebeu e se motiva a apresentar melhorias ainda mais visíveis, fazer entregas de maior qualidade. A equipe como um todo ganhará com um colaborador mais motivado. 

4 – Trace metas para todos do time

Fazer um planejamento para o seu projeto é fundamental para ele encontrar o sucesso e, para isso, você precisa estabelecer metas a serem alcançadas. E para tornar esse desafio um impulsionador de motivação, estabeleça metas individuais para cada integrante do time para que, juntos, eles possam atingir essas metas maiores. Isto irá fortalecer o vínculo entre os integrantes do time e estimular o trabalho cooperativo. 

5 – Escute mais do que fala

Para um gestor, ouvir seus gerenciados é muito mais importante do que dar ordens em muitos momentos, especialmente quando o líder deseja fazer o colaborador se sentir prestigiado e motivado a buscar resultados melhores. 

Quando você se propõe a escutar seu time, você demonstra que a opinião deles é importante para você. Com isso, todos os profissionais irão se sentir mais confiantes ao ver que estão participando ativamente das tomadas de decisões. 

Essa confiança facilmente pode se transformar em motivação, principalmente se o gestor as implementar no projeto, fazendo com que o profissional dê o seu melhor para fazer sua ideia apresentar resultados. 

6 – Relembre o propósito do projeto

Esta dica serve para todos: nunca se esqueçam do propósito do projeto e façam o exercício de lembrá-lo constantemente.  

Não há motivação maior do que ter a certeza que estamos nos esforçando por um motivo maior, que trará uma enorme satisfação para todos quando atingido. A sensação de “missão cumprida” deve ser o motor da sua equipe!

Esses são os 6 cuidados principais para manter sua equipe forte, unida e motivada. Existem outras que você conhecerá entendendo de gestão de pessoas, conhecimento que você pode adquirir com um curso da pós-graduação Anhanguera. Confira agora!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!