O tempo disponível na entrevista de emprego é precioso e o candidato deve saber como usá-lo bem. Essa é a chance de mostrar quem é, tanto como um colega de trabalho quanto em suas competências, e cada minuto conta.
Os entrevistadores estão preparados para fazer as perguntas certas pois conhecem bem o perfil que precisam para o cargo, e cabe ao candidato saber mostrar que tem esse perfil. Por isso, não há segredo para saber o que falar em cada resposta além de muita preparação.
Não é possível prever como será a entrevista, mas quanto mais preparado, menos nervoso e mais propício a dar respostas adequadas o candidato estará. Assim, ele terá as ferramentas adequadas até mesmo para compreender os motivos por trás de determinadas questões feitas.
Estratégias para entrevista de emprego
Se candidatar para uma nova vaga é como um processo de triagem: o profissional avalia diversas possibilidades, se candidata para inúmeras vagas que acredita ter o perfil. Como um funil, algumas opções evoluem para um contato direto e chamado para entrevista ou ainda um teste inicial.
O que um candidato deve ter em mente é que, assim que esse primeiro contato é feito, ele deve se preparar. Ainda que não tenha sido chamado ainda para uma conversa, vale a pena também se prevenir, até porque, algumas respostas independente da empresa a qual se candidatou.
Confira as estratégias que os profissionais que buscam recolocação no mercado devem ter para se preparar e aproveitar seu tempo na entrevista:
1 – Desenvolva seu autoconhecimento
Geralmente uma entrevista dura entre 30 minutos e uma hora e, com exceção dos momentos onde o recrutador falará sobre a empresa e a vaga, as conversas giram em torno do candidato, quem ele é, suas experiências profissionais, seus objetivos.
Por isso, a melhor forma de ter sucesso em uma entrevista é se conhecendo bem. Algumas questões comumente feitas são mais gerais e não envolvem experiências técnicas, portanto comece por aí. O recrutador perguntará coisas como:
- “Fale sobre você”
- “O que você mais gosta na sua profissão?”
- “Como você se vê em cinco anos?”
- “Qual a sua maior conquista?”
Cada uma dessas questões permite que o candidato dê indícios de quem é. Por exemplo, falar sobre onde se vê em cinco anos dá a oportunidade de mostrar que é obstinado e tem um planejamento profissional.
Com isso, o entrevistador perceberá que tem um bom desempenho e se preocupa com metas e resultados. Já ao falar sobre si mesmo pode ser uma tarefa difícil. É importante comentar aspectos profissionais e também pessoais, tomando cuidado para não ser convencido nem genérico demais.
Por exemplo, se acha que é uma pessoa que tem facilidade em lidar com os outros, tente demonstrar isso na resposta, comentando sobre situações específicas da carreira.
2 – Conheça suas habilidades
Ao se conhecer, o profissional sabe definir melhor seus pontos fortes e fracos e isso pode ser mencionado na entrevista. Por isso, saber descrever habilidades concretas – comportamentais e técnicas – é o que oferecerá credibilidade ao recrutador.
Sem exemplos práticos, tudo o que você disser pode ser um discurso ensaiado e estar preparado não é o mesmo do que falar qualquer coisa só para agradar. Até porque os profissionais responsáveis pela conversa estão acostumados a lidar com entrevistas e sabem quando alguém é autêntico.
Nesse caso, há dois fatores importantes a se levar em consideração. O primeiro é verificar na descrição da vaga quais são as competências prioritárias e o segundo é relacionar uma delas com um exemplo que já vivenciou.
Por isso é importante praticar, assim na hora já terá uma ideia de como responder e evitará aquele momento de silêncio, ou gaguejar ou ainda pior: responder que não sabe.
3 – Seja honesto
Em hipótese alguma minta. Novamente, o profissional saberá caso não tenha determinada competência e a mentira logo cairá por terra. Quando for perguntado sobre os pontos fracos, identifique uma característica que você sabe que pode ser melhorada, e aproveite para pontuar como pretende aplicar melhorias.
4 – Avalie a postura
Como você se senta, se expressa e move também passam uma mensagem. Pessoas muito tímidas podem ser retraídas e falar baixo e, se essa característica for um impeditivo, a pessoa pode perder a vaga mesmo sendo qualificada.
Olhe o recrutador nos olhos e evite desviar o olhar e parecer desinteressado. Atente-se também ao tom de voz, garantindo que transmitirá confiança. Novamente, aqui a preparação é o segredo.
Ao praticar, use o celular para gravar as respostas e depois veja no vídeo o que pode melhorar. Peça para alguém de confiança, como um familiar ou amigo, para repassar algumas questões.
A pessoa pode oferecer algumas dicas que ajudarão a melhorar as falas e aperfeiçoar a resposta.
5 – Destaque suas realizações
Mesmo sem uma vasta experiência profissional, todos têm algo a oferecer. Por isso, além de praticar o autoconhecimento siga se desenvolvendo. Assim, vai adquirir conhecimentos valiosos que ajudarão a conquistar o emprego.
Em muitos casos, fazer cursos livres ajuda a se aprofundar em temas que, mesmo sem relação direta com a profissão, ampliam sua visão e o tornam um profissional mais qualificado.
Assim, no tempo disponível na entrevista, poderá indicar seu empenho para se aperfeiçoar e, assim, mostrar seu valor.