Se você acompanha as redes sociais, já deve ter percebido que um novo modelo de vendas se popularizou entre os e-commerces, certo? Replicando um formato já bastante conhecido em canais de televisão, muitos comércios e influenciadores passaram a fazer live shop.
Ela é uma excelente maneira de impulsionar as vendas e aproveitar o mundo digital para crescer com o seu negócio. Contudo, o que ela é, exatamente? Ela serve para todos os tipos de e-commerce? E quais são os “segredos” para o sucesso?
Para te ajudar a compreender essa nova maneira de atuar, elaboramos esse texto. Confira abaixo todas as respostas para as suas dúvidas e, dessa maneira, saia daqui um verdadeiro expert para iniciar as suas próprias lives.
O que é uma live shop?
Vamos começar descobrindo o que são as live shops? Para entendê-las, é fundamental “voltar no tempo” em alguns anos e relembrar o que ocorreu em 2020, quando o mundo parou e as atividades se voltaram ao ambiente virtual.
Na época, os conteúdos em vídeo ao vivo se popularizaram. Eram as lives, que aconteciam diariamente em diversas plataformas diferentes. O objetivo era produzir materiais que entretessem, informassem e distraíssem as pessoas em um momento tão tenso. Contudo, o sucesso das lives não parou por aí.
Elas chegaram a todos os segmentos de perfis, inclusive aos e-commerces. Os comércios virtuais rapidamente perceberam o grande potencial do formato, que poderia unir a divulgação de produtos com a interação em tempo real de potenciais consumidores. Assim, surgiram as live shops.
Então, em resumo, podemos dizer que elas são transmissões ao vivo na internet que buscam amplificar vendas. Nelas, os comércios contam com apresentadores que apresentam produtos e serviços e interagem com os participantes em tempo real, garantindo benefícios para os dois lados.
Por que fazer live shop?
Inclusive, entender os benefícios é uma ótima maneira de compreender por que as lives podem ser importantes para o seu negócio.
Com elas, você consegue humanizar o processo de compra. Afinal de contas, você conta com um apresentador que poderá mostrar os produtos, fazer testes, falar mais sobre eles e, além de tudo, interagir com quem está do outro lado da tela.
Dessa maneira, potenciais compradores poderão tirar dúvidas e ver o produto ao vivo. Isso aumenta a confiança na qualidade do que está sendo oferecido, personaliza o processo de compra e demonstra transparência. Além disso, oferece a oportunidade de deixar seu negócio autêntico e ainda possibilita o uso de gatilhos mentais, como o senso de urgência.
Tudo isso aumenta as chances de sucesso e conversão de vendas.
Como planejar uma live shop? 6 dicas para alcançar o sucesso
Se você já se convenceu da importância das lives, então chegou o momento de planejá-las! Para isso, é fundamental seguir alguns passos para ter uma live shop de sucesso.
1 – Defina o objetivo do evento
O primeiro passo é saber o seu objetivo com a live. Por exemplo, se você quer divulgar um novo produto, anunciar promoções, aumentar vendas, escalar o engajamento ou criar um relacionamento com seu público-alvo.
2 – Conheça o seu público e estabeleça os detalhes
E falando em público-alvo, use as informações que tem sobre ele para definir os detalhes da live. Por exemplo, qual será seu horário e duração, quem será o apresentador e que produtos podem fazer parte dela.
3 – Pense sobre o seu orçamento
Com isso em mente, não se esqueça do orçamento. Apesar da facilidade em abrir um livestream nas redes sociais, isso não significa que o formato não tem custos. Na realidade, você precisa avaliar o quanto poderá investir em equipamentos, custos com apresentador, comissões e outros detalhes.
4 – Escolha uma plataforma e verifique seus requisitos
Inclusive, definir os custos é algo que caminha junto da escolha da plataforma. Para isso, leve em consideração o comportamento do seu público e analise todas as opções, levando em consideração os requisitos de cada uma e os equipamentos necessários.
5 – Faça uma preparação completa dos produtos
Em seguida, tenha clareza sobre os produtos que serão apresentados e prepare todos eles. Planeje o seu estoque, faça testes com antecedência, deixe todas as informações necessárias disponíveis, avalie as possibilidades de descontos e, principalmente, não se esqueça do objetivo definido lá no começo.
6 – Monte um roteiro, divulgue e avalie a live
Por fim, a última etapa de planejamento de live shops inclui a montagem de um roteiro estratégico, que deverá ser seguido pelo apresentador. Além disso, você precisará divulgar o “ao vivo” com antecedência, garantir interação durante a live e, depois, avaliar os resultados do evento.
Qual foi a taxa de engajamento? E de conversão? Como foi a taxa de retenção durante o período do evento? E como o público reagiu?
Agora que você já sabe tudo sobre como fazer uma live shop de sucesso, que tal aprender ainda mais sobre a sua área de atuação? Para isso, não deixe de investir em uma pós EAD Anhanguera. Com ela, você terá toda a flexibilidade que precisa para estudar e se tornar um especialista. Assim, adquirindo conhecimentos valiosos para alcançar o sucesso em sua carreira.