É comum ouvir a expressão “meio corporativo” quando se fala sobre determinadas empresas e cargos, mas o que exatamente isso significa? Na verdade, o termo é abrangente e representa a estrutura de uma empresa em que estão os cargos e setores responsáveis pelo planejamento e tomada de decisão.
Porém, de forma mais ampla, o chamado mundo corporativo engloba as empresas públicas ou privadas, que contam com hierarquia e se utilizam do conhecimento de diferentes áreas para traçar objetivos e alcançar metas.
É o oposto de um profissional autônomo, que presta serviço mas é responsável sozinho por suas finanças, planejamento e atendimento ao cliente, por exemplo.
Muitos consideram o mundo corporativo como um ambiente hostil, e a verdade é que existe um perfil de profissional que se adapta melhor neste tipo de ambiente. Ainda assim, a maior parte dos ofícios de dá neste ambiente, que também apresenta benefícios e oportunidades de crescimento.
Como funciona o meio corporativo?
Como falamos, esse ambiente se dá por meio de hierarquias e, dentro de cada setor, cada um tem seu papel. Em geral, as empresas têm objetivos definidos como aumento do lucro, inovação, novos mercados ou até mesmo superar os concorrentes.
São essas metas que norteiam as decisões da organização e, cada um de sua maneira, contribui para alcançá-las. Veja as principais características do mundo corporativo:
Resultados
Alcançar o resultado desejado é o motivo da empresa existir. Claro que isso também é abrangente e, em alguns casos, não é apenas uma coisa. A empresa pode visar o lucro, e ao mesmo tempo buscar soluções inovadoras para lidar com problemas que enfrentamos como sociedade.
Mas, é sempre com um objetivo em mente que ela funciona, e é com base nisso que as áreas irão se planejar.
Trabalho em equipe
Por isso, o trabalho em equipe é essencial, pois as metas só serão alcançadas se todos contribuírem. Mesmo dentro de uma equipe, cada colaborador pode ter uma função principal e é a união do que cada um faz que permitirá que a empresa chegue nos resultados pretendidos.
Comunicação
Para isso, boa comunicação é imprescindível. As áreas estão conectadas de alguma forma e, mesmo que alguns não tenham conhecimento do que é feito em outros setores, saber trocar ideias, esclarecer dúvidas e manter um bom diálogo permitirá que o trabalho flua melhor.
Como se destacar no meio corporativo?
Entender as características do ambiente corporativo é importante pois ajuda o profissional a avaliar se tem o perfil adequado para atuar nesse meio.
Como colaborador, o objetivo da empresa deve ser o foco também para sua atuação, mas esse cenário de trabalho também permite que cada um desenvolva o próprio plano de carreira e estabeleça metas pessoais, sejam elas relacionadas a remuneração, cargo ou organização.
Por isso, vamos indicar os passos necessários para se destacar no meio corporativo e atingir esses objetivos pessoais:
1 – Seja proativo
Fazer o básico pode até garantir um emprego, mas para quem deseja crescimento profissional, é preciso ser proativo. No dia a dia, isso significa não esperar ser pedido algo, mas sim iniciar uma tarefa por conta própria.
Propor melhorias, fazer avaliações e encontrar soluções. Também representa um profissional com boa capacidade analítica, capaz de prever possíveis cenários e sugerir mudanças.
2 – Fortaleça sua reputação
O que seus colegas diriam sobre como é trabalhar com você? Nem sempre conseguimos criar laços no trabalho, mas a maneira como as pessoas se comportam diz muito sobre si mesmos e abre caminho para outros quererem ou não trabalhar com alguém.
Por isso, manter uma boa reputação é importante ao se candidatar para uma promoção, por exemplo, ou ao ser indicado para uma vaga em outra empresa. Além disso, ainda pensando no que os colegas diriam, pense no tipo de profissional que quer ser.
Isso pode significar ter mais disciplina e foco, desenvolver habilidades de comunicação ou soft skills de liderança.
3 – Crie um diferencial
Uma competência que os profissionais devem ter bem desenvolvida para prosperar no meio corporativo é o autoconhecimento. Só conhecendo bem os pontos fortes e fracos o colaborador será capaz de trabalhar em características que o destaca.
Portanto, se não consegue reconhecer uma habilidade específica que o diferencie dos colegas, talvez esteja na hora de desenvolver uma. Não precisa ir longe, comece com assuntos ou habilidades que já domina e use isso a seu favor.
Se tiver boa comunicação, busque se tornar um porta-voz da empresa, ou aprenda um idioma que permitirá conquistar novos clientes. Entenda quais competências técnicas ou comportamentais ajudarão nesse crescimento e trabalhe no seu desenvolvimento.
4 – Invista em conhecimento
Mesmo que saiba como se diferenciar, quanto mais conhecimento um profissional tiver, mais indispensável se torna. Isso ajuda com o crescimento interno e ainda abre um leque de opções no mercado, tornando-o mais competitivo.
Se especializar com a pós-graduação Anhanguera permite se aprofundar em temas específicos e oferece ferramentas para que o profissional consiga desenvolver seu trabalho e traçar metas que ajudem a empresa a alcançar seus resultados.
Afinal, o meio corporativo é competitivo, mas oferece mais estabilidade e possibilidade para quem quer impulsionar a carreira.