Assistir vídeos se tornou algo comum na rotina das pessoas, seja ao acessar um site de notícias, seja ao navegar pelas redes sociais ou até mesmo pelo WhatsApp. Esse formato já se tornou um dos preferidos das marcas, já que os vídeos contribuem na estratégia de marketing de uma empresa.
A transformação de redes como o Instagram, que antes eram focadas em imagens, e até mesmo o surgimento de novas redes sociais voltadas exclusivamente para a criação de vídeos, como o TikTok, mostram o crescimento do interesse do público neste formato.
Para as marcas, é uma forma de elaborar melhor seu conteúdo, criando uma narrativa mais atraente para os clientes. Os consumidores agradecem, já que segundo pesquisa do HubSpot 54% dos entrevistados querem ver vídeos das marcas e negócios que eles apoiam.
Outro levantamento aponta que 91,8% dos usuários de internet assistem vídeos semanalmente, e o crescente número de usuários do Youtube (2 bilhões no mundo) e do TikTok (1 bilhão no mundo) deixam claro que não se trata apenas de uma tendência passageira, mas sim de um modo de consumir informação.
Como os vídeos contribuem com o marketing das empresas
Por seu alto consumo, essa mídia se tornou uma das mais relevantes na hora de desenvolver estratégias de marketing eficientes. O vídeo vai muito além de vender um produto, e pode beneficiar a empresa de diversas formas. Confira:
Alcance
Um vídeo pode ser compartilhado por pessoas na internet e impacta novas pessoas, ampliando o alcance da marca. É provável que você já tenha descoberto uma empresa ou produto depois de ver um vídeo publicado por um amigo, ou apresentado por um colega de trabalho.
Além disso, há potencial de viralização, o que, quando acontece, expõe a marca a um público maior do que o imaginado.
Fidelização
Vamos ver mais a frente que os vídeos podem ter diferentes formatos, mas a ideia é conquistar o cliente. Seja através de storytelling, seja contando sobre a origem da marca, dos produtos, ou seu propósito, ou usando uma narrativa mais clássica, esse formato pode ser decisivo para um consumidor se tornar um cliente fiel.
Confiança
Assim como outras estratégias de marketing de conteúdo, os vídeos ainda podem oferecer um valor para os clientes que vai além do próprio produto. Seja por meio de informação de qualidade, seja com curiosidades e informações relevantes, com uma boa curadoria, ele é capaz de gerar a confiança dos consumidores.
Decisão de compra
Muitas pessoas, antes de concluir uma compra, fazem extensa pesquisa e analisam concorrentes. Um vídeo que indica de forma clara o produto ou serviço ofertado, com os benefícios e imagens atrativas pode ser o fator decisivo para que a compra seja concluída.
Tipos de vídeo
Com tantas possibilidades propostas pelos vídeos, também há diversos tipos que podem ser explorados, de acordo com o objetivo da empresa. Confira os principais:
Institucional
Um dos formatos mais clássicos, esse tipo de vídeo costuma levar o cliente para dentro da organização, contando sobre sua história e momentos mais relevantes. Tem foco na cultura organizacional da empresa, e visa criar uma conexão emocional com o usuário, humanizando a marca.
Entretenimento
Geralmente apresenta uma história, e o produto ou serviço não é o ponto principal. A ideia é divertir ou emocionar os usuários, e pode atingir um público fiel com o uso de humor, músicas e até bordões.
Tutorial
Um dos formatos que melhor funciona para produtos, o tutorial permite que o usuário tenha uma noção prática de como esse produto funciona. Um exemplo clássico é o mercado de cosméticos, onde as pessoas podem fazer maquiagens e usar produtos de beleza e fazer vídeos avaliando.
A própria empresa pode contar com influenciadores para produzir esse tipo de conteúdo e controlar a narrativa sobre o produto.
Promocional
Esse formato tem uma abordagem mais direta, e é feito para indicar um produto. Em geral, apresenta suas principais características, benefícios e diferenciais, com foco em vendas diretas.
Como desenvolver uma estratégia de vídeo
Assim como outras estratégias de marketing, esse conteúdo deve ser planejado de acordo com os objetivos da empresa. Veja os principais critérios para se considerar antes de fazer um vídeo:
Público-alvo
Não adianta investir em um material de qualidade se a linguagem ou tipo não fala com o público que se pretende alcançar. Uma vez definido quem são essas pessoas, é preciso fazer uma pesquisa e entender que tipo de conteúdo eles mais consomem.
Objetivo
O que a empresa pretende com essa ação? Divulgar um lançamento? Ampliar seu público? Alcançar novas pessoas? Aumentar as vendas? Ter isso bem definido é o que ajudará a definir entre os exemplos acima, qual terá mais impacto.
Investimento
Em alguns casos, apenas um celular e uma ferramenta de edição já atingem o objetivo da empresa. Mas, é possível que seja necessário fazer um investimento em iluminação e equipamentos adequados, ou profissionais capacitados para realizar esse tipo de criação.
Especialistas com pós-graduação Anhanguera podem se destacar nesse mercado, ajudando as empresas a desenvolver o planejamento adequado e apontando como os vídeos contribuem na estratégia de marketing.