Quem nunca viu aquele item da lista de afazeres e deixou de lado por ser muito difícil, chato ou cansativo de fazer? Adiar tarefas é comum no dia a dia, mas quando se torna um hábito recorrente prejudica a produtividade e o desempenho.
Deixar algo a fazer porque tem outras prioridades é normal com uma rotina atarefada, mas seguir atrasando o andamento vai atrapalhar o próprio trabalho, e tem repercussões negativas, como atrasos em entregas e avaliações ruins.
Também conhecido como procrastinação, o ato de adiar tarefas implica em fazer literalmente qualquer outra coisa para evitar o que deve, de fato, ser executado. Existem vários gatilhos que instigam tal comportamento, que pode gerar até mesmo problemas emocionais, como crise de ansiedade.
Nem sempre, porém, a pessoa tem consciência de que está procrastinando. Alguns procrastinam atividades substituindo-as por outras coisas, como arrumar a casa, navegar na internet, assistir um programa de televisão.
Isso acontece pois o cérebro busca atividades que ofereçam uma recompensa imediata, enquanto situações mais abstratas não são processadas da mesma forma.
É fácil trocar tarefas mais complexas por coisas que nos satisfazem imediatamente, especialmente se cumprir determinada ação tiver repercussões negativas.
Mas a verdade é que esse tipo de atitude acaba limitando o potencial das pessoas e sua capacidade de chegar onde realmente deseja, seja no trabalho, seja nos estudos ou na vida pessoal.
Por que procrastinamos?
É inevitável procrastinar e, em alguns casos, um período de ócio pode até ajudar criativamente. Mas em geral, há um significado específico por trás do ato de procrastinar que impede que as pessoas concluam suas pendências.
Um dos motivos comuns é o medo de errar ou ser julgado. Assim, a pessoa adia o início de uma atividade porque não sabe se será capaz de realizá-la bem. Porém, quando falamos de trabalho, por mais que tente adiar, uma hora vai ter que lidar com o fato, seja para apresentar a um superior, seja para comentar em uma reunião ou até para concluir outras tarefas que acabam sendo adiadas por tabela.
Isso gera ansiedade e, além de não começar, o profissional se vê com medo de julgamento, de críticas e de fracassar. O esgotamento mental e excesso de tarefas também pode ser um gatilho para a procrastinação pois, cansado, o cérebro já não consegue se dedicar como deveria.
Há também a procrastinação por falta de motivação. Um profissional insatisfeito com seu trabalho ou que tenha uma relação difícil com gestores não sentirá o mesmo impulso para concluir suas tarefas, que considera chatas, tediosas ou desagradáveis.
Os perfeccionistas também são grandes procrastinadores pois, em busca de uma performance excelente, acabam planejando demais cada detalhe e muitas vezes não conseguem nem começar a desenvolver uma atividade.
Para completar, há ainda pessoas que só funcionam sob pressão. Eles podem ter um mês para concluir um relatório, mas finalizarão um dia antes de entregar, pois sem o prazo e a eminente entrega, não se sentem motivados para concluir a tarefa.
Como parar de adiar tarefas?
Por mais que saibam das consequências negativas de adiar seu trabalho, os procrastinadores acabam entrando em um looping de atrasos, e tudo fica para a última hora. Sendo assim, também não conseguem dedicar o tempo que gostariam para a tarefa, e o trabalho sai aquém do esperado.
A boa notícia é que isso pode mudar, basta avaliar as próprias atitudes e mudar hábitos. Além disso, exige disciplina, que costuma ser um déficit dos procrastinadores. Portanto, antes mesmo de começar a mudar esse cenário é preciso entender que isso exigirá esforço.
Novamente, o cérebro buscará as atividades que trarão prazer imediato. Portanto, é preciso burlar esse impulso inicial e manter o foco para concluir as tarefas e melhorar a performance no trabalho. Confira nossas dicas:
1 – Entenda o que te distrai
Quando você procrastina, o que faz? Assiste televisão? Fala ao telefone? Passar horas nas redes sociais? Descubra o que mais te faz procrastinar e bloqueie esse impulso. Quem é muito apegado às redes, por exemplo, pode usar aplicativos ou até a função do próprio celular para “bloquear” os apps por algumas horas.
Assim, a hora que tentar adiar a tarefa e correr para o celular, não vai conseguir acessar o Instagram pelas próximas duas horas, e será lembrado que esse é o momento de fazer outra coisa.
2 – Faça uma lista de tarefas
Não precisa usar aplicativos complexos, ou colocar mil alertas no celular (mas se ajudar, também pode). Uma lista de tarefas pode ser tão simples como uma série de bullets em uma folha de papel. Ela pode servir para o dia, semana ou mês.
E quando algo estiver muito difícil, escolha uma tarefa mais simples para concluir. A sensação de dever cumprido pode ser um estímulo para seguir com outros itens da lista.
3 – Comece pequeno
Se você procrastina, não vai acordar amanhã e se tornar um grande produtivo. Como falamos, trata-se de uma mudança de hábito e, se for gradual, tem mais chance de ser integrada à rotina e a vida de forma aderente.
Portanto, se tiver algo muito grande e difícil ou chato, desmembre em tarefas menores, e vá concluindo pouco a pouco. Assim, o que antes era um “monstro”, se torna uma série de coisas simples de resolver.
Pode não parecer fácil logo de cara, mas se esforçar para não procrastinar tem impactos significativos na vida e na carreira. Abre espaço para fazer as atividades com mais tempo e atenção, chamando a atenção dos gestores de forma positiva, e ainda abre caminho para novas possibilidades profissionais, como ampliar os estudos fazendo uma especialização, como a pós-graduação Anhanguera.
Por mais fácil que seja adiar tarefas, não trará benefícios a longo prazo, portanto foque nos objetivos que tem na vida e na carreira para começar a mudar.