É comum ficar nervoso durante um processo seletivo, especialmente para conquistar a vaga de emprego dos sonhos. Mas se preparar adequadamente é a melhor forma de chegar pronto para mostrar o seu lado profissional na entrevista.
O problema é que muitas pessoas, na ânsia de se expressarem, podem acabar cometendo erros e dar respostas que, ao invés de impressionar, acabam gerando uma má impressão. Isso acontece quando o candidato se empolga na hora de falar de si mesmo e transforma a conversa em um divã.
Claro, falar sobre suas experiências anteriores e até comentar questões da vida pessoal faz parte do processo. Por outro lado, é importante pensar que esse tempo dedicado pode ser melhor aproveitado falando sobre as competências e impressionando os entrevistadores com resultados.
O que não falar em uma entrevista de emprego
Sendo assim, além de desenvolver falas que apontem para os pontos positivos do candidato, é importante saber sobre o que não falar pois acaba prejudicando. Confira:
Falar mal do emprego anterior
É aceitável buscar uma nova oportunidade pois não gosta do lugar onde trabalha ou tem problemas com o gestor. No entanto, comentar sobre isso passa uma má impressão e fará com que o recrutador pense que, no futuro, você também poderia falar mal da empresa.
Portanto, ao comentar sobre experiências anteriores ou o motivo do desligamento do último emprego, tente focar no que essa oportunidade oferece que a anterior não tinha. Por exemplo, opte por falar que quer trabalhar em um lugar onde consegue ver uma possibilidade de crescimento mais alinhada com os objetivos da carreira.
Saúde mental
Embora seja um tema que tem sido mais comentado nas empresas, a saúde mental ainda é uma questão sensível. Além de gerar um gatilho que deixa o candidato em um estado emocional vulnerável, é outra oportunidade perdida de falar sobre seus pontos positivos.
Lembre-se que tudo o que diz importa e o tempo é limitado. Então, mesmo que queira comentar sobre o assunto, fale de maneira a indicar que a busca por uma recolocação está alinhada com o desejo de ter uma experiência profissional mais saudável.
Reclamar
A verdade é que ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa que só reclama. Quem faz isso já na entrevista dá indícios de que esse é seu comportamento padrão e o recrutador pode descartar o candidato, mesmo sendo qualificado.
Novamente, a hora de responder as questões é o momento de mostrar que tem as aptidões que a vaga exige. Portanto, ao invés de perder tempo reclamando, o ideal é focar no que tem a mostrar de positivo.
Estratégias para mostrar seu lado profissional na entrevista
O melhor caminho para mostrar o lado profissional e se dar bem em uma entrevista é estar preparado. Na hora de pensar nas respostas, lembre-se das dicas acima do que não dizer e já planeje falar construtivas. Veja três estratégias a seguir:
1 – Planeje as respostas
Sim, não há como realmente saber o que o entrevistador vai perguntar, mas existem algumas questões mais usuais que vão aparecer em algum momento.
O candidato deve estar preparado para falar sobre sua experiência profissional, apontar desafios que enfrentou e como os superou, além de realizações importantes que teve ao longo da carreira.
Não se trata, porém, de comentar o que já é possível saber pelo currículo. Esse é o momento de indicar as competências utilizadas e destacar a participação em projetos importantes.
2 – Saiba se autopromover
Mesmo quem não atua com vendas deve desenvolver algumas habilidades do ramo, como poder de persuasão. Um bom vendedor sabe mostrar para o cliente porque determinado produto ou solução será necessário para ele.
A autopromoção funciona da mesma forma. É a linguagem que indica para o entrevistador que você tem o que a empresa precisa. para isso, é preciso trabalhar dois aspectos:
Conhecer bem a vaga: analise com atenção a descrição da vaga, quais as competências obrigatórias e desejadas, e veja quais delas você tem melhor desempenho. Durante a entrevista, deixe claro que preenche esses requisitos.
Conhecer a si mesmo: para se autopromover é preciso saber se autoavaliar. Mesmo sabendo se vender, é necessário ser sincero, e para isso um profissional precisa reconhecer seus pontos fortes e fracos. Alguns recrutadores, inclusive, perguntam sobre isso na entrevista e, ao pontuar as melhorias, aproveite para já descrever os caminhos que está seguindo para mudar.
3 – Destaque seus conhecimentos
A melhor maneira de indicar para o entrevistador sua dedicação ao desenvolvimento profissional é apontando o que aprendeu e aprende na carreira. Isso é feito de forma prática ao comentar uma lição aprendida ao superar um desafio, e também por meio dos estudos.
Fazer especializações, como a pós-graduação Unopar, deixa claro para a empresa que você se esforça para ser um profissional mais qualificado e que tem conhecimento além da média para atuar em seu cargo.
Focando nessas três estratégias, o profissional é capaz de mostrar o seu lado profissional e tem mais chances de se destacar no processo seletivo.