Gatilho da escassez: 4 exemplos e como utilizá-los

gatilho da escassez

Se você já circulou pelos meios do Marketing e das Vendas, provavelmente já ouviu falar dos gatilhos mentais, certo? Inclusive, um deles se popularizou bastante nos últimos tempos e carrega grande potencial de impulsionar o seu negócio. Estamos falando do gatilho da escassez.

Quando o assunto é amplificar as vendas, conhecer e saber usar os gatilhos mentais é fundamental. Afinal de contas, eles são uma maneira eficaz de provocar sentimentos e reações em seu público-alvo, aumentando as chances de conversões em vendas. Porém, o que exatamente é o gatilho de escassez? E como é possível utilizá-lo?

Você vai descobrir as respostas ao continuar lendo o texto. Então, não deixe de conferir e aproveite a leitura, garantindo sucesso nas estratégias de divulgação e vendas em seu negócio!

O que é gatilho de escassez?

Para começar a conversa, que tal entender a formação da expressão?

Tendo em vista que a escassez é, essencialmente, uma limitação, ausência ou insuficiência, podemos entender que ela provoca sentimentos de medo, não é mesmo? Por exemplo, a ideia da escassez de água pode deixar populações alarmadas e desesperadas para estocar o recurso, com receio da falta de abastecimento afetá-las.

Da mesma maneira, descobrir que o show de uma banda que você gosta muito terá poucos ingressos disponíveis gera o sentimento de urgência. Afinal de contas, você percebe que as chances de conseguir um espaço no show não são muito grandes e, por isso, você terá que criar estratégias para garantir o seu ingresso o mais rápido possível.

Sendo assim, quando você se depara com anúncios de produtos, ou serviços, com vagas e disponibilidade limitada, isso pode ser um gatilho para o seu cérebro. Ou seja, você vai sentir a necessidade de conseguir o que está sendo ofertado, já que eles podem esgotar a qualquer momento.

Isso, contudo, não é mera coincidência. A publicidade usa estratégias específicas para despertar esses gatilhos nos consumidores, com conteúdos persuasivos que instigam a sensação de escassez e fazem com que as vendas aconteçam.

Contudo, que estratégias são essas? E quais são os melhores exemplos de ações que geram o sentimento de medo diante da escassez? Confira algumas referências abaixo.

Como usar o gatilho da escassez? Veja 4 exemplos

1 – “Restam apenas X unidades”

O exemplo mais clássico do gatilho de escassez é mostrar ao público que poucas unidades do produto ainda estão disponíveis. Essa técnica é utilizada há décadas e você provavelmente já se deparou com ela ao tentar comprar um produto, certo?

Afinal de contas, ao deixar claro que um número específico de um item ainda pode ser adquirido, e de repente atualizar seu público sobre a diminuição da disponibilidade, gera uma sensação de que ele pode ficar sem.

Dessa maneira, as chances de converter as vendas aumentam, já que há o desejo de adquirir o produto e o medo de não realizar essa vontade.

2 – “Os X primeiros compradores levarão um brinde”

Outra possibilidade é atrelar um número específico de vendas a brindes e produtos extras. As pessoas adoram receber presentes e sentir que estão fazendo um bom negócio, não é mesmo? Por isso, relacionar uma parcela das vendas com o recebimento de algo extra também ajuda no despertar do gatilho em questão.

Quem tem interesse em adquirir o produto ficará ainda mais tentado a realizar a compra. Afinal, a pessoa vai atingir o objetivo inicial e ainda receber algo a mais por conta disso. O melhor dos mundos, não é mesmo? Desde que ela faça isso de forma rápida e não perca essa oportunidade única.

3 – “Após X vendas o desconto vai desaparecer”

Além de oferecer brindes, você também pode dar descontos para os primeiros compradores de algum produto ou serviço, por exemplo.

A lógica é a mesma do item anterior. Quando há um benefício ligado à compra, sendo que ela tem um número limitado de possibilidades, o cérebro fica com medo de perder essa chance. Até porque, depois, ele terá que comprar o mesmo item sem o desconto oferecido no início.

4 – “O curso tem apenas X vagas disponíveis”

Por fim, esse gatilho também pode ser utilizado na oferta de serviços que envolvem vagas. Ao definir uma limitação para a possibilidade de utilizar o serviço, o seu público ficará tentado a conquistar esse espaço de forma rápida.

Lembrando que, em todos os casos, é fundamental ser honesto e genuíno. Por mais que os resultados do uso desse gatilho sejam muito interessantes e tentadores, você precisa ser transparente e sincero com seu público. Então, não minta sobre a quantidade de produtos e vagas disponíveis, nem sobre brindes e descontos.

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