O seu plano é encontrar um novo emprego? Então, é essencial se preparar para uma das etapas mais importantes do processo seletivo: a entrevista. É nessa fase que o candidato consegue mostrar a que veio. Por isso, é importante adotar boas práticas em seu discurso para conseguir chamar a atenção do recrutador.
Existem algumas regras básicas quando o assunto é entrevista de emprego, como ser pontual e pensar na vestimenta. No entanto, você também precisa se preocupar com seu discurso e em como vai se apresentar para o recrutador. Se você tem dúvidas de como se destacar em um processo seletivo, veja algumas dicas que vão te ajudar a ir bem na entrevista.
Boas práticas para adotar em uma entrevista de emprego
1 – Saiba falar de você
Se você chegou na etapa de uma entrevista presencial ou até mesmo online, é porque a empresa quer conhecer mais sobre você. Tendo isso em mente, pense em como você pode expor o tipo de profissional que você é. Para isso, é importante que você passe informações que vão além do que está presente no seu currículo.
Isso porque o recrutador já possui essas informações em mãos, então é hora de você falar o que não é possível colocar no papel. Cite, por exemplo, algum feito importante que realizou em um emprego anterior, conte como você se apaixonou pela profissão e demonstre que possui interesse pela vaga em aberto.
A ideia é não reproduzir apenas o que está escrito no currículo, mas passar novas informações que demonstrem que você é um bom profissional e que se encaixa na vaga.
2 – Não minta
Ainda é comum encontrar pessoas que mentem no currículo e também na entrevista de emprego. Sim, a ideia é impressionar o recrutador para conseguir se destacar, mas você não precisa mentir para isso. Muito pelo contrário, ser sincero ao falar das suas experiências dará autenticidade ao discurso e isso pode chamar a atenção da empresa.
Caso não tenha domínio de algo exigido na vaga, deixe claro que ainda não possui conhecimento nesse determinado assunto, mas que está disposto a aprender e se especializar para se tornar um profissional mais completo.
Lembre-se que, em alguns processos seletivos, há testes práticos, então se mentir, você pode ser “desmascarado” mais para frente e isso vai manchar sua imagem.
Vamos a um exemplo. É comum que profissionais mintam, por exemplo, sobre seu nível de inglês. A empresa pode acreditar no seu discurso de que possui um bom entendimento no idioma e propor uma entrevista toda em inglês. O que você vai fazer nessa situação? Pense nisso para evitar constrangimentos.
3 – Invista nos estudos
Pegando o gancho do inglês, se isso for um dos requisitos da vaga, demonstre que está em busca de aprender esse idioma. Caso esteja fazendo um curso, cite isso na entrevista. Também é importante falar sobre sua vida acadêmica e ter uma especialização pode te destacar.
Digamos que um advogado esteja tentando uma vaga específica e, para se especializar, ele decidiu fazer uma pós-graduação voltada à área em que deseja atuar. Isso, sem dúvidas, vai chamar a atenção do recrutador. Por isso, enfatize que para alcançar seu objetivo profissional você decidiu ampliar seus estudos.
A Unopar oferece várias opções de pós EAD em Direito, sendo possível se especializar em Criminologia, Direito Ambiental, Inovação Jurídica e Tecnológica, Direito Civil, Penal, Constitucional, Público, Tributário, entre outros. Conheça as opções e veja qual curso pode te ajudar a alcançar seu plano profissional.
4 – Seja educado, mas não forçado
Não crie um personagem para a entrevista de emprego. Seja educado com o recrutador, mas não force uma intimidade ou algo do tipo. O ideal é que você seja o mais natural possível no seu discurso. Fale de você sem desmerecer o outro com comentários do tipo: “Vocês não vão encontrar um profissional melhor que eu no mercado”.
A entrevista serve para você apresentar suas habilidades técnicas, comportamentais e detalhar sua experiência profissional. Para trazer mais naturalidade ao seu discurso, treine em casa. Algumas perguntas são de praxe em uma entrevista:
- “Pode me falar um pouco sobre você?”;
- “Qual sua experiência profissional?”;
- “Por que escolheu essa área?”
Mesmo que o recrutador não faça diretamente essas perguntas, é importante você passar essas informações durante a entrevista. Também é importante fazer uma pesquisa sobre a empresa que deseja trabalhar, assim você conseguirá tirar dúvidas na entrevista e, consequentemente, demonstrar que se preparou para estar ali.
5 – Demonstre suas soft skills
Os recrutadores não estão interessados apenas nas suas habilidades técnicas. A entrevista também é uma forma de te conhecerem melhor. Com isso, é importante você destacar algumas qualidades comportamentais no seu discurso. Os recrutadores estão valorizando cada vez mais as conhecidas soft skills, pois elas indicam como você agirá no dia a dia.
No primeiro tópico, uma das dicas é falar sobre feitos em um emprego anterior. Essa é uma ótima oportunidade para demonstrar uma das suas soft skills. Ao contar, por exemplo, que tem muito orgulho de um projeto no qual esteve envolvido em uma empresa anterior, você pode demonstrar que sabe trabalhar em equipe, que sabe lidar com pressão ou que tem espírito de liderança.
Digamos que uma empresa que trabalhou decidiu participar de uma feira ou evento e você, juntos com sua equipe, precisou colocar a mão na massa para fazer isso acontecer. A realização desse tipo de trabalho não foi algo corriqueiro, certo? Então vale a pena citar, pois demonstra que você sabe encarar desafios.
Seguindo essas boas práticas, você conseguirá se destacar em uma entrevista de emprego de forma natural, sem precisar contar mentirinhas ou criar um personagem. Resumindo, saiba valorizar sua trajetória, seja sincero ao falar de você e destaque seus feitos demonstrando que se dedica e que possui orgulho do seu trabalho.