Como deve ser o feedback da avaliação de desempenho? 5 ideias

feedback da avaliação de desempenho

O feedback da avaliação de desempenho é uma etapa necessária para as empresas empenhadas em melhorar a produtividade dos colaboradores e identificar novas oportunidades de crescimento para eles. 

É uma forma de ter uma conversa direta e se conectar com as pessoas individualmente, conhecendo melhor suas dores e encontrando formas de melhorar sua vida no trabalho. O feedback pode ser temido tanto para quem deve oferecê-lo quanto para quem irá recebê-lo, mas não precisa ser assim. 

Essa é uma oportunidade de estreitar as relações e oferecer motivação para que o profissional melhore seus pontos fracos e siga evoluindo em sua profissão. 

O que é avaliação de desempenho?

Embora o feedback deva ser algo feito regularmente, é diferente quando isso acontece depois de uma avaliação de desempenho. Esse processo, por sua vez, também pode ser aplicado em formatos e frequências diferentes, dependendo da instituição ou dos objetivos desejados. 

A avaliação utiliza diferentes métodos para medir o nível de eficiência das pessoas e de equipes, e encontrar formas de motivá-los e melhorar o desempenho de forma geral. Também é uma forma de entender possíveis gargalos e até a necessidade de desenvolver novas competências. 

Somente aplicar a avaliação, porém, não trará os resultados esperados. Em primeiro lugar, os gestores, RH ou quem for responsável por aplicar a avaliação deve ter objetivos claros do que almeja. 

Pode ser, por exemplo, que a equipe de vendas não está conseguindo bater as metas e, com a avaliação, seja possível encontrar a raiz do problema. Ou isso pode ser uma ação recorrente que visa motivar os colaboradores e entender como eles podem crescer internamente. 

Além disso, é preciso saber o que fazer com os resultados. Avaliar o desempenho é estressante para todos, e ter um retorno disso demonstra que a empresa, de fato, está empenhada em apoiar as equipes. 

Portanto, é preciso ter um plano de ação depois de reunir os resultados. Pode ser que no processo uma pessoa se destacou por seu desempenho acima da média e outra abaixo. Como ajudar cada uma? 

Depois de um plano de ação, vem a etapa de feedbacks. O colaborador precisa entender os resultados da sua avaliação e, por mais difícil que possa ser em alguns casos, descobrir como melhorar sua performance

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Feedback de avaliação de desempenho

Falhas na comunicação, excesso de trabalho e a chegada de uma nova geração no mercado de trabalho são fatores que podem comprometer o desempenho da equipe e o feedback pode fazer diferença nesse aspecto. 

Estamos acompanhando a chegada de uma nova geração no mercado de trabalho, e o feedback é a forma mais eficiente de esclarecer se suas atividades estão alinhadas com o que a empresa espera. 

Além disso, muitas questões podem ser resolvidas com facilidade se a equipe mantiver uma comunicação mais eficiente, seja com a utilização de ferramentas, seja praticando uma escuta ativa. 

O acúmulo de tarefas também pode ser um impeditivo para um bom desempenho e todos esses pontos podem ser identificados na avaliação. 

Como fazer o feedback da avaliação?

Entendendo a importância de oferecer esse retorno para os colaboradores, veja como oferecer um feedback da avaliação:

Faça reuniões individuais

Citar pontos negativos e problemas no desempenho vai acontecer, e ninguém quer ouvir seus pontos fracos no meio de outras pessoas. Além disso, em uma conversa individual, as pessoas podem ser mais propensas a ouvir e absorver as informações de forma positiva, transformando isso em melhorias em sua atuação. 

Evite comentários pessoais

Em alguns casos, questões pessoais podem sim afetar o desempenho, e cabe aos gestores saber acolher e ajudar o profissional a lidar com essas questões. Mas, em geral, é necessário evitar levar para o lado pessoal. 

Por isso, a pessoa responsável pela conversa deve estar apta a fazer essa comunicação, e não começar o feedback com raiva ou estressado. O objetivo é que o colaborador entenda como melhorar, e palavras grosseiras ou desnecessárias podem ter o efeito reverso e acabar de vez com a confiança do profissional. 

Vá direto ao ponto

Uma reunião com o propósito de falar sobre a avaliação de desempenho já presume que o trabalho executado pela pessoa estará em pauta. Portanto, ficar fazendo rodeios e discursos exagerados só aumentam a tensão. 

O ideal é ir direto ao ponto, sempre lembrando que, independente dos comentários feitos, o propósito é incentivar o colaborador. 

Fale também sobre os pontos positivos

Em geral, essas conversas acabam focando no que precisa ser melhorado e isso faz parte do processo. Portanto, seja sincero e mostre de forma prática como a pessoa pode aperfeiçoar e trabalhar determinados aspectos para melhorar sua performance. 

Mas não deixe de comentar sobre os pontos positivos de seu trabalho, não só como forma de incentivo, mas também para que a pessoa se sinta confiante de que seu trabalho tem valor e que pode continuar se aperfeiçoando. 

Indique o caminho

O gestor não precisa ensinar o “beabá” para a equipe, mas nesse cenário é importante, especialmente para líderes, servirem como guias para que os colaboradores melhorem. Neste caso, ele pode apontar sugestões para que a performance melhore, como adquirir conhecimento em determinada ferramenta ou fazer uma pós-graduação EAD que o ajudará a avançar na carreira. 

O feedback da avaliação de desempenho é uma etapa importante que não pode ser ignorada, portanto siga nossas dicas e mantenha uma comunicação aberta com a equipe. 

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