Como começar um e-mail: 9 exemplos

como começar um e-mail

Saber como começar um e-mail é apenas a base da comunicação corporativa. Usar uma saudação inadequada pode transmitir a mensagem errada para o seu destinatário. Por isso, quanto mais preparado você estiver para os diferentes cenários, melhor.

Observe que a saudação e a introdução inicial são as primeiras impressões. Por isso, uma abertura bem feita pode impactar a eficácia da sua comunicação de várias maneiras.

A importância de saber como começar um e-mail

Considerando que a saudação inicial é a primeira coisa que o destinatário vê, fazê-la de maneira apropriada pode criar uma impressão positiva e profissional desde o início. Além disso, o começo do e-mail é importante para definir o tom da conversa. Logo, é a partir desse começo que você estabelece se a comunicação é formal, informal ou amigável.

Um início cativante também pode ser importante na tarefa de chamar a atenção do destinatário e torná-lo mais propenso a ler a mensagem na íntegra. A saudação apropriada também demonstra consideração e respeito, aspectos levados em consideração em contextos profissionais e pessoais.

Portanto, é importante escolher a abertura apropriada com base no contexto e no relacionamento com o destinatário. Abaixo, falamos sobre isso com mais profundidade e destacamos algumas possibilidades que podem te ajudar no cotidiano.

Como começar um e-mail?

Ao começar um e-mail, é importante analisar alguns fatores para garantir que a mensagem seja eficaz e apropriada para o contexto. A primeira coisa a se pensar é no público-alvo, ou seja: quem é o destinatário do e-mail. Considere o relacionamento com essa pessoa e adapte a abertura de acordo.

Além do público-alvo, tenha em mente o motivo pelo qual o e-mail será enviado. Isso influenciará como você começa a mensagem. Considerar o contexto geral da comunicação também é importante, então se o e-mail é uma continuação de uma conversa anterior, você pode começar de forma mais direta. 

Exemplos de como começar um e-mail

Dito isso, alguns exemplos podem te dar um norte de como começar um e-mail de maneira adequada:

1 – Profissional

No e-mail profissional, é imprescindível transmitir profissionalismo e respeito desde o início. Algumas opções incluem as seguintes saudações:

  • Prezado [Nome do destinatário]
  • Caro [Nome do destinatário] 
  • Estimado [Nome do destinatário]
  • Olá, [Nome do destinatário]

2 – Informal

No que diz respeito ao e-mail informal, não há muito segredo. Você pode medir o seu nível de intimidade com o destinatário e optar por saudações mais simples, como:

  • Oi, [Nome do destinatário]
  • Querido [Nome do destinatário]

 Mas se o e-mail é destinado a um grupo, vale usar, para começar o e-mail:

  • Olá, pessoal

3 –  Resposta a um e-mail anterior

Já quando um contato anterior foi estabelecido, e você precisa apenas dar continuidade à conversa, vale optar por uma introdução como: 

  • Obrigado por sua mensagem anterior
  • Em resposta ao seu email de [data]
  • Seguindo nossa conversa anterior

4 –  Solicitação ou pedido

Para fazer uma solicitação ou um pedido, você possui algumas opções, como:

  • Estou escrevendo para pedir… 
  • Preciso de sua ajuda com…
  • Por favor, poderia…
  • Gostaria de solicitar…

5 –  Expressar gratidão

Para os e-mails destinados a expressar gratidão, você pode aderir aos seguintes exemplos: 

  • Agradeço pelo seu tempo e consideração.
  • Queria expressar minha gratidão por…
  • Obrigado por [ação ou favor]
  • Fico muito agradecido por…

6 – Introdução em um contexto profissional:

Em alguns momentos, é necessário se apresentar. A melhor forma de fazer isso é com uma introdução direta, como:

  • Meu nome é [Seu Nome] e sou [sua posição] na empresa [Nome da Empresa]
  • Sou [sua posição] na [Nome da Empresa] e gostaria de…
  • Trabalho na área de [sua área de atuação] e gostaria de discutir…

7 – Convite ou proposta

Você também pode fazer um e-mail para convidar ou propor alguma coisa. Nesse caso, vale dizer:

  • Gostaria de convidá-lo para…
  • Estou propondo uma reunião para discutir…
  • Que tal nos encontrarmos para discutir…

8 – Agradecimento por uma oportunidade ou entrevista

Quando se consegue uma oportunidade ou entrevista, é de bom tom fazer um e-mail agradecendo. A introdução, nesse caso, pode ser:

  • Agradeço pela oportunidade de entrevista.
  • Foi um prazer conhecer você e discutir [tópico] na entrevista.
  • Agradeço por me receber para a entrevista na [Nome da Empresa].

9 – Apresentação

Quando precisar se apresentar para alguém por e-mail, você pode usar a introdução:

  • Deixe-me apresentar-me. 
  • Sou [Seu Nome] e…
  • Para quem ainda não me conhece, sou [Seu Nome] e tenho experiência em…

Além de saber como começar um e-mail, o bom profissional também precisa manter um currículo atualizado. Para fazer isso, é interessante continuar os estudos. Aproveite o Estuda Friday e aprimore seus conhecimentos

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