Muito além de se equipar tecnicamente, por meio de uma pós-graduação ou MBA que reforce o seu trabalho, desenvolver um perfil voltado para inovação e criatividade, pode ser a mola propulsora que faltava nas suas skills.
Ideias criativas, antecipação de problemas, olhar atento e mente questionadora: todas essas são habilidades de um profissional inovador. Não à toa, os mais variados nichos do mercado de trabalho têm buscado pessoas com este perfil para somar nas equipes, e assim, otimizar o andamento de projetos.
De acordo com os especialistas, existem 4 principais perfis profissionais: comunicadores, executores, analistas e planejadores. Portanto, inovação é mais uma característica – que se manifesta de diversas formas nestes perfis – do que um perfil profissional propriamente dito.
Entendendo a inovação como uma característica que pode ser adquirida ao longo da vida, separamos 3 hábitos que podem estimular o fluxo de ideias.
1. Google it: observe, respire e se inspire
A observação e aprendizagem são ferramentas poderosas para alcançar a inovação. Pode parecer que não, mas o hábito de observar ao redor nos ajuda a ampliar as possibilidades e referências.
Antes de fazer uma entrevista de emprego, iniciar um novo projeto ou pedir aquela promoção, esteja munido das informações necessárias para ter um argumento embasado e diferenciado.
Busque manter seu olhar atento desde os pequenos detalhes, como o formato das sombras com a luz do sol, até aos dados, pesquisas e contextos da sua área profissional.
2. Na dúvida, questione
Com a informação adequada e um pensamento crítico é possível levantar questionamentos relevantes que podem fazer toda a diferença no resultado final de suas entregas. Isso vale também para sua experiência contínua de estudo: Desenvolva o hábito de questionar e se envolver com o processo de aprendizado, inclusive durante sua pós-graduação.
Leia também: Síndrome do impostor: como impedir que ela afete sua carreira
É importante identificar os problemas antecipadamente e traçar uma estratégia de ação. Por isso, ao menor sinal de dúvida, não hesite em perguntar – é a partir deste ponto que você estará pronto para propor novas soluções.
Entender qual é o objetivo final e o próximo passo em direção a essa resolução é uma maneira de organizar os pensamentos e referências para extrair o produto final: uma ideia criativa, prática e tangível.
3. Assuma uma postura única diante do mundo
Sair do óbvio, pensar em algo além do proposto, solucionar um problema que nunca antes existiu: é esse o espírito vanguardista que se deve adquirir para 2021 se quiser dar aquela guinada na carreira.
Ainda há muito território a ser demarcado no “novo normal” e apenas com uma postura inovadora, que visa ampliar os horizontes e ir além do que já se tem, é possível essa conquista.
Lembre-se sempre: o que é novo já está dentro de você. Basta o estímulo adequado para desbloquear de vez suas ideias.
E você já pensou em atualizar seus estudos? Acesse o Portal Pós e conheça cursos que irão turbinar sua carreira!