Cada vez mais, as empresas estão tendo que lidar com um problema bastante preocupante. Ele é a dificuldade em reter bons talentos, que estão deixando seus empregos em busca de novas oportunidades. Sendo assim, vale a pena entender por que bons funcionários pedem demissão.
Dessa maneira, as companhias poderão olhar para si mesmas e refletir sobre os motivos que levam ao alto turnover em suas equipes. Com uma autoavaliação e vontade de melhorar o cenário organizacional para os colaboradores, as chances de conseguir reter talentos vão aumentar consideravelmente.
Para isso, veja abaixo 6 motivos bastante comuns para que grandes talentos decidam pedir demissão de seus trabalhos.
Por que bons funcionários pedem demissão: 6 motivos por trás da decisão
1 – Falta de reconhecimento pelo bom trabalho
Quando você é um colaborador excepcional, que supera expectativas, entrega um trabalho impecável e sempre recebe feedbacks positivos, há a expectativa de ser reconhecido por isso. Então, aumentos de salário, promoções, premiações, reconhecimentos no dia a dia e a conquista de novos projetos e desafios são ansiosamente aguardados por bons funcionários.
Porém, quando eles não recebem nada disso, mesmo após um bom tempo de empresa e, frequentemente, promessas não cumpridas, é normal que a frustração tome conta. Afinal, eles entregaram tudo o que podiam, e mesmo assim não foram compensados.
Por isso, sentir-se estagnado e não receber o reconhecimento que merece é um dos grandes motivadores para demissões. Sendo um grande talento, esse profissional não terá dificuldades em encontrar companhias dispostas a valorizar o que ele tem a oferecer, especialmente em um cenário de escassez de colaboradores acima da média.
2 – Desalinhamento com valores e cultura da empresa
Outra motivação comum é o desalinhamento com fatores centrais de uma empresa. Apesar do salário ser um ponto crucial para qualquer colaborador, há algum tempo ele deixou de ser a única âncora para manter bons funcionários em uma companhia. Outro ponto que passou a fazer parte dessa conta é o “fit cultural”. Ou seja, se a pessoa combina com a organização.
Por mais que o profissional seja ótimo e se destaque em qualquer ambiente, ele pode não concordar com os valores da empresa, não conseguir se conectar com a cultura e, assim, ter dificuldades para executar o seu trabalho.
Nesse cenário, é normal que ele busque novas oportunidades, em locais que sejam mais alinhados com seus valores pessoais e maneiras de trabalhar.
3 – Problemas de relacionamento com lideranças e outros colegas
Você já deve ter ouvido por aí que lideranças ruins são capazes de minar equipes inteiras, certo? Esse cenário é real e acarreta na demissão de dezenas de talentos em empresas.
Líderes e gestores precisam ser pessoas inspiradoras, acolhedoras, empáticas e capazes de organizar o dia a dia, facilitando o trabalho de seus times. Contudo, muitas vezes, profissionais em cargos de gestão mostram ser o oposto disso.
Como resultado, lideranças ruins levam a times desmotivados e sem engajamento com o trabalho, criando um verdadeiro efeito dominó. O trabalho se torna um fator estressante aos bons funcionários, que não conseguem entregar seu melhor, se sentem tolhidos e ficam frustrados. A consequência é a demissão.
4 – Busca de novos desafios profissionais
Por mais que, muitas vezes, as questões por trás da demissão de bons profissionais estejam nas empresas, outros fatores também podem influenciar essa decisão. Um deles é a busca por novos desafios profissionais.
Em alguns casos, os talentos desejam novos rumos para a carreira, desenvolvem novos interesses e percebem que, a partir dali, terão que buscar a satisfação profissional em outros lugares. Seja porque não há espaço para crescimento na empresa atual ou porque os novos caminhos divergem das possibilidades da companhia, eles descobrem que terão que mudar.
5 – Sobrecarga de trabalho e impactos de saúde
Ótimos profissionais costumam enfrentar alguns problemas ao longo da carreira. Um deles sendo a sobrecarga de trabalho.
É comum que, ao se destacarem e mostrarem competência, os grandes talentos passem a receber mais demandas do que seus colegas de equipe. Apesar da prática não ser nada produtiva e prejudicar todos os envolvidos, ela ainda acontece, contribuindo para o adoecimento mental dos profissionais. Como resultado, o esgotamento se torna insustentável para eles, que caminham rumo à demissão.
6 – Clima organizacional desfavorável
Assim como trabalhar com líderes ruins é prejudicial para o desempenho de bons profissionais, ser obrigado a atuar em um ambiente estressante também tem impactos negativos.
Afinal de contas, a falta de acolhimento, estresse, situações de assédio e intrigas podem comprometer o desenvolvimento profissional, além de serem condições desfavoráveis para a atuação de qualquer colaborador.
Então, quando talentos estão em ambientes de clima organizacional ruim, eles tendem a considerar a busca por novas oportunidades, em empresas que valorizam ambientes saudáveis para todos.
Agora que você já sabe por que bons funcionários pedem demissão, que tal melhorar ainda mais os seus conhecimentos de gestão de pessoas? Para isso, conte com a pós-graduação Unopar para se especializar e se manter atualizado em questões de Recursos Humanos, oferecendo o seu melhor no trabalho.