Abrir o próprio negócio pode ser o sonho de muitas pessoas, mas ter a iniciativa e começar a trabalhar por conta é só o primeiro passo. Com muitos profissionais se tornando MEI, é preciso desenvolver estratégias para se destacar em um mercado competitivo.
Muitos empreendedores começam com um sonho, o desejo de tornar uma marca o que era um hobbie pessoal, ou a realização de projeto com base em uma criação própria. O momento pode até ser propício para isso, especialmente com as oportunidades oferecidas para as categorias de micro e pequeno empreendedor.
Mas, para tirar o sonho do papel é necessário se planejar e se preparar para competir com a concorrência. Até porque, lidar com empresas similares é inevitável. Portanto, o segredo para ter sucesso como empreendedor não é escolher uma área inexplorada, isso é até raro de encontrar, mas sim saber se posicionar, oferecendo algo que os concorrentes não têm.
O que são mercados competitivos
Resumidamente, os mercados competitivos são aqueles onde há muitas ofertas, ou seja, diversas empresas oferecendo serviços ou produtos semelhantes. Nesse cenário, aumenta a necessidade de se destacar, seja através da precificação, atendimento ou qualidade dos produtos. Confira as principais características que tornam um mercado competitivo:
Mercado saturado
Há muita demanda, sim, mas também há muita oferta. A principal característica desse mercado é justamente a alta concorrência, mas isso não significa que não valha a pena se arriscar neste tipo de mercado, mas sim que é preciso entender como se destacar.
Inovação
A alta concorrência faz com que as empresas, em busca de diferencial, inovem mais. Portanto, mesmo com a competição, é um mercado que estimula o novo e tem potencial para novidades com mais frequência.
Pulverização
Com um número maior de empresas atuando no mesmo segmento, ninguém tem um domínio elevado do mercado. Isso significa que os clientes estão espalhados e todos detém apenas uma parcela pequena do mercado.
Estratégias para se destacar em um mercado competitivo
Como vimos, quem atua em segmentos com essas características geralmente oferecem produtos muito parecidos. Ainda assim, também são mercados com alto potencial por conta da demanda. Portanto, o mais importante nesse cenário é saber como se diferenciar. Conheça cinco estratégias para aplicar e se destacar:
Encontre seu nicho
Ser abrangente pode ampliar o público, mas também o deixará mais vulnerável às suas mudanças e ao surgimento de novas tendências. Nesse mercado, é mais difícil fidelizar os clientes e eles podem facilmente mudar de ideia.
Uma possibilidade para evitar isso é focar em um determinado nicho. Isso permite customizar a oferta e direcionar a comunicação para esse público. Uma tendência cada vez mais forte é justamente a criação de conteúdos personalizados, que ofereçam uma jornada pessoal para cada cliente. Ao definir determinado nicho, aumenta-se a chance de fidelizá-los.
Aposte na experiência do cliente
Ao desbravar esse nicho, se aprofunde em seu público-alvo e veja como oferecer a melhor experiência de compra. Entender as demandas e necessidades desse grupo permite criar soluções que irão atendê-los melhor. Se o processo de compra for positivo, este cliente tem mais chance de retornar e indicar a loja, mesmo que tenha pago um valor mais alto.
O conceito de experiência do cliente, porém, é amplo. Entenda alguns pontos principais para se atentar:
Atendimento ao cliente: seja no ambiente físico ou através de plataformas digitais, fazer um bom atendimento que resolva problemas e tire dúvidas causará uma boa impressão.
Canais de compra: quanto mais opções o cliente tiver, maior as chances dele concluir a compra. Portanto, entenda onde seu cliente está presente: lojas físicas? E-commerce? Ou ele quer consultar on-line e comprar na loja?
Possibilidades de pagamento: amplie os canais onde ele pode realizar a compra, incluindo PIX e outros formatos que permitam agilizar o processo e garantir que ele finalize a compra imediatamente.
Faça uma análise SWOT
A matriz SWOT é uma ferramenta muito utilizada justamente para que a empresa compreenda sua posição no mercado em que atua. Isso porque ela trabalha com quatro aspectos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Ao aplicar esses conceitos em um quadro, fica mais fácil visualizar quais são os pontos fortes e fracos da empresa, bem como os pontos de atenção e como superar a concorrência.
Foque na qualidade
No final das contas, nada supera a qualidade. Ouça as sugestões de melhoria dos clientes, tanto da sua empresa quanto dos concorrentes, e crie a solução ou produto com melhor qualidade. Essa é a melhor maneira de satisfazer o cliente e garantir que ele faça novas compras.
Busque novos conhecimentos
Um empreendedor precisa ter um amplo conhecimento em diversos segmentos. Ele precisa entender do mercado financeiro, administração, marketing e outras áreas que são centrais na condução de um negócio. Isso, claro, sem contar com um entendimento profundo do produto que possui e do mercado que atua.
Por isso, continue se desenvolvendo e se especializando por meio de uma pós EAD, para ter mais propriedade sobre as decisões tomadas e mais ferramentas para desenvolver estratégias para se destacar em um mercado competitivo.