O que faz um profissional de Marketing; entenda aqui

o que faz um profissional de Marketing

Uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos foi o Marketing, não é mesmo? Apesar de sempre ter sido um departamento fundamental para as empresas, recentemente ele ganhou um protagonismo notável dentro dos ambientes corporativos. Contudo, apesar do inegável destaque, você sabe exatamente o que faz um profissional de Marketing?

Afinal de contas, as equipes de Marketing são o coração das estratégias de cada empresa, contando com uma série de diferentes posições, papéis e responsabilidades. Sendo assim, se você deseja trabalhar nessa área, é fundamental compreender não só o que é o Marketing, mas também o que os profissionais fazem no seu dia a dia.

Para te ajudar, elaboramos o guia abaixo. Ele conta com definições e descrições precisas e atualizadas, que vão te ajudar a entender tudo sobre a área e a profissão. Então, está pronto para aprender e descobrir se quer seguir esse caminho?

O que é Marketing?

Em primeiro lugar, vamos definir o que é o Marketing. Apesar do termo estar “na boca do povo” e ser uma palavra que todos conhecem, nem sempre é tão simples entender o que ela significa.

Porém, em resumo, o Marketing é a atividade que busca gerar valor em um produto ou serviço, para que ele satisfaça as necessidades e desejos do público. Sendo assim, em uma empresa, o departamento de marketing é o responsável por criar estratégias capazes de gerar lucro. Ou seja, uma série de ações direcionadas que consigam vender os produtos ou serviços em questão.

Por exemplo, uma companhia que fabrica esmaltes supre as necessidades do público que quer pintar as unhas, certo? Contudo, produzir os esmaltes não é o suficiente para fazer com que eles sejam vendidos.

A empresa precisa saber quem é o seu público-alvo, suas necessidades, dores e vontades, para que o produto seja anunciado de uma maneira específica. Ela precisa mostrar por que aquele esmalte deve ser a escolha ideal e qual é o seu valor, dentre tantas outras opções no mercado.

Esse é o trabalho do Marketing, e agora que você já sabe como ele funciona, chegou a hora de entender como os profissionais da área trabalham.

O que faz um profissional de Marketing?

Os profissionais de Marketing vão atuar em todas as etapas do processo detalhado acima. Ou seja, ele terá que desejar estratégias, compreender o mercado, conhecer o público-alvo, trabalhar em parceria com diversas outras áreas, da comunicação ao comercial, saber quais são as melhores maneiras de atingir os objetivos da empresa, estruturar ações e colocá-las em prática.

Contudo, todas essas atividades descrevem toda uma equipe de Marketing, e não apenas um único profissional.

Nesse contexto, é possível ser estrategista de marketing, especialista em SEO, profissional de vendas, analista de redes sociais, gestor de marca, especialista em mídia paga, analista de mercado e muitas outras possibilidades de cargos.

Como parte do dia a dia da profissão, os colaboradores terão que fazer pesquisas de mercado, se manter atualizados sobre as tendências e novidades da área, do setor em questão e do mundo, no geral, e não “deixar a peteca cair” com tantas mudanças tecnológicas e digitais.

Além disso, eles precisarão montar estratégias de marketing e planos de comunicação, definindo quais são as melhores maneiras de usar o Marketing para atingir os objetivos gerais da companhia. Tais materiais também contarão com as ações propostas, que deverão ser colocadas em prática.

Elas incluem estratégias de Marketing Digital, SEO, Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Endomarketing e muitas outras. Para cada uma delas, uma série de ações deverá ser estruturada e desenvolvida, contando com profissionais focados em cada uma das possibilidades e entregas.

Viu que as oportunidades são diversas, não é mesmo? Por isso, você já deve estar se perguntando o que pode fazer para entrar nesse mundo.

Como se tornar um profissional do Marketing?

Para atuar no Marketing, você não precisa, necessariamente, ter um diploma de graduação em Marketing. Por mais que essa seja, sim, uma grande possibilidade, você também vai encontrar profissionais formados em outras áreas atuando na área.

Jornalistas, publicitários, bacharéis em letras, administradores e muitos outros profissionais ocupam posições dentro desse mercado. Afinal de contas, a área demanda muitas habilidades distintas, e as empresas se beneficiam de trajetórias e formações diversas.

Contudo, para direcionar a sua carreira de forma certeira e estratégica, vale a pena investir em uma pós-graduação em Marketing, independente da sua formação inicial. Dessa maneira, você terá a oportunidade de se tornar um verdadeiro especialista, com habilidades e conhecimentos valiosos sobre a área para atrair todas as atenções para o seu currículo.

Pós em Marketing: 14 opções de cursos em alta

Se a possibilidade te empolgou, aproveite para conferir algumas opções de pós-graduação em Marketing. Abaixo você vai encontrar 14 cursos que estão em alta, e vão fazer toda a diferença para a sua carreira.

  1. MBA em Marketing Digital
  2. MBA em Marketing Digital e Analytics
  3. MBA em Marketing e Vendas
  4. Gestão Comercial e Estratégica em Marketing Digital
  5. MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Inteligência Competitiva
  6. Social Media e Gestão de Tráfego
  7. MBA em Marketing e Experiência do Usuário
  8. MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento
  9. MBA em Redes Sociais
  10. MBA em Growth Marketing para E-commerce
  11. Marketing em Farmácia
  12. Gestão de Marcas
  13. MBA em Marketing Internacional
  14. MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing

Descobriu o que faz um profissional de Marketing e escolheu o seu curso? Então se inscreva agora mesmo na pós-graduação e comece a sua nova trajetória acadêmica. Em pouco tempo você estará apto para trabalhar com Marketing, e vai ver novas portas se abrirem para a sua carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!