Em um mercado tão competitivo, saem na frente as empresas que conhecem profundamente seus consumidores. Criar uma buyer persona é uma maneira de aprofundar esse conhecimento. Esse conceito do marketing permite que as empresas definam estratégias e façam vendas mais assertivas.
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue a leitura! Este texto é um verdadeiro guia para quem deseja aprender mais sobre as buyer personas e entender o conceito na prática.
O que é buyer persona?
Para começar, é preciso entender o que é buyer persona. As buyer personas são uma representação semifictícia do cliente ideal de uma empresa. Elas são criadas a partir de dados demográficos, comportamentais e outras informações relevantes para o consumidor.
A partir desse recurso do marketing, as empresas compreendem melhor quem é seu público-alvo, o que precisam, como se comportam e quais são suas dores. Além disso, com esse cliente ideal projetado, é possível personalizar estratégias de marketing, comunicação e vendas, adequando a marca às necessidades e preferências do consumidor.
Qual a importância da buyer persona?
As buyer personas são ferramentas essenciais para o sucesso de uma empresa. Isso porque com personas detalhadas, é possível segmentar seu mercado e personalizar as estratégias de marketing e vendas, atendendo as necessidades específicas de cada segmento.
Dessa forma, é possível fortalecer o relacionamento com os clientes e aumentar a relevância da marca, já que, com uma comunicação personalizada, os consumidores tornam-se mais engajados e fiéis.
Também podemos dizer que as personas são verdadeiros guias na hora de definir as estratégias da marca, uma vez que elas permitem identificar oportunidades de mercado e direcionar o desenvolvimento de produtos e serviços. Além de manter a empresa alinhada às necessidades dos clientes, contribui para uma marca sempre atualizada em relação ao mercado.
Como construir uma buyer persona?
Existem alguns passos para construir uma buyer persona. São eles:
1 – Realize uma pesquisa de mercado e análise de dados
O primeiro passo é coletar o máximo de dados sobre os clientes atuais da empresa, incluindo informações demográficas, como idade e localização geográfica, até detalhes de comportamento, como preferências, interesses e padrões de compra.
Uma maneira de conseguir esses dados é fazer uma análise da base de dados da sua empresa, como o cadastro dos clientes, por exemplo. Também é recomendado realizar pesquisas de mercado e coletar feedback dos clientes.
2 – Faça entrevistas e pesquisas com clientes
Outro ponto fundamental desse processo é realizar as entrevistas com clientes. É nessa etapa em que descobrimos com detalhes suas necessidades, desafios, objetivos e preferências. Concentre-se em entender a relação dos consumidores com seu produto ou serviço, mas, para além disso, suas dores – a partir delas, é possível tirar insights valiosos para a sua marca.
3 – Identifique padrões e tendências
Agora é hora de analisar e identificar padrões e tendências em comum. A partir das semelhanças e diferenças entre os clientes, é possível agrupá-los com base em comportamentos, preferências e necessidades. Esses grupos são uma maneira de segmentar os consumidores de forma mais assertiva, podendo criar mais de uma persona, inclusive.
4 – Crie as personas
A partir dos padrões identificados e agrupamentos realizados, é possível criar personas que representem os diferentes segmentos de seu público-alvo. Importante: ao criar as personas, defina um nome, idade, ocupação, interesses, desafios, objetivos e outras características relevantes.
Exemplos de buyer personas
Confira alguns exemplos de buyer personas de diferentes segmentos:
- Persona de uma marca de eletrodomésticos:
Fernanda, 38 anos, arquiteta e mãe de dois filhos, tem uma agenda atribulada e prioriza a praticidade e a eficiência nas tarefas domésticas. Ela busca eletrodomésticos modernos e de qualidade que facilitem a sua rotina.
- Persona de uma marca de tênis de corrida:
Mário, 35 anos, é personal trainer e entusiasta de corrida. Ele busca tênis que ofereçam conforto e durabilidade para suas atividades físicas e valoriza marcas com tecnologia avançada e design moderno.
- Persona de uma marca de roupas masculinas:
Pedro, 28 anos, coordenador de marketing, busca roupas masculinas que combinem estilo e versatilidade para usar tanto em ambientes profissionais quanto causais. Valoriza marcas que ofereçam conforto e elegância.
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