O que é Pacote Office no currículo e exemplo de como incluí-lo

o que é Pacote Office no currículo

Você sabe o que é Pacote Office no currículo? Uma das ferramentas mais utilizadas no computador possui uma crescente gama de recursos e, em muitas profissões, é essencial para determinar uma contratação. 

Para muitas empresas, o conhecimento nessas ferramentas é uma das principais competências, até mesmo quando o uso de computador não é primário em uma atividade. Além disso, por incluir diversos programas, é possível que um ou outro seja mais utilizado, portanto além de determinar o conhecimento no pacote, em alguns casos é recomendado incluir o grau de conhecimento. 

O que é Pacote Office?

O Pacote Office é um conjunto de programas utilizados no ambiente corporativo, e inclui ferramentas que auxiliam a rotina de trabalho, seja para criar e editar textos, seja para desenvolver conteúdos para apresentações e compilar e analisar dados. 

Desenvolvido pela gigante de tecnologia Microsoft, também pode ser chamado de Microsoft Office e costuma ser um padrão nos computadores. Pode ser instalado em notebooks e desktops, ou utilizado online. 

Embora conte com três programas mais conhecidos e utilizados, o pacote completo conta com nove programas no total. Confira todos:

Word

O mais conhecido, o Word é a ferramenta para escrever e editar textos. Sua interface imita uma folha de papel em branco e, em geral, sua configuração é proporcional ao formato de um A4.

O Word pode ser utilizado com inúmeras finalidades, desde produzir avisos e placas, até a construção de textos literários, relatórios, artigos ou uma monografia. Ao contrário do papel físico, porém, conta com muitas ferramentas de edição que permitem mudar o estilo do conteúdo

Ele ainda possui configurações mais avançadas, incluindo revisor gramatical, formatação da dimensão das folhas e até da orientação. Seus recursos permitem ainda alterar o design, criar rodapés, índices, notas e outros adendos que ampliam seu uso. 

Na versão instalada no computador pode ser acessado offline, o que permite abri-lo e editar conteúdos sem necessitar de internet. Já na versão online pode ser compartilhado, permitindo que outros editem ou deixem comentários. 

PowerPoint

O principal programa para a criação de slides e apresentações tem pouca concorrência no mercado até hoje. Os famosos “PPTs” também têm uma ampla utilização, desde a escola para a produção de trabalhos, até apresentações de faculdade e outras áreas acadêmicas. 

No trabalho, porém, tem seu uso  mais comum e serve para diversos tipos de apresentação, desde materiais sobre as marcas, apresentações de projetos e propostas, criação de relatórios, desenvolvimento de orçamentos e informes sobre planejamento estratégico

É configurado no formato de slides e permite a inclusão de imagens, vídeos, e outros recursos que deixem o material visual. Para apresentar relatórios, por exemplo, pode se conectar com outro programa do Office, o Excel, para desenvolver gráficos em formatos diversos como pizza ou barra. 

Excel

O programa que completa o trio dos mais conhecidos do Pacote Office é também o que tem a utilização mais complexa. Tem seu uso atrelado a tudo que se relaciona a números, especialmente os setores de economia e finanças, mas na verdade é utilizado por todo tipo de empresa. 

Por se tratar de uma tabela, também conta com diversas configurações avançadas que permitem fazer fórmulas complexas e, em muitos casos, substituir programas feitos exclusivamente para o mercado financeiro. 

Outlook

É o programa de e-mails da Microsoft, e é mais utilizado no meio corporativo. Tem integração com a agenda e outros recursos, permitindo uma utilização mais eficiente em grupos, como o mesmo time de trabalho, por exemplo. 

OneNote

Aplicativo de notas, permite trabalhar as configurações acima como texto, tabela e imagens, porém de maneira simplificada e rápida. Ideal para anotações simples de ideias e organização de rotina.

Acces

Também utilizado por empresas, porém de menor porte, atua na criação de banco de dados, fazendo a gestão de informações da organização. 

Publisher

Destinado a quem atua com editoração, é focado na criação de materiais gráficos. Permite a diagramação eletrônica de cartões, etiquetas, materiais de marketing e outros elementos do gênero. 

Sharepoint

Focado na gestão de trabalho, o Sharepoint coordena equipes que estão participando de determinado projeto, analisa as atividades de cada um, o andamento, com foco em análise da produtividade. 

InfoPath

Projeta formulários eletrônicos desenvolvidos no formato XML. Integrado ao SharePoint, permite padronizar e agilizar a criação e preenchimento de conteúdos como cartão de ponto e pesquisas. 

Como colocar no currículo que sei o Pacote Office?

Como vimos, alguns desses aplicativos tem uso mais abrangente e outros têm funções específicas. Portanto, a inclusão dessa habilidade no currículo pode variar de acordo com o nível de conhecimento de cada uma. Mas, sua inclusão é necessária pois indica a possibilidade ou não de atuar em determinado cargo. 

O ideal é apontar individualmente quais programas conhece, ao invés de citar “Pacote Office”, visto que o conjunto inclui programas diversos. Portanto, indique o nível de conhecimento entre básico, intermediário e avançado, e especifique qual programa. Por exemplo:

  • Excel básico para criação de planilhas
  • Power Point avançado
  • Word e PowerPoint avançados
  • Excel intermediário

Se você busca ir além e sente que precisa desenvolver novas habilidades profissionais, busque formas de se aprofundar em seus conhecimentos. Comprar pós-graduação te ajudará a desenvolver essas ferramentas e entender de forma aprofundada o que é Pacote Office no currículo e por que é tão importante incluir essa informação profissional.

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