Conseguir se destacar na sua profissão não é uma tarefa simples, não é mesmo? Ela exige muita dedicação e foco para desenvolver tudo o que você precisa para chamar a atenção. Nesse contexto, vale a pena conferir quais são as competências e habilidades gerais do profissional da área da saúde.
Dessa maneira, você poderá olhar de maneira estratégica para o seu crescimento, priorizando pontos que são valorizados pelo mercado de trabalho. Afinal de contas, as empresas têm certa dificuldade em encontrar candidatos que suprem suas demandas, então, entregar exatamente o que elas precisam é uma ótima maneira de conseguir novas oportunidades.
Porém, como saber quais são essas habilidades? Será que elas mudaram muito nos últimos anos? São as mesmas para todas as profissões da saúde? E como podem ser desenvolvidas?
Para auxiliar na resolução de todas essas perguntas, consultamos a coordenadora acadêmica de pós-graduação Camila Braga de Oliveira Higa. Especializada na área da saúde, ela acompanha o mercado e tem observações valiosas para todos os profissionais que desejam alcançar novos patamares em suas carreiras.
Confira abaixo as competências destacadas por Camila, que ressalta que, “além das habilidades específicas necessárias para cada profissão de saúde, existem competências gerais que são desejáveis e valorizadas no setor.”
13 competências e habilidades gerais do profissional da área da saúde
Para facilitar a visualização e te ajudar a observar as habilidades de forma estratégica, dividimos as competências em categorias específicas, como você poderá observar agora.
Competências tecnológicas
Começando com as habilidades relacionadas à tecnologia, que estão presentes em todas as profissões da saúde e devem se tornar ainda mais relevantes nos próximos anos.
Afinal de contas, as evoluções tecnológicas vieram para melhorar os sistemas e agilizar o trabalho dos profissionais.Neste sentido, você pode oferecer mais soluções direcionadas, que melhoram a assistência e promovem um atendimento ainda mais personalizado e assertivo aos pacientes.
- Familiaridade com sistemas de informações de saúde (EHR/EMR);
- Conhecimento em telemedicina e ferramentas digitais de saúde;
- Habilidade na análise de dados para informar a tomada de decisão.
Comunicação efetiva
No campo das soft skills, o equilíbrio emocional e a boa comunicação são extremamente importantes na área da saúde. Seja para se comunicar com colegas, pacientes e seus familiares, ter efetividade nesse processo é fundamental, e Camila destaca duas competências centrais para todos os profissionais da saúde:
- Habilidades de comunicação clara e empática com pacientes e colegas;
- Capacidade de usar tecnologias de comunicação de maneira eficaz.
Adaptabilidade e resiliência
Você já deve ter ouvido a palavra “resiliência” nos últimos anos, certo? Ela assumiu um papel central no mundo profissional, tendo em vista que as mudanças e novidades em todas as áreas exigem colaboradores prontos para lidar com o novo e com o inesperado.
Na área da saúde, a situação é a mesma, o que requer profissionais capazes de encarar os desafios da melhor maneira.
- Capacidade de se adaptar a mudanças rápidas no cenário da saúde;
- Resiliência diante de desafios e pressões.
Pensamento crítico e solução de problemas
Apesar do conhecimento técnico e o uso correto de ferramentas serem centrais na saúde, eles dependem de profissionais com alto senso crítico para serem utilizados da forma correta. Por isso, além de se dedicar à parte técnica da profissão, nunca se esqueça do pensamento crítico.
- Capacidade de avaliar situações complexas e tomar decisões informadas.
- Habilidade para resolver problemas de forma eficaz.
Ética e empatia
Assim como a comunicação, habilidades ligadas à empatia e à ética vão fazer de você um profissional ainda mais completo e capaz de lidar com pessoas que, muitas vezes, estão em situações de fragilidade e vulnerabilidade.
- Prática ética e respeito pelos direitos do paciente.
- Desenvolvimento de habilidades empáticas para compreender as necessidades dos pacientes.
Aprimoramento contínuo
Lembra que mencionamos as mudanças e evoluções no mundo? Elas estão em todas as áreas do conhecimento, e têm uma importância gigantesca na área da saúde. Afinal de contas, novas descobertas, abordagens, tratamentos e protocolos são capazes de revolucionar a vida de pacientes. Mas para que isso ocorra, os profissionais à frente da assistência precisam estar atualizados.
Por isso, buscar novos aprendizados é fundamental para todas as áreas da saúde, e uma maneira estratégica de se manter relevante para o mercado de trabalho.
- Disposição para aprendizado ao longo da vida e atualização constante de habilidades.
- Participação em programas de desenvolvimento profissional.
Como desenvolver novas habilidades para a área da saúde?
Todavia, depois de aprender sobre tantas competências, talvez você esteja se perguntando: “como posso desenvolver todas elas?” Nossa dica é identificar áreas prioritárias e focar, aos poucos, nas habilidades que mais vão fazer a diferença na sua atuação profissional.
Além disso, você pode desenvolver novas habilidades com uma especialização, sabia? Investindo em uma pós-graduação, você vai mergulhar em um tema específico da saúde, se tornando um profissional especialista, e ainda “ticar” diversas competências citadas por Camila na lista acima.
Para te inspirar, veja algumas sugestões de pós na saúde. Todas elas são especializações atualizadas, que estão em alta no mercado de trabalho e vão te ajudar a alcançar novos degraus na sua trajetória profissional.
- Neuropsicologia
- Fisioterapia Traumato-Ortopédica com ênfase em Terapias Manuais e Posturais
- Enfermagem do Trabalho
- Enfermagem em Terapia Intensiva, Emergência e Trauma
- Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família
- Enfermagem em Urgência e Emergência
- Enfermagem em Oncologia
- Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica
- Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial
- Terapia Cognitivo-Comportamental
Então, agora que você já sabe quais são as competências e habilidades gerais do profissional da área da saúde, não perca tempo! Escolha a sua especialização e se inscreva na pós Anhanguera, ficando cada vez mais próximo dos seus objetivos de carreira.