A entrevista de emprego é uma excelente oportunidade de você mostrar para o recrutador que é o candidato ideal para a vaga em aberto.
Para isso, é importante você pensar bem no que vai falar durante a conversa e analisar como pode transformar seu discurso em narrativas impactantes.
Antes de tudo, é fundamental que você trabalhe seu nervosismo e ansiedade. Sim, é comum ficar com aquele friozinho na barriga antes de conversar com um recrutador.
Isso geralmente acontece devido a autocobrança para ser “perfeito” na entrevista. O primeiro passo para se livrar disso é colocar na cabeça que você não tem controle de tudo.
Pode ser que você tenha tido um excelente desempenho na conversa com o recrutador.
No entanto, outro candidato pode ter conseguido a vaga porque a empresa quer alguém com mais experiência profissional ou formação acadêmica.
Essa decisão está fora do seu controle e não significa que você não é bom para o cargo.
Trabalhe sua autoconfiança focando em você e na sua experiência.
Também tente fazer algo relaxante antes da entrevista para não ficar tão tenso e treine seu discurso para conseguir expressar o ótimo profissional que você é.
Como ter narrativas impactantes em uma entrevista?
Para você conseguir transmitir todas as informações necessárias sobre seu perfil profissional de forma interessante, existem algumas dicas. Veja:
Esteja preparado
Comece pegando seu currículo e analisando as informações contidas nele. Depois, pegue o anúncio da vaga e veja o que a empresa está buscando.
Desta forma, você conseguirá construir um discurso para se apresentar.
A ideia é que você passe novas informações para o recrutador e não apenas reproduza o que está no currículo quando ele te perguntar: “Pode me contar um pouco mais sobre você?”.
Formule sua narrativa
Depois de analisar seu currículo, pense no que você fez de mais impactante em um trabalho anterior e em como pode expressar isso na entrevista.
Você pode estar pensando agora “mas eu não fiz nada de extraordinário”, será mesmo?
O simples fato de você ter um bom relacionamento com sua equipe já é algo impactante, pois demonstra que você sabe trabalhar em equipe e tem boa comunicação. Veja um exemplo:
“No meu último emprego, eu desenvolvi todas as funções mencionadas no currículo, mas o mais bacana foi a forma como esses trabalhos eram conduzidos.
Sempre tive muita facilidade de trabalhar em grupo e propus aos meus colegas que a gente criasse um grupo para compartilhar pedidos de ajuda.
Dessa forma, quem estava mais adiantado dava uma força a quem estava precisando. Essa colaboração funcionou tão bem que passamos a bater a meta todos os meses.”
Viu só como você pode apresentar novas informações sobre o seu trabalho ao contar com mais detalhes sobre suas experiências anteriores?
O tipo de informação citada no exemplo acima não dá para colocar em um currículo, então use a entrevista para expor esses detalhes.
Também é interessante citar algum prêmio ou reconhecimento que tenha recebido, mas não se gabando.
Conte sobre isso demonstrando o quanto se sentiu lisonjeado por ver que seu trabalho está, de alguma forma, fazendo a diferença.
Se você faz algo que ama e sonha desde pequeno, deixe claro na entrevista sua paixão pela profissão.
Esses são alguns exemplos de como tornar sua conversa com o recrutador mais interessante.
Haja com naturalidade
É recomendado que você se prepare para a entrevista e pense no que vai falar, afinal de contas algumas perguntas são previsíveis em processos seletivos.
No entanto, não decore um roteiro. Isso vai tirar a naturalidade da sua fala.
O legal de pensar no que vai falar é que você vai chegar mais confiante na entrevista e não ficará perdido, tentando formular na hora, o que vai responder quando for questionado sobre sua trajetória profissional.
Não conte mentiras
Para ter uma narrativa impactante, você não precisa contar mentiras.
Isso, na verdade, pode ser ruim, pois você pode ter que fazer um teste prático em uma próxima etapa do processo seletivo e ser pego na mentira.
Muitas pessoas acham normal contar “mentirinhas” no currículo, mas isso pode afetar sua credibilidade enquanto profissional.
Seja sincero quando for questionado sobre seus conhecimentos em determinados assuntos, sistemas ou funções.
Também seja sincero ao falar sobre a sua proficiência em determinado idioma.
Quando tiver uma noção básica em determinado assunto, diga a verdade e expresse que está disposto a aprender e a se especializar.
Fale sobre sua carreira acadêmica
Por falar em especialização, também é interessante que você fale sobre seus estudos durante a entrevista.
Isso mostra que você busca novos conhecimentos ou que está se atualizando para se tornar um profissional mais completo.
Investir em uma pós-graduação ou cursos livres são excelentes formas de você conseguir turbinar seu currículo e ampliar seus conhecimentos.
É possível estudar na modalidade EAD e conseguir seu certificado em 4, 6 ou 10 meses.
Também é interessante participar de eventos como o Carreira em Pauta,.
Para transformar seu discurso sobre a vida acadêmica em narrativas impactantes, conte como os estudos mudaram sua rotina profissional ou como te ajudaram a crescer profissionalmente.
Trabalhos acadêmicos reconhecidos também podem ser mencionados, pois mostra o quão comprometido você foi com seus estudos.