O feedback da avaliação de desempenho é uma etapa necessária para as empresas empenhadas em melhorar a produtividade dos colaboradores e identificar novas oportunidades de crescimento para eles.
É uma forma de ter uma conversa direta e se conectar com as pessoas individualmente, conhecendo melhor suas dores e encontrando formas de melhorar sua vida no trabalho. O feedback pode ser temido tanto para quem deve oferecê-lo quanto para quem irá recebê-lo, mas não precisa ser assim.
Essa é uma oportunidade de estreitar as relações e oferecer motivação para que o profissional melhore seus pontos fracos e siga evoluindo em sua profissão.
O que é avaliação de desempenho?
Embora o feedback deva ser algo feito regularmente, é diferente quando isso acontece depois de uma avaliação de desempenho. Esse processo, por sua vez, também pode ser aplicado em formatos e frequências diferentes, dependendo da instituição ou dos objetivos desejados.
A avaliação utiliza diferentes métodos para medir o nível de eficiência das pessoas e de equipes, e encontrar formas de motivá-los e melhorar o desempenho de forma geral. Também é uma forma de entender possíveis gargalos e até a necessidade de desenvolver novas competências.
Somente aplicar a avaliação, porém, não trará os resultados esperados. Em primeiro lugar, os gestores, RH ou quem for responsável por aplicar a avaliação deve ter objetivos claros do que almeja.
Pode ser, por exemplo, que a equipe de vendas não está conseguindo bater as metas e, com a avaliação, seja possível encontrar a raiz do problema. Ou isso pode ser uma ação recorrente que visa motivar os colaboradores e entender como eles podem crescer internamente.
Além disso, é preciso saber o que fazer com os resultados. Avaliar o desempenho é estressante para todos, e ter um retorno disso demonstra que a empresa, de fato, está empenhada em apoiar as equipes.
Portanto, é preciso ter um plano de ação depois de reunir os resultados. Pode ser que no processo uma pessoa se destacou por seu desempenho acima da média e outra abaixo. Como ajudar cada uma?
Depois de um plano de ação, vem a etapa de feedbacks. O colaborador precisa entender os resultados da sua avaliação e, por mais difícil que possa ser em alguns casos, descobrir como melhorar sua performance.
Feedback de avaliação de desempenho
Falhas na comunicação, excesso de trabalho e a chegada de uma nova geração no mercado de trabalho são fatores que podem comprometer o desempenho da equipe e o feedback pode fazer diferença nesse aspecto.
Estamos acompanhando a chegada de uma nova geração no mercado de trabalho, e o feedback é a forma mais eficiente de esclarecer se suas atividades estão alinhadas com o que a empresa espera.
Além disso, muitas questões podem ser resolvidas com facilidade se a equipe mantiver uma comunicação mais eficiente, seja com a utilização de ferramentas, seja praticando uma escuta ativa.
O acúmulo de tarefas também pode ser um impeditivo para um bom desempenho e todos esses pontos podem ser identificados na avaliação.
Como fazer o feedback da avaliação?
Entendendo a importância de oferecer esse retorno para os colaboradores, veja como oferecer um feedback da avaliação:
Faça reuniões individuais
Citar pontos negativos e problemas no desempenho vai acontecer, e ninguém quer ouvir seus pontos fracos no meio de outras pessoas. Além disso, em uma conversa individual, as pessoas podem ser mais propensas a ouvir e absorver as informações de forma positiva, transformando isso em melhorias em sua atuação.
Evite comentários pessoais
Em alguns casos, questões pessoais podem sim afetar o desempenho, e cabe aos gestores saber acolher e ajudar o profissional a lidar com essas questões. Mas, em geral, é necessário evitar levar para o lado pessoal.
Por isso, a pessoa responsável pela conversa deve estar apta a fazer essa comunicação, e não começar o feedback com raiva ou estressado. O objetivo é que o colaborador entenda como melhorar, e palavras grosseiras ou desnecessárias podem ter o efeito reverso e acabar de vez com a confiança do profissional.
Vá direto ao ponto
Uma reunião com o propósito de falar sobre a avaliação de desempenho já presume que o trabalho executado pela pessoa estará em pauta. Portanto, ficar fazendo rodeios e discursos exagerados só aumentam a tensão.
O ideal é ir direto ao ponto, sempre lembrando que, independente dos comentários feitos, o propósito é incentivar o colaborador.
Fale também sobre os pontos positivos
Em geral, essas conversas acabam focando no que precisa ser melhorado e isso faz parte do processo. Portanto, seja sincero e mostre de forma prática como a pessoa pode aperfeiçoar e trabalhar determinados aspectos para melhorar sua performance.
Mas não deixe de comentar sobre os pontos positivos de seu trabalho, não só como forma de incentivo, mas também para que a pessoa se sinta confiante de que seu trabalho tem valor e que pode continuar se aperfeiçoando.
Indique o caminho
O gestor não precisa ensinar o “beabá” para a equipe, mas nesse cenário é importante, especialmente para líderes, servirem como guias para que os colaboradores melhorem. Neste caso, ele pode apontar sugestões para que a performance melhore, como adquirir conhecimento em determinada ferramenta ou fazer uma pós-graduação EAD que o ajudará a avançar na carreira.
O feedback da avaliação de desempenho é uma etapa importante que não pode ser ignorada, portanto siga nossas dicas e mantenha uma comunicação aberta com a equipe.