Fazer uma especialização é fundamental para a vida de todos os profissionais, não é mesmo? Ela é uma etapa crucial para o desenvolvimento da carreira, que vai transformar o seu perfil e atrair oportunidades de ouro. Contudo, muitas pessoas ainda têm questionamentos sobre essa etapa do ensino superior, e todos eles serão respondidos hoje, com a solução para as principais dúvidas sobre pós-graduação.
Abaixo, reunimos os grandes questionamentos de profissionais que estão considerando uma especialização. Sendo assim, você vai encontrar todas as respostas que procura para, depois, conseguir se inscrever no curso dos seus sonhos com confiança.
10 principais dúvidas sobre pós-graduação
1 – O que é pós-graduação e quem pode fazer?
Pós-graduação é o termo que define a fase educacional após a graduação. Parte do ensino superior, a pós representa a continuidade dos seus estudos profissionais, com foco em aprofundar seus conhecimentos em um tema específico.
Ela é dividida entre a pós lato sensu, que é voltada para a especialização para o mercado de trabalho tradicional, e a pós stricto sensu. Esta, com mestrado, doutorado e pós-doutorado, é direcionada para profissionais que desejam seguir a área acadêmica.
Seja para lato sensu ou stricto sensu, você precisa ser formado na graduação para iniciar uma pós-graduação. Ou seja, qualquer profissional com um diploma de cursos bacharelado, licenciatura ou tecnólogo pode iniciar uma pós.
2 – Para que serve a pós-graduação lato sensu?
Os cursos de pós lato sensu, que podem ser especializações ou MBAs, com foco em negócios e gestão, são específicos para o desenvolvimento profissional. Com eles, você terá a chance de escolher um tema da sua área de atuação e mergulhar em todos os seus detalhes.
Tendo em vista que a graduação não consegue se aprofundar em todas as possibilidades de carreira de uma profissão, o lato sensu é a oportunidade ideal para direcionar sua carreira e se tornar, oficialmente, um especialista.
Assim, você estará ainda mais pronto para o mercado de trabalho, se diferenciando de profissionais que pararam de estudar na graduação.
3 – Qual o tempo de duração de uma pós-graduação?
Os cursos de pós-graduação podem ter durações diversas. Em nossas instituições, os alunos estão no comando desta questão. Eles podem escolher entre opções de conclusão em 4, 6 ou 10 meses, de acordo com o que melhor se encaixar em suas rotinas e necessidades.
Lembrando que, independente da duração do curso, o conteúdo da especialização será sempre o mesmo. A rapidez para finalizar a pós será determinada pelo tempo de abertura das disciplinas. Em opções mais rápidas, como a pós superintensiva, em 4 meses, as disciplinas serão liberadas em intervalos mais curtos, acelerando a jornada acadêmica.
4 – Quantas pós-graduação uma pessoa pode ter?
Não há limites para especializações. Ao longo da sua vida, você poderá fazer quantos cursos de pós-graduação desejar. Desde que tenha um diploma de ensino superior para comprovar a sua formação em uma graduação prévia.
5 – Quanto aumenta o salário com pós-graduação?
De acordo com uma pesquisa do Instituto Semesp, profissionais pós-graduados podem ter salários até 150% maiores do que os seus colegas que param de estudar na graduação. Ou seja, a especialização pode ter um grande impacto na sua vida financeira.
Contudo, é fundamental salientar que fatores salariais podem variar bastante de acordo com diversos fatores. Eles incluem a sua área em si, região de atuação, empresa, situação macroeconômica e senioridade.
6 – Como colocar pós-graduação lato sensu no currículo?
Você deve incluir sua pós-graduação lato sensu na seção de “Formação Acadêmica” ou “Escolaridade”. Caso ela seja sua última experiência educacional, deixe-a no topo da lista, colocando no título o tipo da pós, ou seja, especialização ou MBA, e o nome do curso.
Abaixo, informe o período em que a pós foi cursada e a instituição de ensino. Veja agora um exemplo:
“MBA em Gestão de Pessoas
Agosto de 2023 a Janeiro de 2024
Faculdade Anhanguera”
7 – Qual a vantagem de fazer uma pós?
As vantagens da pós-graduação são inúmeras. Elas incluem se tornar um profissional especialista, com o título oficial, se aprofundar em um tema da sua área de trabalho, desenvolver novas habilidades, lapidar suas soft skills, fazer networking e criar novas oportunidades para o seu futuro profissional.
Afinal de contas, profissionais pós-graduados são valorizados pelo mercado de trabalho. Eles conseguem cargos mais elevados, são promovidos, recebem aumento, são reconhecidos no trabalho, recebem mais desafios e, assim, sobem muitos degraus de seus planos de carreira.
8 – Quem faz pós vira especialista?
Todos os profissionais que concluem uma pós-graduação lato sensu recebem, de forma oficial, o título de especialista. Isso significa que você poderá se apresentar ao mercado de trabalho como especialista em uma determinada área e temática, algo restrito a quem têm cursos de pós no currículo.
9 – Quem faz MBA se torna o quê?
Ao concluir um MBA, ou Master in Business Administration, você também receberá o título de especialista. Afinal de contas, os MBAs também são cursos de pós lato sensu, tendo apenas uma nomenclatura diferente para especificar o foco em gestão e negócios.
10 – Pode começar a pós antes de terminar a graduação?
Os cursos de pós-graduação só podem ser iniciados por profissionais graduados. Ou seja, você precisa finalizar o seu curso de graduação, seja ele um bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, antes de se inscrever em uma especialização.
Contudo, você pode aproveitar o seu tempo na graduação para entender melhor seus gostos e objetivos profissionais, além de acompanhar o mercado para identificar tendências e demandas. Dessa maneira, você já terá algumas noções de que pós-graduação escolher quando receber o seu diploma.
Então, agora que você já tirou todas as suas principais dúvidas sobre pós-graduação, chegou a hora de agir! Inscreva-se agora na sua especialização e dê um passo fundamental para o desenvolvimento da sua carreira. Em pouco tempo, você sentirá os efeitos positivos de se dedicar ao crescimento profissional, atingindo os seus objetivos.