Empregabilidade e estratégias de networking são termos que devem estar sempre presente na mente de um profissional, principalmente quando se está em busca de um novo emprego. Uma coisa leva a outra: o contato com colegas de profissão (ou seja, o networking) abre portas e leva a uma gama de oportunidades.
Podemos dizer que a empregabilidade não se limita apenas a conseguir um emprego, mas também se adaptar às mudanças no mercado e conquistar cada vez mais conhecimento acerca da área em que se atua.
Além da rede de contatos, existem vários outros fatores que influenciam a empregabilidade, como é o caso da educação formal, a experiência profissional, a rede de contatos, a proatividade e a capacidade de se manter atualizado em relação às tendências. Mas neste artigo, focamos exclusivamente nas estratégias de networking.
O que é networking?
Como já deve ser possível presumir, o networking se refere ao processo de construir e manter relacionamentos profissionais para fins de desenvolvimento de carreira, oportunidades de emprego, aprendizado e suporte mútuo.
O networking pode ser considerado como uma prática fundamental no mundo dos negócios, em que as conexões profissionais podem desempenhar um papel crucial no avanço da carreira.
Por sua vez, as estratégias de networking são métodos deliberados e planos de ação que os profissionais adotam para expandir sua rede de contatos e construir relacionamentos profissionais significativos. Essas estratégias podem variar dependendo das metas individuais, do setor e do estilo pessoal.
Estratégias de networking para aumentar a empregabilidade
As estratégias de networking desempenham um papel fundamental no aumento da empregabilidade, uma vez que muitas oportunidades de emprego não são publicadas publicamente, e ter acesso a essas conexões permite ficar ciente dessas oportunidades ocultas por meio de conexões na indústria.
Além disso, construir e manter relacionamentos profissionais sólidos por meio do networking cria uma rede de apoio que pode fornecer conselhos e recomendações para oportunidades profissionais. Esse método funciona, afinal, como uma plataforma para compartilhar informações sobre a indústria, tendências do mercado de trabalho e desafios com outros profissionais.
O profissional também pode, por meio do networking, identificar oportunidades de colaboração em projetos conjuntos (o que não apenas expande suas habilidades, mas também fortalece a rede).
As estratégias ainda permitem a construção de uma marca pessoal forte, destacando as habilidades, experiências e conquistas e, por sua vez, aumentando a atratividade para empregadores. De qualquer forma, confira cada uma delas e como colocar em prática:
1 – Participação em eventos
Uma das estratégias de networking é estar presente e ser notado: compareça a conferências, seminários e eventos do setor para conhecer profissionais da área e ampliar sua rede. Com a ascensão das redes sociais, muitos eventos passaram a ser realizados remotamente, o que significa que você sequer precisa sair de casa.
2 – Presença nas plataformas, como o LinkedIn
Além de marcar presença nos eventos, uma boa tática é fazer parte das plataformas, como o LinkedIn. Aproveite os benefícios da tecnologia e utilize a seu favor para conseguir vínculo com outros profissionais da sua área. Otimize seu perfil, participe de grupos e interaja na plataforma, criando conteúdo e reagindo às publicações das outras pessoas.
3 – Palestras
Além de assistir às palestras e comparecer aos eventos, uma dica é se oferecer para ser palestrante em eventos relacionados à sua área para destacar suas habilidades e construir visibilidade. Além de contribuir com o networking, o método fortalece a credibilidade do seu trabalho.
4 – Participação em feiras de emprego
Os eventos e palestras são importantes para o networking, mas as feiras de emprego também podem ser benéficas e ajudam o profissional a conseguir mais contatos e, eventualmente, oportunidades de carreira.
5 – Contato com ex-colegas
Outra estratégia é manter contato com ex-colegas de trabalho, que podem fornecer referências profissionais quando você estiver procurando emprego. Ter alguém que possa atestar suas habilidades e desempenho é altamente valioso para os empregadores.
Além disso, se seus ex-colegas se movimentaram para outras empresas, eles podem fornecer acesso a oportunidades internas e informações sobre vagas que podem não estar publicamente disponíveis.
Manter contato com ex-colegas também expande sua rede de contatos na indústria. Eles podem estar cientes de oportunidades, eventos ou mudanças no setor que podem ser relevantes para sua carreira.
Já em momentos de transição de carreira, ex-colegas conseguem fornecer suporte emocional, conselhos práticos e até mesmo conexões que podem facilitar a mudança.
6 – Programas de mentoria
Ser um mentor é um grande passo para desenvolver relacionamentos profissionais significativos. Os programas de mentoria permitem compartilhar suas experiências e conhecimentos, proporcionando trocas de ideias valiosas sobre o setor, a empresa e as práticas profissionais.
7 – Aprendizado contínuo
Entre empregabilidade e estratégias de networking, podemos destacar a importância do aprendizado contínuo. A rápida evolução do mercado de trabalho e das indústrias exige que os profissionais estejam constantemente atualizando e adquirindo novas habilidades. O investimento no aprendizado permite ao profissional estar sempre atualizado e relevante. Com isso em mente, fazer uma pós-graduação EAD 6 meses pode ajudar nessa missão.